segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Conflito no Oriente Médio: após negociações de Lula, brasileiros deixam a faixa de Gaza

“ Estou orgulhoso, e o povo brasileiro também deve estar, pelo belo trabalho que o Ministério da Defesa ( MD ), o Palácio Itamaraty ( sede do Ministério das Relações Exteriores - MRE ) e a Força Aérea Brasileira ( FAB ) estão fazendo de resgate dos nossos compatriotas que estão na zona do conflito . Vamos continuar trabalhando até trazer de volta para casa todos que estão naquela região e desejam retornar ao nosso país . ” .

Lula e Vieira: compromisso em repatriar todos os brasileiros que querem deixar a área de conflito
 

Foi essa a promessa feita pelo Presidente da República ( PR ) Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ) feita em Onze de outubro de Dois mil e vinte e três, quatro dias após o início da guerra entre Israel e o Hamas. Passado quase um mês, seu governo mostra que segue firme no compromisso assumido, com a notícia de que o grupo de brasileiros que estava em Gaza foi incluído na lista de pessoas que puderam deixar a região ( o que já ocorreu ) .

Como negociado pelo MRE, Mauro Vieira, com seu colega israelense, Eli Cohen, o governo de Israel colocou os brasileiros entre os nomes que puderam usar a fronteira com o Egito para deixar a região ( o que já ocorreu ).

Na manhã desta sexta - feira ( Dez de novembro de Dois mil e vinte e três ) , o ministro Paulo Pimenta ( do PT do Estado do Rio Grande do Sul - PT - RS ), da Secretaria de Comunicação da Presidência da República ( SECOM ) , informou pela rede social que os brasileiros já aguardavam na fronteira com o Egito, onde o avião presidencial, cedido por Lula, foi posicionado para trazê - los de volta ( o que já ocorreu ) .

O grupo que estava em Gaza é formado por Vinte e quatro brasileiros, sete palestinos com Registro Nacional Migratório ( RNM ) e três palestinos que são familiares próximos dos brasileiros . Do total, Dezoito são crianças, Dez são mulheres e seis são homens .

Veja as medidas adotadas pelo governo Lula para trazê - los ao Brasil :

1) o Itamaraty informou, ainda em Nove de outubro, às chancelarias egípcia e israelense e às autoridades responsáveis na Faixa de Gaza, os nomes das Trinta e quatro pessoas a serem repatriadas;

2) o governo Lula manteve permanente contato com o grupo, ao qual deu toda assistência possível, inclusive alojamento em Rafah ( cidade ao sul da Faixa de Gaza ) , itens de primeira necessidade e serviços de telemedicina ;

3) tanto Lula quanto Vieira se comunicaram com as autoridades desses países para destravar o processo ( o que já ocorreu ) ; 

4) o governo Lula providenciou, há semanas, toda a logística para trazer essas pessoas ao Brasil — ônibus para levá - los pelo terminal de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza, e depois até o aeroporto de Cairo, Capital do Egito, onde já se encontra o avião para transportá - los até Brasil .

Com informações da:

Agência PT de Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário