quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Digitalização: Santa Catarina inicia programa de desmaterialização de processos administrativos

“Nossa intenção é não ter mais papel tramitando entre as secretarias do Poder Executivo estadual até abril deste ano de dois mil e dezenove”, comentou o secretário adjunto da Administração, Luiz Antônio Dacol, nesta terça-feira, trinta de janeiro de dois mil e dezenove, durante encontro que marca o início dos treinamentos de representantes de todas as secretarias para total digitalização dos processos. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Administração ( SEA ), no Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina, na Capital, Florianópolis-SC.
As primeiras equipes treinadas para uso das novas funcionalidades do SGP-e - Sistema de Gerenciamento de Processo Eletrônico - foram da Secretaria da Administração, onde a  implantação ocorrerá a partir de quatro de fevereiro. Os servidores treinados atuarão internamente como multiplicadores do conhecimento, e o manual para aprender a lidar com as novas funcionalidades do sistema será distribuído entre os demais funcionários da SEA, até o fim do mês de janeiro de dois mil e dezenove. As demais secretarias vão seguir um cronograma de implantação já definido.
Além da agilidade na tramitação de processos, evitando os deslocamentos e a entrega física dos documentos aos setores pelos Correios ou veículos do Estado, o Governo sem Papel promoverá significativa economia aos cofres públicos. São cerca de vinte e seis milhões milhões de reais por ano de economia, considerando os mais de oitocentos e setenta mil processos que tramitaram fisicamente em dois mil e dezoito ao custo médio de cerca de trinta reais cada. Isso sem contar a economia com o material de expediente e transporte. “Estamos dando um salto de qualidade, aumentando a eficiência do Governo e economizando recursos públicos”, disse o coordenador do Projeto Félix, Fernando da Silva, durante o encontro.
O Governo Sem Papel é uma das etapas do processo de implantação do Governo Digital defendido pelo Governador Moisés para dar celeridade nas tramitações e conclusões de processos da gestão e promover a entrega aos cidadãos de serviços públicos de forma digital, evitando deslocamentos e racionalizando o uso dos recursos.

Outras informações adicionais para a imprensa pode ser obtidas com Krislei Oechsler
( Assessoria de Comunicação ) da SEA pelo e-mail: Comunicacao@sea.sc.gov.br e pelo telefone número: ( 48 ) 9 9105-4085 .

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