A vacinação contra a Covid - Dezenove continua ocorrendo gratuitamente no Sistema Único de Saúde ( SUS ) para toda a população acima dos Seis meses de idade . E maiores de Dezoito anos de idade que já tomaram ao menos duas doses da vacina ( esquema vacinal primário ) devem receber uma dose de reforço da vacina bivalente .
Além disso, pessoas com mais de Sessenta e cinco anos de idade e pacientes imunossuprimidos com mais de Dezoito anos de idade têm acesso ao remédio antiviral nirmatrelvir / ritonavir, para tratamento logo que os sintomas aparecerem e houver confirmação de teste positivo .
Para mostrar a importância de todas as pessoas se vacinarem, o Ministério da Saúde ( MS ) lançou una nova campanha publicitária, que já está sendo veiculada na televisão, rádio, internet e locais de grande circulação de pessoas em todo o país ( assista ao vídeo em: https://youtu.be/DpH4ENORxak ) .
A campanha conta a história real de Milene Miranda, de Vinte e nove anos de idade, de São Paulo ( Capital do Estado de São Paulo - SP ), em um depoimento de alerta para os riscos de não se vacinar. Em Dois mil e vinte e um, a família dela não acreditava na importância da imunização. O pai de Milene, Leandro Queiroz dos Santos, com apenas Quarenta e nove anos de idade, alicerce da família , contraiu Covid - Dezenove e teve apenas três dias entre o diagnóstico e o falecimento .
Nova recomendação a partir de 2024
A partir de Dois mil e vinte e quatro, a imunização contra a Covid - Dezenove será incluída no Calendário Nacional de Vacinação ( CNV ) das crianças de Seis meses de idade a menores de Cinco anos de idade. A recomendação será de Oito semanas de intervalo entre a Primeira e a Segunda dose, e intervalo de Quatro meses entre a Segunda e a Terceira dose .
Adultos de grupos prioritários, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de Dezoito anos de idade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua, vão receber anualmente uma nova dose da vacina .
Com informações da:
Agência PT de Notícias / Ministério da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário