Prioridade na entrega de obras que estão atrasadas. Este é o principal desafio do Ministério dos Transportes ( MT ) para os próximos anos no Estado de Santa Catarina ( SC ). Em entrevista ao telejornal Bom Dia SC ( BDSC ), o titular da pasta, Renan Filho, garantiu recursos para a conclusão de trechos em obras na rodovia federal número Quatrocentos e setenta (BR - 470 ) e rodovia federal número Cento e Sessenta e três ( BR - 163 ), além de projetar investimentos futuros para melhorar a infraestrutura das rodovias catarinenses nos próximos três anos.
— Vamos continuar todas as obras andando. SC tem algumas obras fundamentais para o desenvolvimento do Estado e a melhoria da malha rodoviária que estão paradas há anos ou andando lentamente […]. Isso trouxe esse grave transtorno para as pessoas e com esse resultado com rodovias com qualidade ruim e impactando vidas e o desenvolvimento do Estado. A mudança orçamentária, garantida pela Proposta de Emenda Constitucional ( PEC ) da Transição, vai mudar essa realidade. Nós vamos observar que as obras têm começo, meio e fim, elas não vão mais se arrastar — pontuou Renan.
Segundo Renan até o momento, Um vírgula três bilhão de reais já foram investidos no Estado. A previsão é de que esse valor chegue próximo a Um vírgula cinco bilhão de reais ainda neste ano de Dois mil e vinte e três.
Entre as prioridades está a duplicação de ao menos Setenta e cinco quilômetros da BR-470 até o fim do próximo ano de Dois mil e vinte e quatro. O investimento terá como base o incremento de recursos obtidos pelo MT por meio da PEC da Transição.
— É uma obra fundamental. Ela começou em Dois mil e doze. De lá para cá, apenas Trinta e cinco quilômetros foram duplicados em Dez anos, uma média de três quilômetros por ano. Este ano já entregamos Cinco quilômetros duplicados. Até o fim do ano, Dez e no próximo ano Vinte. Ou seja, trinta e cinco quilômetros em Vinte e quatro meses. Essa é a diferença que precisamos imprimir — diz.
Outro projeto é em relação à rodovia federal número Duzentos e oitenta e dois ( BR-282 ) que no momento tem recebido obras para a contenção de barreiras danificadas por conta das chuvas que atingiram o Estado. Ao menos Cem milhões de reais são investidos para trabalhos emergenciais em decorrência a estragos causados pelo fenômeno.
De acordo com Renan, a pasta deve lançar ainda neste ano de Dois mil e vinte e três um edital para construção de faixas adicionais na subida da Serra, com o objetivo de garantir a segurança e potencializar o turismo na região.
— Nos próximos dois, três meses, nós vamos publicar um edital para a construção do projeto de construção de Quinze quilômetros de faixas adicionais para a subida da Serra. O que vai ser muito importante, porque vai ser uma válvula de escape, garantir mais segurança para as pessoas que trafegam, agilizar o trânsito e também potencializar algumas atividades econômicas, como o turismo — alega.
Renan também falou sobre as obras do Contorno Viário, em Florianópolis ( Capital do Estado de SC ), que se arrastam há anos. O objetivo é de que elas sejam finalizadas até o fim do ano de Dois mil e vinte e dois.
Renan destacou, ainda, melhorias na BR-163, onde a previsão é de que o trecho, considerado um dos piores do país, tenha uma nova malha viária até o ano de Dois mil e vinte e quatro. No local, serão investidos treze milhões de reais.
Concessões e ferrovias
Renan ainda informou que deve apresentar este ano um modelo para a concessão de rodovias para que ele seja incluído na agenda de Dois mil e vinte quatro. A ideia, apresentada ao governo de SC e bancada catarinense, irá abranger tanto rodovias federais quanto estaduais.
— Somente o setor público não é capaz de destinar todos os recursos que SC precisa. Nós estamos estudando um amplo modelo de concessão para o Estado que pode levantar Quinze bilhões de reais no sentido de modernizar a infraestrutura catarinense nos próximos Dez anos. Acho que esse é o grande desafio — afirma.
Por fim, o ministro alega que o governo federal iniciou discussões para a criação de uma ferrovia no Estado. O objetivo é que o modal possa impulsionar a competitividade de SC em relação aos demais Estados.
Renan iniciou a agenda em SC na segunda-feira ( Vinte e seis de junho de Dois mil e vinte e dois ). Ele participou da abertura do Summit Cidades Dois mil e vinte e três. Já nesta terça ( Vinte e sete de junho de Dois mil e vinte e três ), Renan deve visitar as obras do Contorno Viário em Biguaçu ( na Região Metropolitana de Florianópolis ), na BR-101, um dos lotes da BR-470 e o túnel duplo da rodovia federal número Duzentos e oitenta ( BR-280 ), no Norte do Estado — rodovia que não recebe a visita de um ministro há pelo menos Quinze anos, segundo a jornalista Dagmara Saputz, do jornal Diário Catarinense ( DC ).
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