A Epagri lança nesta quarta-feira, seis de fevereiro de dois mil e dezenove, seu primeiro cultivar voltado para o mercado de arroz branco. O SCS cento e vinte e quatro Sardo tem características que vão agradar os produtores, a indústria e os consumidores. Ele reúne boa produtividade ( média de oito mil setecentos e cinquenta e quatro quilogramas por hectare ), ciclo médio, bom aspecto na prateleira, bom desempenho na panela e ótimo sabor. O lançamento será realizado na abertura da safra do arroz em Jacinto Machado, no Campo Demonstrativo Coperja.
O arroz SCS124 Sardo é classificado como longo-fino, tem excelente relação comprimento-largura do grão e suas plantas possuem resistência média à brusone. “Ele é recomendado para todas as regiões produtoras de arroz irrigado de Santa Catarina, podendo também ser cultivado em outras regiões do Brasil mediante realização de ensaios de Valor de Cultivo e Uso”, explica Alexander de Andrade, coordenador da equipe de pesquisa em arroz na Estação Experimental de Itajaí.
Por ser branco, o SCS124 Sardo será mais uma opção para os produtores catarinenses oferecerem às indústrias de beneficiamento. Hoje, cerca de setenta e seis por cento do arroz beneficiado em Santa Catarina é são colhidos no Estado e a maior parte é voltada para a parboilização. Da parcela restante, importada do Rio Grande do Sul e do Mercosul, a maior parte é de arroz branco. “Com o lançamento deste cultivar, as indústrias do Estado vão precisar importar menos grãos para produzir arroz branco”, diz Alexander.
Este é o trigésimo-segundo cultivar de arroz irrigado desenvolvido e lançado pela Epagri e o vigésimo-quarto desenvolvido para Santa Catarina. A denominação é uma homenagem à família Sardo, que atuou na equipe de pesquisa em arroz da Epagri e na Estação Experimental de Itajaí por várias gerações. O lançamento é resultado de quatorze de anos de trabalho, iniciados com os primeiros cruzamentos na safra dois mil e cinco e de dois mil e seis.
Embora seja destinado ao mercado de grão branco, o Sardo é adequado ao processo de parboilização, com a recomendação de que seja beneficiado separado de outros cultivares. O cultivar foi testado quanto ao comportamento industrial no Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos da Universidade Federal de Pelotas-RS ( UFPel ) – LabGrãos, e considerado compatível com este processo.
Os grãos também foram analisados na Estação Experimental de Itajaí e na Embrapa ( CNPAF ). “O SCS124 Sardo apresentou excelente desempenho sensorial e culinário para arroz branco, comparável com os cultivares de referência do mercado”, destaca Alexander.
Safra e mercado
De acordo com Gláucia Padrão, economista do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola ( Epagri / Cepa ), a expectativa é que os produtores de arroz catarinenses tenham uma boa colheita na safra dois mil e dezoito e dois mil e dezenove. “Será uma safra considerada normal. A previsão é que seja menor que as duas últimas, pois elas estiveram bem acima da média”, explica. De acordo com a estimativa, os catarinenses devem colher cerca de um vírgula cento e cinquenta e seis milhão de toneladas em cento e quarenta e três vírgula três mil hectares, contra um vírgula cento e oitenta e oito milhão de toneladas em cento e quarenta e seis vírgula nove mil hectares da safra dois mil e dezessete e dois mil e dezoito.
Sementes
As sementes do SCS124 Sardo estarão disponíveis para os agricultores na safra dois mil e dezenove e dois mil e vinte. Para mais informações sobre a disponibilidade deste material, é preciso entrar em contato com a Associação dos Produtores de Sementes de Arroz Irrigado pelos e-mails acapsa@acapsa.com.br ou www.acapsa.com.br.
SERVIÇO
O QUE: Lançamento do cultivar de arroz SCS124 Sardo, da Epagri.
QUANDO: seis de fevereiro de dois mil e dezenove, a partir das oito horas.
ONDE: Campo Demonstrativo Coperja, Rua Silvio Boff, sem número, Paraguai, Jacinto Machado-SC.
Mais informações podem ser obtidas com Alexander de Andrade, pesquisador da Epagri / Estação Experimental de Itajaí pelo e-mail alexanderandrade@epagri.sc.gov.br, pelos telefones números ( 47 ) 3398-6313 e ( 47 ) 9 9901 4074.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Gisele Dias, jornalista, pelos telefones números ( 48 ) 9989-2992 e 3665-5147 ; com Cinthia Freitas, jornalista pelos telefones ( 48 ) 3665-5344 e com Isabela Schwengber, jornalista pelos telefones números ( 48 ) 3665-5407.
Nenhum comentário:
Postar um comentário