terça-feira, 7 de abril de 2020

Epidemia: SC prorroga quarentena até 13 / 4. Alguns setores têm atividades retomadas

O número de pessoas contaminadas por coronavírus no Estado de Santa Catarina ( SC ) subiu em quase dez por cento nas últimas vinte e quatro horas. São quatrocentos e cinquenta e sete casos confirmados em todo território catarinense, quarenta a mais do que no dia anterior. Destes, cinquenta e quatro pacientes estão em Unidade de Terapia Intensiva ( UTI ). O número de mortes também teve acréscimo: com quatro óbitos a mais, o Estado chega a quinze mortes nesta terça-feira ( sete de abril de dois mil e vinte ). As informações são do governo de SC.

Florianópolis ( a capital do Estado ) segue como a cidade com o número mais alto de pessoas contaminadas no Estado, com cento e quatorze casos. Logo depois aparece Blumenau, com cinquenta e dois pacientes e Joinville com vinte e seis. Todos casos positivados foram submetidos a testes do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de SC ( LACEN - SC ).








Além da atualização de números, o Estado também anunciou, em transmissão ao vivo, a prorrogação da quarentena ( * vide nota de rodapé ) por mais cinco dias. Desta forma, as restrições nas atividades continuam até a próxima segunda-feira ( treze de abril de dois mil e vinte ) ( *2 vide nota de rodapé ).
A partir dessa quarta-feira ( oito de abril de dois mil e vinte ), no entanto, voltam a funcionar atividades em oficinais, borracharias, varejo de auto-peças, auto center, vendas e instalação de acessórios, concessionárias, auto-elétricas, venda de máquinas, locação de veículos, serviços de despachantes e autoescolas, inspeção veicular, lavações e afins.

Mesmo com a volta gradual dos serviços ( * vide nota de rodapé ) e, antes de trazer informações sobre SC, o governador Carlos Moisés da Silva ( do Partido Social Liberal - PSL ) comentou sobre o cenário do Covid - dezenove em todo o território brasileiro e adiantou que o pico da doença ainda não ocorreu no país:

- Quero lembrar aos catarinenses que a situação se agrava e o pior desta curva está por vir. Deve se agravar nas próximas duas semanas, principalmente porque a gente tem sempre o reflexo dos últimos quatorze dias, com pessoas que vão demandando por UTI. Os próximos quinze dias vão ter uma transformação deste cenário no sentido de a gente verificar a ascendência mais aguda dessa curva de contágio.

Mais quatro mortes

As novas mortes ocorreram em municípios da Grande Florianópolis e do Sul do Estado. Na Capital, um homem de cento e um anos morreu vítima da doença. Ele estava internado no Imperial Hospital de Caridade ( IHC ) desde o dia trinta e um de março de dois mil e vinte, divulgou a Secretaria Municipal de Saúde ( SMS ). Entre os casos de óbito divulgados no Brasil, até agora, nenhuma das vítimas tinha mais de cem anos.

Em Palhoça ( na região metropolitana da capital ), uma mulher perdeu a vida. O óbito ocorreu na noite desta segunda-feira ( seis de abril de dois mil e vinte ). Ela tinha cinquenta e oito anos de idade e histórico de doenças crônicas.

Já no Sul do Estado, as mortes foram registradas em Criciúma e Tubarão. A SMS de Criciúma informou que a vítima era uma mulher de setenta e nove anos de idade, que apresentava comorbidades. O óbito também ocorreu nesta segunda-feira ( seis de abril de dois mil e vinte ).

Em Tubarão ( também no sul do Estado ), a morte foi de um homem de trinta e quatro anos de idade, na madrugada desta terça-feira ( sete de abril de dois mil e vinte ). Ele era músico, não tinha doenças preexistentes e passou dezoito dias internado na UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição ( HNSC ).

Pacientes curados

Pela primeira vez, desde que o primeiro caso foi confirmado em SC, ainda em doze de março de dois mil e vinte, o governo do Estado falou sobre os pacientes curados. Silva e o secretário de Estado da Saúde ( SES ), Helton Zeferino, comemoraram a recuperação de um homem de cinquenta e quatro anos de idade e com duas comorbidades preexistentes, que deu alta do Hospital Marieta Konder Bornhausen ( HMKB ), em Itajaí ( norte do Estado ), após ficar mais de vinte dias internado e com auxílio de equipamentos para respirar.








- Isto nos deixa muito esperançosos de que os protocolos adotados dentro de território catarinense propiciam, sim, resultados adequados no combate a esta doença. É um paciente que, felizmente, e está retornando ao convívio de seus familiares devidamente curado e isso é o que buscamos para a maioria da população catarinense - disse o Zeferino.

Entre os dias dezoito de março de dois mil e vinte - quando foi decretado isolamento social em SC ( * vide nota de rodapé ) - até o dia seis de abril de dois mil e vinte, deram alta de leitos em UTI para enfermarias, sessenta e oito pacientes. Pessoas que "estão no caminho da cura", segundo Silva:

- Quiçá sejam sessenta e oito casos que a gente possa notificar aqui de cura do Covid - dezenove, de pessoas que passaram pela UTI e se recuperaram. O fato é que a gente não pode menosprezar a letalidade desta doença e que tem levado pessoas bastante jovens também.

Cidades em SC com casos de Covid - dezenove

São sessenta e um municípios com pacientes positivados para coronavírus em Santa Catarina, além de dez pessoas que residem em outros Estados ou países, mas que tiveram notificação em cidades catarinenses.

Águas Mornas 1
Anita Garibaldi 1
Antônio Carlos 9
Araranguá 4
Balneário Arroio do Silva 1
Balneário Camboriú 16
Balneário Gaivota 1
Biguaçu 1
Blumenau 52
Botuverá 1
Braço do Norte 16
Brusque 10
Camboriú 8
Canelinha 1
Chapecó 6
Criciúma 29
Florianópolis 114
Gaspar 5
Governador Celso Ramos 2
Gravatal 5
Içara 1
Imbituba 6
Indaial 2
Irati 1
Itajaí 23
Itapema 3
Itapiranga 1
Jaguaruna 2
Jaraguá do Sul 6
Joaçaba 1
Joinville 26
Lages 4
Laguna 3
Mafra 1
Morro da Fumaça 1
Navegantes 4
Palhoça 3
Papanduva 2
Paulo Lopes 2
Pedras Grandes 1
Pescaria Brava 1
Pomerode 1
Porto Belo 4
Rancho Queimado 2
Sangão 1
Santa Rosa de Lima 1
São Domingos 1
São Francisco do Sul 2
São José 19
São Lourenço do Oeste 1
São Ludgero 3
São Pedro de Alcântara 1
Siderópolis 4
Sombrio 3
Santo Amaro da Imperatriz 1
Tijucas 2
Timbé do Sul 1
Timbó 1
Tubarão 19
Urussanga 2
Videira 1

P.S.:

Notas de rodapé:


*2 O ato que prorroga a quarentena é melhor introduzido em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/04/epidemia-quarentena-que-iria-te-7-4.html .

*3 O ato que prevê a retomada gradual das atividades econômicas é melhor introduzido em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/04/epidemia-sc-amplia-retomada-de.html .

Com informações de:

Clarissa Battistella ( clarissa.battistella@somosnsc.com.br ) .


Nenhum comentário:

Postar um comentário