Na visita que faz ao Estado de Santa Catarina ( SC ) nestas segunda ( Vinte e seis de junho de Dois mil e vinte e três ) e terça-feira ( Vinte e sete de junho de Dois mil e vinte e três ), o ministro dos Transportes, Renan Filho ( do Movimento Democrático Brasileiro - MDB ), traz debaixo do braço números que apontam um aumento substancial de repasses financeiros para as rodovias federais do Estado em Dois mil e vinte e três. A previsão do governo federal é colocar Um vírgula três bilhão de reais até o final do ano de Dois mil e vinte e três nas BRs catarinenses. Em comparação com o ano de Dois mil e vinte e dois, o valor é quase cinco vezes superior aos Duzentos e sessenta e quatro milhões de reais de Dois mil e vinte e dois.
Se forem somados Dois mil e vinte, Dois mil e vinte e um e Dois mil e vinte e dois, o orçamento dos três anos foi de Um vírgula um bilhão de reais, menor do que o previsto para o atual exercício orçamentário do governo federal para SC. Na série histórica divulgada pelo ministério dos Transportes, entre Dois mil e dezesseis e Dois mil e vinte e três, foi justamente em Dois mil e dezesseis que o Estado recebeu mais dinheiro para manutenção e conservação de rodovias federais: Seiscentos e vinte e cinco vírgula nove milhões de reais.
Depois, os valores variaram na casa de Quatrocentos milhões a Quinhentoa milhões de reais, até chegar ao patamar de trezentos e cinquenta e dois milhões de reais, em Dois mil e vinte e um, e Duzentos e sessenta e quatro vírgula cinco milhões de reais em Dois mil e vinte e dois.
Injeção de recursos ( e de ânimo )
O aumento nos repasses para SC se deu, principalmente, pela Proposta de Emenda Constitucional ( PEC ) da Transição, que permitiu o governo federal ter fôlego para reforçar obras em todo o país. Com isso, nos bastidores, a discussão de que as BRs catarinenses deveriam ganhar mais atenção ganhou força.
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte ( DNIT ) em SC, Alysson de Andrade, tem sido um dos protagonistas na busca para que as obras de duplicação ganhem a injeção de recursos, o que, consequentemente, dá ânimo para as lideranças locais, principalmente nas rodovias federais Quatrocentos de setenta ( BR-470 ) e Duzentos e oitenta ( BR-280 ).
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