O recesso escolar está acabando e é hora de colocar os estudantes de volta à rotina. E nada melhor que começar do jeito que eles gostam: criando. Com o objetivo de profissionalizar estudantes entre nove e dezessete anos de idade, inicia na semana, entre os dias quatro e oito de fevereiro de dois mil e dezenove, o primeiro Anima Jam Mirim, uma oficina de criação de animação.
A iniciativa é do Projeto Novos Talentos - SC Games, coordenado pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina ( CIASC ) e com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo ( SDS&T ). Durante uma semana, os participantes terão uma introdução à animação e edição vídeo com o objetivo de produzir um curta animado.
“É uma excelente oportunidade dos estudantes interagirem e aprenderem as estratégias de executar suas criações. A proposta é incentivar a profissionalização e o desenvolvimento de novos empreendedores em Santa Catarina”, explica o secretário da SDS&T, Lucas Esmeraldino.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas obrigatoriamente pelo formulário
Nativos Digitais
A coordenadora do projeto Novos Talentos – SC Games, Márcia Battistela, que é educadora e trabalha com a profissionalização de estudantes no mercado digital explica que as crianças da geração Alpha, nascida depois de dois mil e dez, estão em um contexto global totalmente diferente, com tecnologias avançadas e muito mais informação, reconhecem com facilidade as funções de jogo e circulam no ambiente digital sem temor.
“Parecem que nunca irão precisar ler um manual de instruções, enquanto que os pais, muitas vezes, precisam para lidar com essa nova infância digital. O grande desafio dos pais e professores é trabalhar esta capacidade destes nativos digitais. Em Santa Catarina, o projeto SC Games apresenta a tecnologia com uma metodologia diferenciada e por meio de jogos e animação, os alunos utilizam este conhecimento para crescer e desenvolver o empreendedorismo”, explica Márcia.
Os conhecimentos adquiridos pelo adolescente Santiago Lima Coimbra, de quatorze anos, aluno do SC Games há um ano, são um exemplo disso. No dia do seu aniversário surpreendeu os convidados da festa. A mãe, Fernanda Lima Coimbra, conta que ele, sozinho, criou e desenhou o jogo: Fuga da batata.
“Para a decoração da festa ele adesivou os copos descartáveis com o layout que ele mesmo criou do jogo. Os convidados levaram os copos de recordação”, conta a mãe.
Ela conta que desde que Santiago passou a frequentar as aulas do SC Games ficou muito mais concentrado e entusiasmado com o projeto que desenvolveu.
“Este ano já matriculamos ele no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ( SENAC ) onde ele quer seguir o caminho da profissionalização”, conta ela. O projeto Novos Talentos - SC Games já formou mais de mil e quinhentos alunos e neste ano, já conta com mais de trezentos alunos matriculados. Lançado em dois mil e nove, o projeto, é uma realização do CIASC conta com apoio das Secretarias SDS&T ,de Educação ( SED ), Fundação Catarinense de Cultura ( FCC ), da Fundação de ensino e engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina ( FEESC ), da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia ( ACATE ), da Secretaria Municipal de Educação ( SME ),do Serviço Nacional de aprendizagem Industrial ( SENAI ), do SENAC, da Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC ) e da Universidade do Estado de Santa Catarina ( UDESC ).
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas na Assessoria de Comunicação da SDS&T com a jornalista Mônica Foltran pelo e-mail: jornalistamonicafoltran@gmail.com e pelos telefones números ( 48 ) 3665-2261 e 9 9696-1366 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário