sexta-feira, 10 de maio de 2019

Saúde: secretaria faz bloqueio vacinal contra raiva em SC

O bloqueio vacinal em Gravatal, no Estado de Santa Catarina ( SC ) e região, no Sul do Estado, imunizou quatrocentos e noventa e nove animais contra a raiva, entre cachorros e gatos, durante essa quinta-feira, nove de maio de dois mil e dezenove. As equipes começaram o trabalho pelo Bairro Indaial, local onde o caso de raiva humana foi registrado. A partir dali, em um raio de até cinco quilômetros, os animais começaram a receber a vacina.
A ação acontece casa a casa e atinge também os municípios de Capivari de Baixo e Pescaria Brava. O trabalho deve se estender ainda na próxima semana. “O dia foi positivo. Conseguimos aplicar a vacina antirrábica em aproximadamente trezentos e setenta e três cachorros e cento e vinte e seis gatos”, comenta João Augusto B. Fuck, Gerente de Zoonoses ( GEZOO ) da Diretoria de Vigilância Epidemiológica ( DIVE ) da Superintendência de Vigilância em Saúde ( SUV ) da Secretaria de Estado da Saúde ( SES ).
A atividade, coordenada pela DIVE, contou também com a participação de profissionais e técnicos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola do Estado de SC ( CIDASC ), dos três municípios que fazem parte da região ( Gravatal, Pescaria Brava e Capivari de Baixo ), das Gerências Regionais de Saúde ( GRS ) e de professores e acadêmicos da Universidade do Sul do Estado de de SC (UNISUL ).
A médica veterinária da DIVE, Alexandra Schlickmann Pereira, lembra que a forma mais eficaz de proteção contra a raiva é a vacinação dos animais. “O ideal seria ter um veterinário de confiança e ele indicar qual o calendário de vacinas mais adequado para o seu animal de estimação”, ressalta.
Raiva
Após trinta e oito anos sem registrar casos de raiva humana no Estado, a DIVE confirmou no início desta semana, um óbito de uma paciente de cinquenta e oito anos, residente em área rural do município de Gravatal, por conta da doença.
Já os últimos casos de raiva em cachorros e gatos em SC foram registrados em dois mil e seis, nos municípios de Xanxerê ( um cachorro e um gato ), Itajaí ( um cachorro ), e em dois mil e dezesseis, em Jaborá ( um cachorro ).
A raiva é uma doença transmissível que atinge mamíferos como cachorros, gatos, bovinos, cavalos, símios, morcegos e também o homem, quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele ou mucosa por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal. 

O vírus ataca o sistema nervoso central, levando à morte após pouco tempo de evolução. A raiva não tem cura estabelecida ( há apenas três casos de cura conhecidos no mundo, um deles no Brasil ) e a única forma de prevenção é por meio da vacina.

Com informações da DIVE.

Outras informações adicionais para imprensa podem ser obtidas na Assessoria de Imprensa da DIVE com Amanda Mariano , Bruna Matos e Patrícia Pozzo pelos sites Instagram: @divesantacatarina Facebook:  Dive Santa Catarina e www.dive.sc.gov.br e pelos telefones números ( 48 ) 3664-7406 , 7402 , 7385.

Nenhum comentário:

Postar um comentário