A presidenta do Supremo Tribunal Federal ( STF ), Cármem Lúcia Antunes Rocha no exercício do cargo de Presidenta da República, no uso das atribuições que lhe conferia à época o Artigo Oitenta e quatro, Caput, Incisos Quarto e Sexto, Alínea "a", da Constituição Federal de Mil novecentos e oitenta e oito ( CF-88 ), e tendo em vista o disposto na Lei número Sete mil duzentos e dez, de Onze de julho de Mil novecentos e oitenta e quatro, e no Artigo Quarenta, Parágrafo Quinto, da Lei número Oito mil seiscentos e sessenta e seis de Vinte e um de junho de Mil novecentos e noventa e três, decretou:
Ficou instituída a Política Nacional de Trabalho ( PNAT ) no âmbito do Sistema Prisional para permitir a inserção das pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional no mundo do trabalho e na geração de renda.
A PNAT destina-se aos presos provisórios, às pessoas privadas de liberdade em cumprimento de pena no regime fechado, semiaberto e aberto e às pessoas egressas do sistema prisional.
A PNAT será implementada pela União em regime de cooperação com Estados, Distrito Federal ( DF ) e Municípios.
Para a execução da PNAT, poderão ser firmados convênios ou instrumentos de cooperação técnica da União com o Poder Judiciário ( PJ ), Ministério Público ( MP ), organismos internacionais, federações sindicais, sindicatos, organizações da sociedade civil ( OSs ) e outras entidades e empresas privadas.
Será promovida a articulação e a integração da PNAT com políticas, programas e projetos similares e congêneres da União, dos Estados, do DF e dos Municípios.
Considera-se egresso, para os efeitos do referido Decreto, a pessoa que se encontre nas hipóteses elencadas no Artigo Vinte e seis da Lei número Sete mil seiscentos e dez, de Onze de julho de Mil novecentos e oitenta e quatro.
I - a dignidade da pessoa humana;
II - a ressocialização;
III - o respeito às diversidades étnico-raciais, religiosas, em razão de gênero e orientação sexual, origem, opinião política, para com as pessoas com deficiência, entre outras; e
IV - a humanização da pena.
I - estabelecer mecanismos que favoreçam a reinserção social das pessoas presas em regime fechado, semiaberto e aberto, e egressas do sistema prisional;
II - adotar estratégias de articulação com órgãos públicos, entidades privadas e com organismos internacionais e estrangeiros para a implantação desta Política;
III - ampliar as alternativas de absorção econômica das pessoas presas em regime fechado, semiaberto e aberto, e egressas do sistema prisional;
IV - estimular a oferta de vagas de trabalho para pessoas presas em regime fechado, semiaberto e aberto e egressas do sistema prisional;
V - integrar os órgãos responsáveis pelo fomento ao trabalho e pela execução penal com as entidades responsáveis pela oferta de vagas de trabalho; e
VI - uniformizar modelo de edital de chamamento visando a formação de parcerias para construção de espaços de trabalho em unidades prisionais por entes privados e públicos.
I - proporcionar, às pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional, a ressocialização, por meio da sua incorporação no mercado de trabalho, e a reinserção no meio social;
II - promover a qualificação das pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional, visando sua independência profissional por meio do empreendedorismo;
III - promover a articulação de entidades governamentais e não governamentais, nas esferas federal, estadual, distrital e municipal, visando garantir efetividade aos programas de integração social e de inserção de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional e cumpridoras de pena restritiva de direitos ou medida cautelar;
IV - ampliar a oferta de vagas de trabalho no sistema prisional, pelo poder público e pela iniciativa privada;
V - incentivar a elaboração de planos estaduais sobre trabalho no sistema prisional, abrangendo diagnósticos, metas e estratégias de qualificação profissional e oferta de vagas de trabalho no sistema prisional;
VI - promover a sensibilização e conscientização da sociedade e dos órgãos públicos para a importância do trabalho como ferramenta para a reintegração social das pessoas em privação de liberdade e egressas do sistema prisional;
VII - assegurar os espaços físicos adequados às atividades laborais e de formação profissional e sua integração às demais atividades dos estabelecimentos penais;
VIII - viabilizar as condições para o aprimoramento da metodologia e do fluxo interno e externo de oferta de vagas de trabalho no sistema prisional;
IX - fomentar a responsabilidade social empresarial;
X - estimular a capacitação continuada dos servidores que atuam no sistema prisional quanto às especificidades e à importância da atividade laborativa no sistema prisional; e
XI - promover a remição da pena pelo trabalho, nos termos do Artigo Cento e vinte e seis da Lei número Sete mil duzentos e dez de Mil novecentos e oitenta e quatro.
Na contratação de serviços, inclusive os de engenharia, com valor anual acima de Trezentos e trinta mil reais, os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional deverão exigir da contratada o emprego de mão de obra formada por pessoas presas ou egressos do sistema prisional, nos termos disposto no Parágrafo Quinto da Lei número Oito mil seiscentos e sessenta e seis de Vinte e um de junho de Mil novecentos e noventa e três.
O disposto no Caput será previsto:
I - no edital, como requisito de habilitação jurídica, consistente na apresentação de declaração do licitante de que, caso seja vencedor, contratará pessoas presas ou egressos nos termos deste Decreto, acompanhada de declaração emitida pelo órgão responsável pela execução penal de que dispõe de pessoas presas aptas à execução de trabalho externo; e
II - no edital e na minuta de contrato, como obrigação da contratada de empregar como mão de obra pessoas presas ou egressos do sistema prisional e de observar o disposto neste Decreto.
Na hipótese de ser admitido o emprego de mão de obra de pessoa presa em regime fechado, o edital e a minuta do contrato deverão prever as seguintes cautelas a serem observadas pela contratada, em atendimento ao disposto nos Artigos Trinta e cinco e Trinta e seis da Lei número Sete mil duzentos e dez de Mil novecentos e oitenta e quatro:
I - apresentação de prévia autorização do Juízo da Execução;
II - comprovação de aptidão, disciplina e responsabilidade da pessoa presa;
III - comprovação do cumprimento mínimo de um sexto da pena; e
IV - observância do limite máximo de dez por cento do número de presos na prestação do serviço.
Na fiscalização da execução do contrato, cabe à administração pública contratante:
I - informar à contratada e oficiar a vara de execuções penais sobre qualquer incidente ou prática de infração por parte dos empregados, para que adotem as providências cabíveis à luz da legislação penal; e
II - aplicar as penalidades à contratada quando verificada infração a qualquer regra prevista neste Decreto.
A administração pública poderá deixar de aplicar o disposto no referido Artigo quando, justificadamente, a contratação de pessoa presa ou egressa do sistema prisional se mostrar inviável.
Para efeito do disposto no Artigo Quinto, a empresa deverá contratar, para cada contrato que firmar, pessoas presas, em cumprimento de pena em regime fechado, semiaberto ou aberto, ou egressas do sistema prisional, nas seguintes proporções:
I - três por cento das vagas, quando a execução do contrato demandar duzentos ou menos funcionários;
II - quatro por cento das vagas, quando a execução do contrato demandar duzentos e um a quinhentos funcionários;
III - cinco por cento das vagas, quando a execução do contrato demandar quinhentos e um a mil funcionários; ou
IV - seis por cento das vagas, quando a execução do contrato demandar mais de mil empregados.
A efetiva contratação do percentual indicado nos Incisos Primeiro a Quarto do Caput será exigida da proponente vencedora quando da assinatura do contrato.
A contratada deverá apresentar mensalmente ao juiz da execução, com cópia para o fiscal do contrato ou para o responsável indicado pela contratante, relação nominal dos empregados, ou outro documento que comprove o cumprimento dos limites previstos no Caput.
Havendo demissão, a contratada deverá proceder sua comunicação ao fiscal do contrato ou responsável indicado pela contratante em até cinco dias.
Após a demissão ou outro fato que impeça o comparecimento da mão de obra, a contratada deverá, em até sessenta dias, providenciar o preenchimento da vaga em aberto para fins de cumprimento dos limites previstos no Caput.
A prorrogação de contratos de prestação de serviços com fornecimento de mão de obra no âmbito da administração pública federal, cuja empresa tenha se beneficiado do disposto no Art. Quinto, apenas poderá ser realizada mediante comprovação de manutenção da contratação do número de pessoas egressas do sistema prisional.
Em caso de subcontratação de obra ou serviço, desde que admitida no edital e no contrato, a subcontratada deverá cumprir os limites previstos no Artigo Sétimo.
A não observância das regras previstas neste Artigo durante o período de execução contratual acarreta quebra de cláusula contratual e possibilita a rescisão por iniciativa da administração pública federal, além das sanções previstas na Lei número Oito mil seiscentos e sessenta e seis de Mil novecentos e noventa e três.
À contratada caberá providenciar às pessoas presas e ao egressos contratados:
I - transporte;
II - alimentação;
III - uniforme idêntico ao utilizado pelos demais terceirizados;
IV - equipamentos de proteção, caso a atividade exija;
V - inscrição do preso em regime semiaberto, na qualidade de segurado facultativo, e o pagamento da respectiva contribuição ao Regime Geral de Previdência Social; e
VI - remuneração, nos termos da legislação pertinente.
O Ministério da Segurança Pública ( atual Ministério da Justiça e da Segurança Pública - MJ ) estimulará a apresentação, pelos Estados e DF, a cada dois anos, de Plano Estadual ( PE ) da PNAT no âmbito do Sistema Prisional, conforme as diretrizes e os objetivos dispostos no referido Decreto, em articulação da secretaria responsável pela administração prisional com aquela responsável pelas políticas de trabalho e educação.
O Ministério da Segurança Pública analisará os planos referidos no caput e definirá o apoio técnico e financeiro a partir das ações pactuadas com cada ente federativo.
O plano que se refere o Caput conterá:
I - diagnósticos das unidades prisionais com atividades laborativas, identificando as oficinas de trabalho de gestão prisional ou realizadas por convênios ou parcerias;
II - diagnósticos das demandas de qualificação profissional nos estabelecimentos penais;
III - estratégias e metas para sua implementação; e
IV - atribuições e responsabilidades de cada órgão do ente federativo, identificando normativos existentes, procedimentos de rotina, gestão de pessoas e sistemas de informação.
O Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos ( MDH ), por meio do Ministério da Cidadania ( MC ), e o MJ, por meio do Departamento Penitenciário Nacional ( DEPEN ):
I - fomentarão, junto às administrações prisionais estaduais, a contratação de pessoas presas para prestação de serviços terceirizados nas unidades prisionais, exceto a segurança;
II - instaurarão mecanismo de ouvidoria para assistência aos presos e egressos; e
III - promoverão a ampla divulgação da Pnat, objetivando a conscientização da sociedade brasileira, juntamente com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
O referido Decreto entrou em vigor na data de sua publicação, em Vinte e quatro de julho de Dois mil e dezoito; Centésimo-nonagésimo-sétimo da Independência e Centésimo-trigésimo ano da República. Foi assinado também por Esteves Pedro Colnago Junior, Gustavo do Vale Rocha e Raul Jungmann. O referido texto não substitui o publicado no DOU de Vinte e cinco de julho de dois mil e dezoito.
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