segunda-feira, 18 de março de 2019

Logística e suprimento: SC economiza com R$ 6,2 mi com cartão combustível

Menos gastos para o Governo do Estado de Santa Catarina ( SC ), mais facilidade para o servidor na hora de abastecer e melhoria nos serviços prestados à população catarinense. Estas são as principais vantagens do novo modelo de aquisição de combustíveis da frota estadual implementado pela Secretaria de Estado da Administração ( SEA ) no começo deste ano de dois mil e dezenove. Só nos dois primeiros meses do ano, houve uma redução de consumo equivalente a cento e trinta vírgula quatro mil litros de gasolina e óleo diesel – e a expectativa é que esta economia represente seis vírgula dois milhões de reais para os cofres estaduais até o fim do ano de dois mil e dezenove.
Para se ter uma ideia, o volume de combustível é o suficiente para um carro popular com rendimento de dez quilômetros por litro percorrer um trecho de um vírgula três milhão de quilômetros – é como ir cem vezes de SC ao Alasca ou três vezes da Terra à Lua. Além da economia, o novo sistema também ampliou a rede credenciada: de trezentos postos, em dezembro passado, para seiscentos e setenta e sete em fevereiro deste ano.
Esta mudança facilitou o serviço e reduziu o tempo de atendimento nas ocorrências. Em Bom Jardim da Serra, por exemplo, as viaturas precisavam se deslocar até a cidade vizinha, Urubici, para abastecer em um posto credenciado. Isto gerava a necessidade de rodar até cem quilômetros apenas para encher o tanque. “Antes havia um único posto por cidade e, em alguns casos, a viatura precisava se deslocar muitos quilômetros do quartel para abastecer. Isto gerava muito custo com o combustível e muito mais dinheiro despendido, além de um maior tempo-resposta no atendimento de ocorrências”, diz o tenente Marcelo dos Santos Rodrigues, chefe do Centro de Viaturas e Equipamentos ( CVE ) do Corpo de Bombeiro Militar ( CBM ) de SC.
O processo extinguiu dois mil seiscentos e oitenta e oito contratos diferentes, que eram administrados pela SEA, com os postos e outras Secretarias. Agora, uma única empresa foi licitada para fornecer o combustível para o Estado. “Este é um novo jeito de governar. Não para quem governa, mas para as pessoas que vivem em SC. Por isto, a importância de fazermos uma gestão íntegra, transparente e com melhores resultados para o governo de SC e a população catarinense”, destaca o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva.
O Secretário da SEA, Jorge Eduardo Tasca, explica que a equipe da pasta trabalhou para contratar uma ferramenta que permitisse às viaturas localizar postos durante o período de serviço. “Com isto estamos tendo uma economia significativa. Isto demonstra que boa gestão tem a capacidade de gerar recursos financeiros que serão aplicados posteriormente nas atividades de maior interesse do Governo do Estado e que impactem diretamente o cidadão”, afirma Tasca.
 Estado vira cliente VIP ( Pessoa Muito Importante - sigla em inglês )
Para os fornecedores, é como se o Estado passasse de mau pagador a cliente VIP. Antes a liquidação da dívida era demorada, o que fazia com que os postos cobrassem um preço fixo até dez por cento superior ao praticado direto na bomba. “Alguns empresários levavam até sessenta dias para receber. Hoje, com uma única empresa licitada, pagamos o litro pelo valor da bomba, com desconto, porque compramos em grandes volumes”, diz o Gerente de Projetos ( GP ) da SEA, Aarão Luiz Schmitz, que se debruça há mais de um ano com a equipe para buscar alternativas que facilitem a gestão da frota.
Outro benefício é a possibilidade de abastecer em postos fora do Estado. “As equipes do CBM, que se deslocaram até Brumadinho-MG para ajudar as vítimas da barragem, tiveram de abastecer em São Paulo ( SP ) e em Minas Gerais ( MG ). No antigo modelo isto seria impossível. Agora, como nosso contrato é direto com apenas uma empresa, ela faz o credenciamento do posto, que pode ser até em outro país”, explica Schmitz. 
Facilidade na palma da mão
O sistema funciona por meio de um aplicativo de smartphone, que reúne todas as informações. O acesso remoto facilita a vida dos motoristas que, de qualquer parte do Estado, pode checar locais mais próximos para abastecer e o preço aplicado em cada estabelecimento. O pagamento é feito por um cartão com senha, diretamente no caixa do posto.

Com informações da SEA. 

Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Krislei Oechsler na Assessoria de Imprensa da SEA pelo e-mail comunicacao@sea.sc.gov.br , telefones números ( 48 )  3665-1636 e ( 48 ) 9 9105-4085 e site http://www.sea.sc.gov.br .

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