Professores e cientistas ligados à Universidade Federal do Estado de Santa Catarina ( UFSC ) e à UNIVILLE apresentaram nesta sexta-feira ( dez de abril de dois mil e vinte ) uma pesquisa em que mostram um possível ‘boom’ dos casos de coronavírus no Estado de Santa Catarina ( SC ) caso medidas de isolamento sejam afrouxadas. ( * vide nota de rodapé ). O material foi encaminhado ao reitor Ubaldo César Balthazar como forma de alertar à expansão da Covid - dezenove no Estado.
O desenvolvimento do material foi liderado pelo professor Oscar Bruna - Romero, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UFSC, e leva em conta o crescimento na curva de casos de SC em relação ao período de alívio das restrições de convívio social. ( * vide nota de rodapé ). O estudo mostra que de primeiro de abril de dois mil e vinte em diante, quando houve relaxamento ( * vide nota de rodapé ) do decreto que instituiu a quarentena ( *2 vide nota de rodapé ) em SC, o número de pacientes infectados pelo novo coronavírus disparou ( veja os gráficos ).
O documento questiona indiretamente o presidente Jair Bolsonaro ( sem partido ) ao citar que o governo de SC não deveria ceder “às falas [...] que pareceriam indicar que a situação é muito menos grave e se encontra sob controle, tendo levado assim a um grande grupo de cidadãos a desrespeitar de forma manifesta as recomendações de isolamento”.
A pesquisa reforça, ainda, que liberar o funcionamento de setores da economia ( *3 vide nota de rodapé ) é equivocado; que deixar cada pessoa decidir como deve cuidar de si é errado; e destaca ainda que deixar as pessoas irem trabalhar e circular sem que haja vacina, remédio, ou kits suficientes para testar boa parte da população é algo “de uma irresponsabilidade injustificável aos olhos da ciência”.
Vale destacar que nesta sexta-feira ( nove de abril de dois mil e vinte ) o número de casos da Covid - dezenove em SC chegou a seiscentos e noventa e três, um crescimento de trinta e oito por cento em relação aos índices de quinta-feira ( oito de abril de dois mil e vinte ). No total, setenta e oito municípios de SC já tiveram pacientes infectados com a doença e dezoito mortes foram motivadas pelo novo coronavírus.
O alerta de Bruna - Romero é de que o gráfico de casos em SC tem as características de países como Itália e Estados Unidos da America ( EUA ) ( veja abaixo ) e que milhares poderão morrer em SC caso o governo não mantenha normas rígidas de isolamento horizontal.
Por fim, os pesquisadores alertam que a liberação da retomada gradual da economia no Estado ( *3 vide nota de rodapé ) só pode ocorrer após exaustiva testagem de todos os possíveis infectados e somente àqueles que não integrem os grupos de risco. O documento ainda destaca que por conta do índice de contágio em SC nos últimos dias, não existe justificativa para a flexibilização da quarentena ( *3 vide nota de rodapé ).
P.S.: Notas de rodapé:
* As medidas de afrouxamento do isolamento social são melhor detalhadas em:
https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/04/epidemia-sc-estuda-liberar-mais-setores.html .
https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/04/epidemia-sc-estuda-liberar-mais-setores.html .
*2 As medidas que determinaram o isolamento social são melhor detalhadas em:
https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/03/epidemia-sc-decreta-estado-de.html .
https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/03/epidemia-sc-decreta-estado-de.html .
*3 Os planos de retomada gradual e liberação de alguns setores da economia são melhor detalhados em:
https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/03/epidemia-sc-lanca-plano-de-retomada.html .
https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/03/epidemia-sc-lanca-plano-de-retomada.html .
Com informações de:
Augusto Ittner ( augusto.ittner@somosnsc.com.br ) .
Nenhum comentário:
Postar um comentário