terça-feira, 7 de abril de 2020

Epidemia: quarentena, que iria a té 7 / 4, será prorrogada em SC

Transporte público e comércio geral não serão retomados nesta semana no Estado de Santa Catarina ( SC ), segundo o o governador Carlos Moisés da Silva ( do Partido Social Liberal - PSL ). A afirmação foi dada durante a entrevista coletiva do início da noite desta segunda-feira em que ele e Secretários de Estado falaram sobre o combate à proliferação do novo coronavírus. Silva deu a entender que não sabe quando as atividades serão liberadas.

— A gente entende que a liberação geral hoje, ela é precoce.





Silva também explicou que liberou algumas casas que vendem chocolates em função da Páscoa ( tradicional data comemorada por judeus, cristãos e muçulmanos ), principalmente as que estão em vias públicas e não em shopping ou centros comerciais. A ideia é evitar aglomeração nestes espaços.
A população tem questionado muito sobre a volta da circulação dos ônibus, tanto em Blumenau-SC como em outras cidades. Como muitos trabalhadores retornaram ao trabalho na semana que passou, eles se queixam da despesa extra que surgiu com táxi e serviços de transporte por aplicativo.

— As duas próximas semanas serão semanas de pico em todo o Brasil e a gente não tem segurança epidemiológica para liberar este ramo de atividade. É um ramo que reúne pessoas, tem muito contato físico com equipamentos, com peças e as pessoas vão acabar se contaminando intensamente — explicou Silva.

Tanto o transporte público quanto o comércio em geral estão suspensos em SC desde o dia dezoito de março de dois mil e vinte, quando começou a vigorar o decreto estadual número quinhentos e quinze de dois mil e vinte. O documento declarou situação de emergência em todo o território catarinense para fins de prevenção e enfrentamento à epidemia da COVID - dezenove ( * vide nota de rodapé ).

Em decretos posteriores, o Silva liberou o comércio de material de construção civil ( *2 vide nota de rodapé ) e de chocolates. Supermercados e farmácias foram considerados serviços essenciais e por isso foram mantidos.

P.S.:

Notas de rodapé:

* O ato, que deu início à quarentena, é melhor introduzido em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/03/epidemia-sc-decreta-estado-de.html .

*2 O ato que liberou as atividades do setor de construção civil é melhor introduzido em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/04/epidemia-sc-retoma-atividades-de.html .

Com informações de:

Pancho, do jornal Diário Catarinense ( DC ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário