domingo, 21 de janeiro de 2018

Administração: crenças e valores básicos com resultados mensuráveis

Como a sociedade está rapidamente se transformando numa sociedade de organizações, todas as instituições - empresas incluídas - terão de se responsabilizar pela qualidade de vida e fazer da satisfação dos principais valores, crenças e objetivos sociais uma das metas fundamentais de suas atividades quotidianas. A responsabilidade social não poderá restringi-las, nem ficar alheia às suas funções básicas do dia-a-dia. As instituições terão de aprender a compatibilizar a qualidade de vida com suas principais tarefas. No caso das empresas, isso significa que atingir a qualidade de vida deverá ser considerado uma oportunidade que a administração irá converter nu negócio lucrativo.

Isso se aplicará cada vez mais à realização do indivíduo. O cenário social mais destacado que há hoje é a organização. A família é de caráter privado, não coletivo - não que isso a torne menos importante. Mas a comunidade encontra-se cada vez mais na organização. Caberá à administração fazer com que os valores e aspirações dos indivíduos contribuam para o potencial e o bom desempenho organizacional. Simplesmente não será suficiente contentar-se - como têm tradicionalmente as relações industriais e até mesmo as relações humanas - com a satisfação, isto é, com a ausência de descontentamento. Uma forma de dramatizar isso seria dizer que, dentro de poucos anos, a sociedade irá se preocupar muito menos com o desenvolvimento de administradores como um meio de adaptar o indivíduo às exigências da organização para passar a se preocupar muito mais com a adaptação da organização às necessidades, aspirações e potencial dos indivíduos.

É sabido que a administração cria o desenvolvimento econômico e social. O desenvolvimento econômico e social é resultado da administração.

Sempre que participam apenas os fatores econômicos de produção, principalmente capital, o desenvolvimento não é atingido. Mas nos poucos casos que é possível conseguir gerar energias administrativas, também é gerado um rápido desenvolvimento. O desenvolvimento, em outras palavras, é uma questão de energias humanas e não de riqueza econômica. E a geração e direção dessas energias é a tarefa da administração. A administração é a força motriz; o desenvolvimento é a consequência.

Mas, ainda mais importante que as novas tarefas talvez seja o novo papel da administração. Ela vai rapidamente se tornando o recurso fundamental dos países desenvolvidos e a necessidade básica daqueles que estão se desenvolvendo. Outrora um interesse específico das empresas - isto é, das instituições econômicas da sociedade - a administração e os administradores vão se tornando os órgãos característicos de uma sociedade desenvolvida. O que a administração é, e o que os administradores fazem, irá - apropriadamente - transformar-se cada vez mais numa questão do interesse público e não apenas da alçada de especialistas. A administração irá cada vez mais se preocupar com a expressão das crenças e valores básicos e com a consecução de resultados mensuráveis. Será cada vez mais responsável não só pelo padrão de vida de uma sociedade, como também pela sua qualidade de vida.

Existem muitos novos instrumentos administrativos cujo uso terá de ser aprendido, assim como existem inúmeras novas técnicas. Há uma enorme quantidade de tarefas novas e difíceis. Mas a modificação mais importante para a administração é o fato de que as aspirações, os valores e a própria sobrevivência da sociedade dos países desenvolvidos irão depender do desempenho, da competência, da sinceridade e dos valores dos seus administradores. A tarefa da próxima geração será tornar produtivas, para o indivíduo, a comunidade e a sociedade, as novas instituições organizadas do novo pluralismo. E isto é, acima de tudo, a tarefa da administração. Outras informações podem ser obtidas no livro Fator humano e desempenho, de autoria de Peter F. Drucker.

Mais em:

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/administracao-crencas-e-valores-basicos-com-resultados-mensuraveis/108912/ e

https://acimir.blogspot.com.br/2018/01/administracao-crencas-e-valores-basicos.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário