Esta tem sido uma semana de lavar alma para os petistas do município de Blumenau ( na Região do Alto Vale do Rio Itajaí ) e do Estado de Santa Catarina ( SC ). A caravana de boas notícias que escoltou o ministro dos Transportes, Renan Filho ( do Movimento Democrático Brasileiro - MDB ), pelas rodovias do Estado teve o seu ápice na rodovia federal número Quatrocentos e setenta ( BR-470 ), em Blumenau, terça-feira ( Vinte e sete de junho de Dois mil e vinte e três ). Ato público em que não faltaram bandeiras do partido, coro de “Olê, olê, lá, Lula” e… Cartazes de agradecimento pela obra ainda por concluir — que invocaram lembranças ao Vale do Itajaí.
Há tempos não se via mobilização tão orgulhosa da militância petista na região — também efeito de uma disputa com o MDB catarinense, como apontou a jornalista Dagmara Spautz, do jornal Diário Catarinense ( DC ). Apoiadores que atravessaram o purgatório da Operação Lava-Jato ( na qual Lula teve 26 processo nulos ) e do bolsonarismo e conviveram por uma década com cobranças e piadas sobre a duplicação da BR-470. Maior líder regional do partido, a deputada federal Ana Paula Lima ( PT ) rememorou ao microfone:
— Apanhamos muito por causa da duplicação da BR-470.
Ana e o marido, o ex-prefeito Décio Lima ( PT ), materializaram-se como alvo dos opositores, em Dois mil e treze, ao espalhar outdoors pela região agradecendo à então presidente Dilma Rousseff ( PT ) pela duplicação da BR-470 e a federalização da Fundação Universidade Regional de Blumenau ( FURB ). Daí a sensação de mau presságio que os cartazes pendurados no viaduto do Badenfurt, nesta semana, inevitavelmente provocam.
O terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ) tem a oportunidade de fazer por merecer os agradecimentos apressados. Ministro e Departamento nacional de Infraestrutura de Transportes ( DNIT ) concordam que a duplicação tem de estar pronta em Dois mil e vinte e cinco, mais tardar Dois mil e vinte e seis, dentro do atual mandato presidencial. A se confirmar essa esperança, o PT de SC dirá, com razão, que entregou a BR-101 Sul e a BR-470 até Indaial. Pode ser um caminho de resgate ao partido no Médio Vale, onde já governou Blumenau, Indaial e Gaspar.
Com informações de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário