quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

As organizações vistas pela sociedade: a ética da responsabilidade social

Resumo

Embora a maior parte de seus textos baseados nos postulados de Peter F. Drucker sejam direcionados a executivos e empresários, muitos deles são indicados em cursos de formação de pós-graduação. Este, foi especialmente estruturado para atender ao currículo dos cursos de formação. O artigo está dividido em seções. As primeiras discutem o que é a administração, como se originou e se desenvolveu, quais suas tarefas e funções, e qual a sua dimensão. Na sequência, é tratado o que é um administrador, o que ele ou ela faz, qual o trabalho que o distingue de outros profissionais. As seções intermediárias voltam-se para o que é administrado e indaga o que é uma empresa ou instituição, suas realidades e funções e o que deve ser feito para funcionar bem. As seções finais lidam com a organização e sua estrutura, enfoca pessoas e o seu trabalho, suas necessidades, aspirações, problemas e como torná-las eficazes e satisfeitas. Concluindo, considera-se a administração e a organização sob o ponto de vista externo – vistas pela sociedade e pela ética da responsabilidade social.
  
Palavras-chave: fator ; humano ; desempenho ; drucker ; gama

1 Introdução

Entre todas as disciplinas ministradas nas universidades, a administração talvez seja a mais intimamente relacionada às necessidades e aspirações dos estudantes e suas perspectivas futuras. Nove entre dez jovens universitários irão se tonar empregados de organizações, pois são nelas que basicamente se encontram as oportunidades de carreira e empregos a milhões de pessoas educadas porque foi possível nestes últimos cem anos, construir e estruturar as organizações. As organizações, por seu turno, são mantidas, dirigidas e postas a funcionar pelos administradores e pela administração. Seja numa empresa ou num hospital, seja num sistema escolar ou no departamento de rodovias de um município, seja como estagiários ou como o chefão, o fato é que os empregados trabalham com os administradores. E um número bastante grande de estudantes irão, eles próprios, se tornar administradores durante sua vida ativa, muitos deles pouco após deixarem a escola.

Se os estudantes de hoje irão ou não conseguir crescer, realizar e se satisfazer em suas futuras vidas profissionais irá depender muitíssimo de compreenderem a administração o suficiente para tornar a organização um instrumento a ser usado para atingir suas metas pessoais. E para realizar, trabalhar e ser bem sucedidos, dependerão igualmente de praticar com sucesso eles próprios a administração.

A administração na atual sociedade de organizações é tanto uma profissão liberal como uma formação profissional. Ela é – ou deveria ser – o meio fundamental de conduzir ao aperfeiçoamento pessoal, à realização pessoal e ao auto-enriquecimento. E é simultaneamente uma preparação para uma responsabilidade e um desempenho maduro no trabalho.

A administração, dentre todas as disciplinas de um currículo universitário, oferece o maior alcance e agrada e atrai um grande número de interesses, habilidades e temperamentos. Ela proporciona o estímulo intelectual de uma análise rigorosa, de diagnósticos meticulosos e da resolução e da resolução de problemas. Mas a administração também é gente. E, e fato, o trabalho específico de um administrador é tornar produtivos os aspectos positivos das pessoas ao mesmo tempo que torna suas deficiências irrelevantes. E pessoas significa comunidade e equipes, personalidade e temperamento, relacionamento e comunicações, visão comum e conflito - e, acima de tudo, a sensação de realização e a apreciação da diversidade humana. Finalmente, a administração existe numa sociedade e numa cultura. Consequentemente, trata de valores e crenças, de opções e responsabilidades éticas, com objetivos e metas e os meios para atingi-los.

Os estudantes estão hoje cientes da importância da administração como tema de estudo e como oportunidade para seu futuro, conforme é atestado pelo constante aumento de matrículas em cursos de administração. Todavia, é muito comum os estudantes sentirem dificuldades em se relacionar bem com tais cursos. Pouquíssimos trabalharam alguma vez em uma organização, muito menos como administradores. A esmagadora maioria ainda não provou o gosto da administração, ainda está por ver e sentir o que é uma organização e como este monstro se comporta, e não faz ideia do que é ser ou estar sob um chefe. Na medicina, os estudantes podem visitar os doentes; mas é impossível levar até uma sala de aula o departamento municipal de trânsito ou uma empresa qualquer – nem mesmo uma pequena. Não é fácil, portanto, expor os estudantes de administração à experiência clínica que lhes mostraria que os princípios da administração tratam de pessoas reais em situações reais, que os dilemas e decisões dos administradores implicam em riscos e têm consequências palpáveis, e que os controles administrativos não são meros algarismos numa folha de papel, mas denotam valores, determinam o comprometimento para com o trabalho e resultados, e dirigem o comportamento.

Este texto sobre administração trata das suas principais dimensões: como um ofício pessoal e como um instrumento de realização; como uma disciplina intelectual autônoma; como pessoas trabalhando sozinhas e juntas; como um órgão da sociedade que desempenha tarefas sociais vitais; e como uma função integrante e sintética num mundo complexo e mutante. Mas, acima de tudo, este texto visa a dar aos estudantes a sensação da administração, uma percepção de uma experiência que doutra forma ainda estão por atingir. Embora mais ligado a ideias, concepções e normas gerais ( as únicas coisas que podem se ensinadas sistematicamente e num curso ), todos as seções deste texto foram elaboradas a partir de muitos anos de prática como administrador em inúmeras organizações – empregadas das maiores às menores, das mais antigas até aquelas que mal saíram das suas cascas; governos e órgãos governamentais de grandes estados como Paraná e Santa Catarina, bem como capitais de estado como Curitiba e municípios metropolitanos como Pinhais, Fazenda Rio Grande, numerosas instituições de serviço público, tais como Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Companhia de Habitação Popular de Curitiba, Condomínio Edifício Presidente, Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, Biblioteca Municipal da Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande, Universidade Federal de Santa Catarina, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Pinhais, entidades desportivas como Federação Paranaense de Futebol, editoras de livros como a Editora Arco-íris, inúmeras emissoras de rádio e televisão de Curitiba e como voluntário de entidades beneficentes como o Instituto Vilson Groh, em Santa Catarina. Por sua vez, os trabalhos reunidos neste texto tiveram sua eficácia testada por um grande número de profissionais – isto é administradores em organizações – que aprovaram sua prática. Um outro critério adotado foi que os trabalhos tivessem comprovada eficácia nas salas de aula – ou seja que professores experientes de uma série de diferentes escolas e faculdades tivessem adotado repetidamente e com êxito, e que os estudantes considerassem de leitura agradável, acessível e inteligível.

O texto compõe-se de diversas seções. As primeiras discutem o que é a administração. Por que existem administração e administradores? Como se originou e desenvolveu a administração? E com o que ela lida, quais são suas tarefas e funções, e quais são suas dimensões?

As seções intermediárias tratam do que um administrador é. O que ele ou ela faz? Especificamente, qual é o trabalho realizado por um administrador que o distingue de um químico, de um vendedor, de um contador, um enfermeiro ou um dietista? Voltam-se para o que é administrado e pergunta o que uma empresa ou uma instituição de serviço público, como um hospital. Quais são suas realidades? Quais são suas funções? E o que deve ser feito para que possa funcionar bem e prestar sua contribuição? Lida com a organização e sua estrutura – em identificar o trabalho necessário e relacioná-lo com a organização como um todo e como cada uma de suas partes individuais; com as maneiras de se estruturar organizações e com os pontos positivos e negativos de cada princípio de estruturação; e cinda com problemas estruturais especiais como a organização inovadora e a companhia multinacional. Enfoca as pessoas e seu trabalho. O que se sabe acerca das pessoas em seus empregos, das suas necessidades, suas aspirações e seus problemas? O que o estudante de hoje precisa saber para se um empregado eficaz e satisfeito no futuro? E o que as organizações precisam saber – e aprender – para tornar realmente produtivo aquele recurso de alta qualidade, porém muito dispendioso, o trabalhador intelectual, o jovem adulto de instrução superior?

As seções finais consideram a administração e a organização sob a perspectiva externa, vistas pela sociedade e pela cultura. Quais são as oportunidades e responsabilidades de um administrador numa sociedade de organizações para com a qualidade da vida, os impactos sociais das instituições e os problemas da sociedade? Qual é a ética da responsabilidade social?

Este texto destaca as pessoas e o seu trabalho. Pois é nisso que consiste a administração. De fato, se houver uma maneira correta de definir a administração, seria que ela é o trabalho e a função que permite às pessoas desempenharem e realizarem, pelo menos na concepção de Peter F. Drucker.

Eventualmente, todo estudante de administração descobre Drucker. Não foi diferente com o autor deste texto. As inúmeras percepções de Drucker e de ampla aplicabilidade são reconhecidas em todo o texto. O texto ajuda a acelerar o estudo do indivíduo no campo da administração. Ao mesmo tempo, ideias estão sempre voltadas á unidade da tarefa administrativa e assim auxilia o aprendiz a integrar diversas áreas que doutra forma restariam como fragmentos. Finalmente, expõe a geografia do terreno administrativo e transmite o que se conhece acerca da administração num estilo bastante agradável e inteligível, dá também ao leitor uma visão dos fatores imponderáveis mais importantes e dos aspectos que exigem novo conhecimento. Nisto enquadra firmemente a administração numa perspectiva histórica, além de ressaltar os tópicos de valor vitais para o futuro da administração como uma disciplina e uma prática. Estas características tornam os trabalhos do autor importantes instrumentos para os estudante de administração – seja ele ou ela um primeiranista ou um profissional já tarimbado.

Os textos escritos pelo autor são numerosos. Logo o estudante de administração vê-se diante de muitos tópicos ao utilizar seus trabalhos no seu estudo. O texto foi idealizado especificamente para o estudante de administração, o que torna o texto útil numa série de aspectos ligados ao estudo organizado da disciplina e da prática da administração: 

1) Como uma introdução ao campo da administração, colocando a necessidade de um raciocínio administrativo em perspectiva histórica e proporcionando uma visão dos avanços conceptuais e outrora, e como este se relacionam com as circunstâncias atuais; 

2) Como auxiliar no estudo das funções, processos e problemas administrativos quando se usa alguns dos melhores textos sobre administração; e 

3) Como base para discussões sobre uma série de assuntos administrativos que os administradores e a sociedade de hoje e do futuro enfrentam e enfrentarão.

Idealmente, um programa de estudo de uma classe abrangeria todos eles. Principiando, as primeiras partes poderiam ser usadas para dar ao estudante uma introdução ao estudo da administração. Fornecem sólidos alicerces sobre os quais proceder para o estudo meticuloso das funções e processos administrativos. A história da Ford Motor Company descrita é usada para mostrar por que a administração é necessária para uma instituição grande e complexa.

Nas seções intermediárias, o desenvolvimento de uma sociedade de instituições, primeiro nos negócios e agora em inúmeras áreas, é relatado. Os temas fundamentais do pensamento administrativo são elaborados. As principais dimensões da tarefa administrativa e os alicerces conceituais do boom administrativo são descritos. Com este material e outras leituras sugeridas nas referências, o estudante está preparado para dar início ao estudo das funções e processos vitais ao estudo da administração.

O estudo das funções, processos e problemas administrativos poderá ser bastante eficaz usando-se alguns dos melhores textos sobre administração citados nas seção “referências” juntamente com este texto. Tais textos são excelentes na maneira como abordam os conceitos e teorias básicas existentes para serem aplicadas em cada área funcional ou de processo. Contudo, devido à limitações de tamanho e dificuldade da tarefa, não são ideais para integrar estas várias ideias numa visão global da tarefa administrativa. O trabalho do autor, por outro lado, considera cada uma destas área básicas e realiza um notável serviço de conceptualizar a unidade da tarefa administrativa. Assim, ao se considerar cada subunidade da administração, o requisito de que as múltiplas e variadas contribuições se moldem num impulso centralizado da organização. Após o estudo das funções e processos administrativos, seria útil que os estudantes voltassem a considerar como estas funções e processos coadunam em serviços específicos. A discussão de cargos da administração de nível médio, em especial, posições como gerente de produtos ou gerente de controle de qualidade – pode se um excelente ponto em torno do qual estruturar a discussão. Após conseguir apreciar os poderosos instrumentos existentes para resolver problemas numa série de áreas, é importante que o estudante consiga avaliar os desafios que exigem novas abordagens. O texto é um recurso bastante eficaz para dirigir a discussão do temas que expressam estes desafios. Estas seções oferecem uma visão geral de temas como: 

1) Novos desafios à alta administração, 

2) Problemas internos de administrabilidade, 

3) Problemas sociais e políticos, 

4) A legitimidade da administração e 

5) O desenvolvimento de uma teoria da administração que possa ser aplicada a empresas multinacionais e também às organizações dos países em desenvolvimento.

As seções finais descrevem boa parte do diálogo atual acerca de cada uma destas áreas que exigem novos progressos. O autor, com base na filosofia de Drucker da administração, ainda oferece uma perspectiva pessoal. Desta forma, o estudante recebe tanto a formulação de cada área problema como também, no mínimo, uma visão de como proceder, estando assim preparado para desenvolver sua opinião própria. Os texto deste autor estão entre os mais numerosos publicados na Revista Administradores e entre os mais úteis e intelectualmente estimulantes publicados. Todavia, sua diversidade e o fato de aparecerem tantas publicações diferentes dificultavam ao estudante de administração usá-los prontamente num estudo concentrado. Com a publicação deste texto, o leitor tem um texto que reúnem diversos textos do mesmo autor de modo que possam ser usados eficazmente num estudo concentrado sobre administração. O trabalho do autor oferece a base de um trabalho e informações introdutórias sobre os temas, enquanto que leituras paralelas cobririam as funções e os processos administrativos moldando-os numa visão unificada da administração. Mesmo que se use uma adaptação desta abordagem, a exposição agradável e inteligível do autor fatalmente continuará sendo uma das maneiras mais interessantes e proveitosas de incrementar o conhecimento acerca do pensamento e da prática administrativa.

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