quarta-feira, 15 de abril de 2020

Epidemia: SC vive um momento chave, diz infectologista. Fatos novos colocam em cheque as medidas preventivas

A liberação de atividades econômicas ( * vide nota de rodapé ), a chegada do frio e a ampliação da testagem de casos suspeitos traz um "momento chave" para a pandemia do novo coronavírus no Estado de Santa Catarina ( SC ). A análise é feita pela médica Sabrina Sabino, que integra a Sociedade Brasileira de Infectologia ( SBI ) e acompanha a evolução da Covid - dezenove em SC.

Para Sabrina, o afrouxamento das medidas de isolamento social ( *2 vide nota de rodapé ) vai fazer com que SC veja um gráfico em ascensão dos novos casos de coronavírus a partir da segunda quinzena de abril de dois mil e vinte. Este contexto, segundo Sabrina, será um termômetro do comportamento da pandemia em SC, que deve alcançar o pico em meados de maio de dois mil e vinte.

— SC antecipou o isolamento social em uma semana ( *3 vide nota de rodapé ) em comparação a outros Estados, o que foi muito bom. Só que agora ( após a liberação gradual de alguns setores - * vide nota de rodapé ) as pessoas saíram de casa, estão nas ruas, e temos mais testagem e temperaturas mais baixas. Estamos em um momento chave e crucial para sabermos como vai ser o comportamento da pandemia em SC — aponta Sabrina.

A médica ainda afirma que o aumento exponencial de casos em SC nos próximos trinta dias deve fazer com que o governo do Estado tenha de voltar atrás na flexibilização das regras de isolamento ( *4 vide nota de rodapé ) para frear o contágio do coronavírus.

— Conforme os casos aumentem, isto vai refletir necessariamente em uma reforçada na quarentena ( *5 vide nota de rodapé ), assim como aconteceu em países como Espanha e Itália — indica Sabrina ao comparar com dois países europeus que tiveram de adotar medidas mais duras no combate à Covid - dezenove.

No último fim de semana, vale lembrar, o governador Carlos Moisés da Silva ( do Partido Social Liberal - PSL ) anunciou a retomada do comércio de rua, ( *6 vide nota de rodapé ) que se junta a outros setores já em atividade — como cadeia automotiva, concessionárias, construção civil, profissionais autônomos, barbearias, salões de beleza, clínicas médicas ( *7 vide nota de rodapé ).

O próprio Silva, durante entrevista coletiva, admitiu que pode retomar a rigidez da quarentena ( *7 vide nota de rodapé ) caso os índices da Covid - dezenove cheguem a outro patamar e que a flexibilização não necessariamente é definitiva. Além disto, municípios em que haja mais pacientes infectados pelo novo coronavírus têm liberdade para adotar medidas mais sólidas para brecar a doença.

PS.:

Notas de rodapé:

* O ato que permitiu a liberação de atividades econômicas é melhor detalhado em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/04/epidemia-sc-tem-retorno-de-mais-algumas.html .

*2 O ato que permitiu o primeiro afrouxamento do isolamento social é melhor detalhado em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/03/epidemia-sc-volta-discutir-retomada-do.html .

*3 O ato que antecipou o isolamento social é melhor detalhado em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/03/epidemia-sc-decreta-estado-de.html .

*4 O ato que prevê a possibilidade de se voltar atrás na flexibilização é melhor detalhada em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/04/epidemia-sc-prorroga-quarentena-ate-30.html .

*5 A possibilidade de reforço na quarentena é melhor detalhada em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/04/epidemia-sc-prorroga-quarentena-ate-30.html .

*6 O ato que permitiu a retomada do comércio de rua é melhor detalhado em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/04/epidemia-sc-prorroga-quarentena-ate-13.html .

*7 O ato que prevê a possibilidade de retomada da rigidez da quarentena é melhor detalhado em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/04/epidemia-sc-prorroga-quarentena-ate-30.html .

P.S.:

Com informações de:

Augusto Ittner ( augusto.ittner@somosnsc.com.br ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário