quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Agricultura: Santa Catarina espera colher 1,1 mi de toneladas de arroz

Foi iniciada a colheita de arroz em Santa Catarina. Segundo maior produtor nacional do grão, o estado espera uma safra de um vírgula um milhão de toneladas em cento e quarenta e três mil hectares plantados. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca ( SAR ), Ricardo de Gouvêa, e a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, participaram da abertura oficial da colheita nesta terça-feira, seis de fevereiro de dois mil e dezesseis, durante o Campo Agro Acelerador da Cooperja, em Jacinto Machado-SC.
A expectativa é de que a produção catarinense seja dois vírgula dois por cento menor em relação à safra dois mil e dezessete e dois mil e dezoito - lembrando, que as safras anteriores estiveram bem acima da média.
Exportações
O arroz se tornou ainda um importante item da pauta de exportações de Santa Catarina. No último ano, o estado embarcou oitenta e três vírgula nove mil toneladas de arroz e derivados. Este volume equivale a vinte e quatro vírgula sete milhões de dólares. Os principais mercados para o arroz catarinense são: Venezuela, Africa do Sul e as ilhas Trinidad e Tobago.
Novo cultivar da Epagri
A Epagri lançou ainda seu primeiro cultivar voltado para o mercado de arroz branco. O SCS cento e vinte e quatro Sardo tem uma produtividade média de  oito vírgula sete toneladas por hectare, ciclo médio, bom aspecto na prateleira, bom desempenho na panela e ótimo sabor.
Este é o trigésimo-segundo cultivar de arroz irrigado desenvolvido e lançado pela Epagri e o vigésimo-quarto desenvolvido para Santa Catarina. O lançamento é resultado de quatorze anos de anos de trabalho, iniciados com os primeiros cruzamentos na safra dois mil e cinco e dois mil e seis.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidos com Ana Ceron da Assessoria de Imprensa da SAR pelo e-mail imprensa@agricultura.sc.gov.br, telefones ( 48 ) 3664-4417 e ( 48 ) 9 8843-4996 e sites www.agricultura.sc.gov.br , www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário