O Estado de Santa Catarina ( SC ) chegou nesta quarta-feira ( Primeiro de dezembro de dois mil e vinte e um ) ao total de Vinte mil mortos pela Covid - Dezenove desde o começo da pandemia. O Estado de SC atinge esta marca em meio a um alerta às cidades catarinenses para a variante Ômicron e depois de novas portarias que proibiram eventos ao ar livre sem controle de público como precaução às festas de fim de ano.
O Estado de SC tem Quatro mil e sessenta e três casos ativos e Um milhão, duzentos e trinta e três mil, quinhentos e dezesseis casos confirmados ( este número pode não representar a realidade porque não houve testagem em massa para assintomáticos - estima-se que oitenta por cento dos infectados são assintomáticos ). Apenas em Dois mil e vinte e um, o Estado de SC registrou Quatroze mil quinhentos e oitenta e nove mortes em decorrência da Covid - Dezenove. Março, o mês mais letal do ano, registrou Três mil setecentos e dezenove. Os dados são do Pinel do Coronavírus do NSC Total, atualizado nesta quarta-feira ( trinta de novembro de dois mil e vinte e um ), com base nas informações do Governo do Estado de SC.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde do Estado de SC, Eduardo Macário, protocolos são estabelecidos para evitar novas perdas, mesmo em uma fase de transição para a normalidade.
— Eu acredito que estas vinte mil vidas têm de ser honradas e respeitadas, e que ao mesmo tempo os familiares destas pessoas tenham a compreensão que os órgãos de saúde estão trabalhando duro para salvar cada uma destas vidas — afirma Macário.
Queda das mortes tem ligação direta com a vacina, que já ajudou com outras variantes
Apesar da preocupação com a variante Ômicron, o número de mortes no Estado de SC está em queda desde abril de dois mil e vinte e um. Em novembro, foram registrados Duzentos e oitenta óbitos, uma redução em comparação com outubro de dois mil e vinte e um, quando houve trezentas e setenta e oito vidas perdidas para a doença.
Segundo Macário, a queda das mortes no Estado de SC tem ligação com os altos índices da vacinação. SC já ultrapassou a marca de cinco milhões de pessoas completamente imunizadas.
— À medida em que a vacina avançava, houve uma queda na letalidade da doença. Então, mesmo com o surgimento de uma nova variante, a Delta, que hoje já é maioria aqui em SC, não aconteceu uma quarta onda, porque a cobertura vacinal estava alta — argumenta Macário.
O Estado de SC espera que, até Quinze de janeiro de Dois mil e vinte e dois, perguntas sobre a nova variante Ômicron sejam respondidas para que os protocolos atuais sejam revisados. Para Macário, o mundo vive hoje um "dilema sanitário", que pode ser melhorado com imunização coletiva.
— As medidas de distanciamento são eficientes, mas causam um quadro de estresse social e cansaço. Elas são muito comportamentais, então, tem esse dilema sanitário. Mas com a vacina, a Covid-19 deixou de ser uma pandemia, uma doença desconhecida, para se tornar uma doença imunoprevinível — pontua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário