Trabalhadores informais não inscritos em programas sociais podem baixar o aplicativo "CAIXA | Auxílio Emergencial" para se cadastrarem no sistema do governo e receberem a renda básica emergencial ( * vide nota de rodapé ) de seiscentos reais, aprovada para auxiliar a população sem emprego fixo durante a pandemia do novo coronavírus.
O cadastro no aplicativo é necessário somente para quem não está nos registros de outros programas sociais e nunca foi inscrito no Cadastro Único de Beneficiários dos Programas Sociais do Governo Federal ( CadÚnico ).
O aplicativo está disponível para Android, neste link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio e para iPhone, neste link: https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331.
Após fazer o cadastro com os dados pessoas no aplicativo, a pessoa pode acompanhar o andamento da solicitação e ver se terá acesso ao auxílio emergencial. A expectativa do governo federal é que o pagamento seja feito em até cinco dias úteis depois do cadastro.
Além do aplicativo, o cadastro também pode ser feito pelo site: https://auxilio.caixa.gov.br/. Quem tiver dúvidas sobre o funcionamento pode ligar para o número 111, que foi aberto pela Caixa Econômica Federal ( CEF ) para esclarecer questões sobre o auxílio emergencial.
Quem contribui para a Previdência Social como autônomo ou como microempreendedor individual ( MEI ) já teve o nome processado pela CEF e está automaticamente apto a receber o benefício emergencial. Quem recebe Program Bolsa Família ( PBF ) também já está no sistema e não precisa se cadastrar.
P.S.:
Nota de rodapé:
* O auxílio emergencial é melhor detalhado em:
https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/04/epidemia-bb-e-cef-comecam-pagar-auxilio.html .
Com informações de:
Com informações de:
Lucas Paraizo ( lucas.paraizo@somosnsc.com.br ) .
Nenhum comentário:
Postar um comentário