segunda-feira, 6 de maio de 2019

Exportações: SC aumenta em 18,3% os embarques de porco e frango

As exportações do Estado de Santa Catarina ( SC ) de carne suína e de frango aumentaram dezoito vírgula três por cento nos quatro primeiros meses de dois mil e dezenove. O faturamento gerado pelos embarques destes produtos passa de setecentos e noventa e quatro vírgula três milhões de dólares, com quatrocentos e trinta e seis vírgula quatro mil toneladas vendidas ao exterior de janeiro a abril de dois mil e dezenove. A presença de SC no mercado internacional cresce em ritmo acelerado e supera a média nacional.
O grande diferencial catarinense é o status sanitário diferenciado, que dá acesso aos mercados mais exigentes do mundo. O Estado é o único do país reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal ( OIE ) como área livre de febre aftosa sem vacinação e isto demonstra o cuidado extremo com a saúde dos animais e o rígido controle de doenças que podem acometer os rebanhos. Segundo o Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca ( SAR ), Ricardo de Gouvêa, a sanidade animal se tornou um grande diferencial competitivo de SC.
“Hoje, as carnes produzidas em SC podem ser encontradas nos mercados mais exigentes do mundo, como Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos da América ( EUA ). Existe um grande esforço dos produtores rurais, iniciativa privada e Governo do Estado para mantermos esta excelência, mas tudo isso vale a pena. Estamos cuidando da alimentação de famílias espalhadas por vários países, produzindo carnes de qualidade, com um preço competitivo e ainda por cima gerando riquezas para o nosso Estado”, ressalta.
Crescimento nas vendas de frango
Ao longo deste ano de dois mil e dezenove, o agronegócio catarinense exportou trezentas e vinte e cinco vírgula três toneladas de carne de frango, faturando mais de quinhentos e oitenta vírgula cinco milhões de dólares - uma alta de dezesseis vírgula cinco por cento em volume e de dezenove vírgula quatro por cento em faturamento na comparação com o mesmo período de dois mil e dezoito. De janeiro a abril de dois mil e dezenove, o Brasil ampliou em zero vírgula seis por cento a quantidade exportada e em quatro vírgula oito por cento o valor gerado com os embarques de carne de frango.
Os principais mercados para carne de frango produzida em SC são Japão, China e Holanda. No acumulado do ano de dois mil e dezenove, os seis principais destinos da carne catarinense apresentam variação positiva e bastante expressiva. O analista do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola ( CEPA ) da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de Santa Catarina ( EPAGRI ), Alexandre Giehl, chama atenção para a retomada das vendas para a Rússia, que é o décimo-quarto maior destino do produto catarinense porém vem ampliando as compras ao longo do ano de dois mil e dezenove.
Avanço para a carne suína
Os bons resultados vieram também das vendas internacionais de carne suína. No acumulado do ano, SC exportou cento e onze mil toneladas do produto, vinte e dois por cento a mais do que nos quatro primeiros meses de dois mil e dezoito. Os embarques geraram receitas de duzentos e treze vírgula oito milhões de dólares, uma alta de quinze vírgula três por cento. O crescimento catarinense foi bem acima da média nacional, que registrou oito vírgula nove por cento de alta na quantidade e de três vírgula oito por cento no faturamento.
A carne suína produzida em SC tem como principais destinos a China, Hong Kong e Chile. Nestes quatro primeiros meses de dois mil e dezenove, China e Hong Kong representam mais de cinquenta e dois por cento das exportações catarinenses do produto.
Resultado do mês de abril de dois mil e dezenove

Pelo quarto mês consecutivo, SC apresenta resultados positivos nas vendas internacionais de carnes. A carne de frango é o principal produto da pauta de exportações catarinenses e em abril foram oitenta e dois vírgula seis mil toneladas embarcadas, trinta e oito vírgula um por cento a mais do que em abril do ano de dois mil e dezoito. O valor gerado com as exportações teve uma alta de quarenta vírgula nove por cento, fechando em cento e quarenta e nove milhões de dólares.

Maior produtor nacional de suínos, SC tem acesso exclusivo a diversos mercados. Em abril, o Estado exportou vinte e sete vírgula oito mil toneladas de carne suína, uma alta de trinta e seis vírgula quatro por cento na comparação com o mesmo período do ano anterior. O faturamento com as vendas internacionais passou de cinquenta e seis vírgula três milhões de dólares, trinta e seis por cento a mais do que em abril de dois mil e dezoito. O Estado responde por mais da metade de toda a carne suína exportada pelo Brasil neste ano de dois mil e dezenove.
“Vale mencionar que a suinocultura chinesa atravessa uma séria crise, em função de centenas de focos de peste suína africana, que já levou à morte ou sacrifício de milhões de animais naquele país. Este cenário deve obrigar a China a ampliar ainda mais suas importações de carne suína ao longo deste ano de dois mil e dezenove”, explica Alexandre Giehl.
Os números foram divulgados pelo Ministério da Economia ( ME ) e analisados pelo CEPA.
Com informações da SAR.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Ana Ceron na Assessoria de Imprensa da SAR pelo e-mail imprensa@agricultura.sc.gov.br ; telefones números ( 48 ) 3664-4417 e 9 8843-4996 e pelos sites www.agricultura.sc.gov.br e www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário