A tentativa abjeta feita pelo ex - Presidente da República ( PR ) Jair Messias Bolsonaro ( do Partido Liberal - PL ) de explorar o drama dos brasileiros que lutavam para deixar a Faixa de Gaza naufragou vergonhosamente, mostra levantamento do Instituto Quaest. O grupo deixou o Egito rumo ao Brasil nesta segunda - feira ( Treze de novembro de Dois mil e vinte e três.
Na semana passada, Bolsonaro teve a cara de pau de afirmar que autorização para que o grupo de brasileiros e familiares próximos deixasse a zona de conflito era resultado de ações suas. A análise da Quaest mostra que apenas seus desavisados seguidores acreditaram nessa lorota .
O instituto analisou tudo o que foi dito na internet sobre o assunto entre as Quinze horas de quinta - feira ( Nove de novembro de Dois mil e vinte e três ) e as Quinze horas de sexta - feira ( Dez de novembro de Dois mil e vinte e três ) . Resultado : Setenta e quatro por cento do que foi compartilhado nas redes relacionava o resgate dos brasileiros ao governo Lula .
“ ( Após as declarações de Bolsonaro ) Cresceram as manifestações nas redes em favor de Bolsonaro . Mas nada que significasse uma virada de cenário . ( … ) Bolsonaro até conseguiu convocar seus soldados digitais para a guerra, mas não conseguiu furar a bolha ” , resumiu o diretor da Quaest, Felipe Nunes, na rede social.
Não poderia ser diferente. O Brasil inteiro viu que o governo Lula agiu com rapidez para proteger os cidadãos brasileiros que se encontravam em Gaza, em Israel e na Cisjordânia desde o início da guerra entre Israel e o Hamas.
O primeiro voo para trazer brasileiros de volta ao país ocorreu em onze de outubro de Dois mil e vinte e três, apenas três dias depois do início do confronto. Desde então, outros nove voos foram realizados, incluindo aquele para trazer o grupo de Gaza ( veja na imagem abaixo ) .
Desde então, o governo Lula resgatou Mil quatrocentos e setenta e sete pessoas e Cinquenta e três pets, numa operação que envolve cerca de Cento e cinquenta militares e Trinta e sete profissionais de saúde e serviu mais de Três mil refeições em Trezentas e quinze horas de voo sobre Dezesseis países .
É mesmo muita cara de pau de Bolsonaro tentar ganhar algum crédito sobre uma ação tão bem executada pelo Palácio do Itamaraty ( sede do Ministério das Relações Exteriores - MRE ) sob gestão de Lula .
Com informações da:
Agência PT de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário