Os Coronéis Bombeiros Militares Edupércio Pratts e Charles Vieira assumiram, na manhã desta quinta-feira, sete de fevereiro de dois mil e dezenove, o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina ( CBMSC ), em Florianópolis. A solenidade, que contou com a presença do governador Carlos Moisés da Silva e da vice Daniela Cristina Reinehr, também foi marcada pela posse dos coronéis Bombeiros Militares Daniel Fernandes, como chefe do Estado-Maior Geral, e Júlio César da Silva, como corregedor-geral.
O governador Silva aproveitou a oportunidade para fazer dois anúncios de interesse da corporação: “Viemos prestigiar a passagem de comando e anunciar que prorrogamos o concurso para que os excedentes da corporação possam ser contemplados em um futuro ingresso, assim que o limite de prudencial permitir. Também para comunicar a possibilidade de contratação de bombeiros comunitários para reforçar o efetivo operacional e levar mais segurança e prevenção à população catarinense”.
Os novos comandantes já estabeleceram foco em quatro pontos principais de atuação. A curto prazo, como reforço nas ações da Operação Veraneio, o objetivo é atrair parcerias público-privadas para a instituição, desenvolvimento dos projetos sociais, além de ações alinhadas com o Governo, como a contratação de efetivo para a corporação e a digitalização de processos.
“Além da reposição de efetivo e utilização dos bombeiros comunitários nos quartéis do interior, temos vários desafios em dois mil e dezenove, como agregar tecnologias, principalmente em atividades técnicas, facilitando e agilizando os processos para que tudo seja mais rápido e para potencializar o atendimento a todos os catarinenses. Como integrante do Corpo de Bombeiros há trinta anos, é uma satisfação estar neste posto”, disse Pratts.
O subcomandante-geral, Coronel Bombeiro Militar Charles Vieira, terá a missão de atuar diretamente com a parte operacional e terá desafios para dois mil e dezenove. Sobre o que pode melhorar em relação à eficiência dos bombeiros, o coronel declarou que a instituição já é bem reconhecida no estado e no Brasil, mas que sempre há desafios.
“Sempre temos coisas para fazer que podem melhorar e levar um serviço de mais qualidade para sociedade. Temos de aumentar o nosso efetivo, isso vai potencializar mais o serviço lá na frente. Realizar cursos de diversas atividades. Na área da força-tarefa, que estava em Brumadinho, pensamos em fazer um curso único para que cada vez mais tenhamos pessoas prontas para essas missões”, declarou.
A solenidade também marcou a despedida do Coronel Bombeiro Militar João Valério Borges, que não só deixou o Comando-Geral da instituição, como também passou para a reserva da corporação.
“Sinto-me feliz por ter chegado ao final da minha carreira no cargo de comandante-Geral da corporação. Acredito que tenha sido um ano desafiador, o qual conseguimos conquistas importantes para a corporação. Saio com a consciência de dever cumprido e feliz por ter colaborado com a minha instituição. A troca de comando é algo importante, traz novas ideias, mudanças e alterações que fazem a corporação crescer ainda mais".
Sobre o comandante-Geral:
O coronel Bombeiro Militar Edupércio Pratts é graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC ), pós graduado em Administração de Segurança Pública e Gestão de Serviços de Bombeiros pela Universidade do Sul de Santa Catarina ( UNISUL ).
Ingressou na carreira Militar no Estado de Santa Catarina no ano de mil novecentos e oitenta e quatro, passando pelo Curso de Formação de Oficiais ( CFO ), além do curso de Especialização de Bombeiro para Oficiais. No CBMSC atua como piloto do Batalhão de Operações Aéreas ( BOA ), foi diretor de Ensino, comandante da 1ª Região, chefe do Estado Maior Geral, chefe do Controle Interno.
Sobre o subcomandante-Geral:
O Coronel Bombeiro Militar Charles Alexandre Vieira é bacharel em Administração de Recursos Humanos, pela Faculdade Borges de Mendonça, pós-graduado em Administração de Segurança Pública pela UNISUL, além de especialista em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina ( UDESC ).
Ingressou na carreira militar no Estado de Santa Catarina em mil novecentos e noventa, passando pelo Curso de Formação de Oficiais ( CFO ). Na instituição foi diretor de Ensino, comandante do Batalhão de Itajaí, comandante de Pelotão em Orleans e São Bento do Sul, comandante da terceira Companhia de Bombeiros Militar em Florianópolis, subcomandante do primeiro Batalhão Bombeiro Militar em Florianópolis, chefe da divisão de Engenharia Contra Incêndio e Pânico, da Diretoria de Atividades Técnicas, comandante da Academia de Bombeiros Militar, além de comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Atuou ainda como Ajudante de Ordens do Secretário de Segurança Pública.
Outras informações para a imprensa podem ser obtidas com Melina Cauduro da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP ), e com o Tenente Bombeiro Militar Ian Triska do Centro de Comunicação Social do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina pelo telefone número ( 48 ) 9 8843-4427.
Nenhum comentário:
Postar um comentário