quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Responsabilidade social: os impactos gerando oportunidade de negócios

A identificação dos impactos incidentais de uma instituição é o primeiro passo. Mas como a administração lida com eles e os maneja? O objetivo é claro: os impactos sobre a sociedade e a economia, sobre a comunidade e sobre o indivíduo, que não sejam em si o propósito e a missão da instituição, devem ser limitados ao mínimo possível, ou, de preferência, eliminados de todo. Quanto menos numerosos e menos intensos forem estes impactos, melhor, não importa que estes impactos sejam na instituição, no ambiente social ou no ambiente físico.

Sempre que for possível eliminar o impacto, abandonando a atividade que o provocou, esta será a melhor solução - de fato, a única solução realmente boa.

A comunidade de trabalho, sujeita à autoridade e ao controle da administração, talvez seja a única área em que esta solução é possível - com benefícios diretos para a organização e para a administração em si.

Contudo, na maioria dos casos, não é possível eliminar a atividade. Daí a necessidade de trabalho sistemático para eliminar o impacto - ou ao menos para minimizá-lo - , embora mantendo a atividade subjacente em si.

A abordagem ideal é converter a eliminação dos impactos em oportunidade de negócios lucrativa. Um exemplo é a maneira como a Dow Chemical, uma das principais empresas de produtos químicos dos Estados Unidos, durante quase vinte anos, manejou a poluição do ar e da água. Pouco depois da Segunda Guerra Mundial, a Dow concluiu que a poluição do ar e da água era um impacto indesejável a ser eliminado. Muito antes do clamor público em relação ao meio ambiente, a Dow adotou a política de poluição zero em suas fábricas. E então, para a conversão sistemática das substâncias removidas dos efluentes gasosos e líquidos em produtos vendáveis e para a criação de usos e mercados para eles.

Uma variante é a Du Pont Industrial Toxciity Laboratory. A Du Pont, na década de vinte, ao conscientizar-se dos efeitos colaterais tóxicos de muitos de seus produtos industriais, criou um laboratório para testar a toxidade e desenvolver processos capazes de neutralizar os venenos. E assim, a Du Pont começou a eliminar um impacto que, na época, todas as outras empresas químicas consideravam inevitável. Mas, em seguida, a Du Pont, mas também a uma ampla variedade de clientes, para os quais desenvolve compostos não venenosos, cujos produtos testa quanto à toxidade  e outras características. Mais uma vez, eliminou-se um impacto, convertendo-o em oportunidade de negócios. Outras informações podem ser obtidas no livro Fator humano e desempenho, de autoria de Peter F. Drucker.

Mais em

http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/responsabilidade-social-os-impactos-gerando-oportunidade-de-negocios/113391/

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