Aprovado na quinta - feira ( Vinte e três de novembro de Dois mil e vinte e três ) , o Plano Estratégico ( PE ) da Companhia Brasileira de Petróleo ( PETROBRÁS ) Dois mil e vinte e quatro - Dois mil e vinte e oito + para o período prevê investimentos da ordem de Cento e dois bilhões de dólares nos próximos Cinco anos, anunciou a empresa. O aporte, que representa um crescimento de Trinta e um por cento em relação ao ciclo anterior, abrange investimentos de Onze e meio bilhões de dólares em Projetos de baixo carbono e a recuperação das refinarias pelo aumento da capacidade de processamento . A PETROBRÁS inclusive cancelou , nesta segunda - feira ( Vinte e sete de novembro de Dois mil e vinte e três ) , a venda da refinaria LUBNOR, em Fortaleza ( Capital do Estado do Ceará - CE ) , devido a descumprimentos contratuais .
De acordo com a PETROBRÁS, o PE “ prevê o aumento de capacidade de processamento nas refinarias em Duzentos e vinte e cinco mil barris por dia ( BPD ) e da produção de óleo Diesel do tipo S - Dez em mais de Duzentos e noventa mil BPD até Dois mil e vinte e nove ” .
Na sexta - feira ( Vinte e oito de novembro de Dois mil e vinte e três ) , durante uma entrevista coletiva de imprensa, o presidente da PETROBRÁS Jean Paul Prates explicou que o PE também irá permitir a geração de Um vírgula quatro milhão de empregos diretos e indiretos nos próximos anos, com uma média de Duzentos e oitenta mil postos em cada ano .
“ A gente está apontando para exploração de novas áreas, reposição de reservas, continuidade das atividades de petróleo e gás, porém, com olho no futuro ” , explicou Prates . “ Estamos falando de coprocessamento em refinarias, gerar energia renovável em grande escala para produção de hidrogênio verde e outros produtos, metanol verde, amônia verde ” .
Prates assegurou ainda que vendas de refinarias estão canceladas na atual gestão . “ Pelo contrário, vamos investir nelas para que se tornem um parque industrial , cada uma delas ” , insistiu .
“ Aumentamos os investimentos totais da PETROBRÁS com responsabilidade, foco na disciplina de capital e compromisso de manter o endividamento sob controle ” , declarou Prates à Agência PETROBRÁS .
Plano restaura integração de toda a cadeia de produção
De acordo com o PE, a PETROBRÁS irá promover a restauração de toda a cadeia de produção, como era antes de Dois mil e dezesseis. “ O PE fortalece a PETROBRÁS no mercado brasileiro, integrando a cadeia de valor desde a produção, refino, logística até o mercado ” , informa a PETROBRÁS .
“ Serão investidos Dois vírgula um bilhões de dólares em iniciativas para remoção de gargalos logísticos, com ampliação e adequação da infraestrutura, investimento em terminais para otimizar as operações, ampliação de modais e melhoria da eficiência e resiliência ” , diz o comunicado da Agência PETROBRÁS .
Refinarias, alvo de ataques contra a soberania do país
A recuperação e expansão das refinarias brasileiras, que sofreram o maior ataque contra a soberania energética do país na história da PETROBRÁS, com as privatizações a toque de caixa no governo do ex - PR Jair Messias Bolsonaro ( do Partido Liberal - PL ), voltaram a ser alvo do capital especulativo . No final de semana, após a divulgação do PE, o jornal O Globo, claramente contrário aos interesses nacionais, publicou um editorial criticando a estratégia de recuperação do parque de refino nacional . “ Símbolos do desperdício são as inconclusas refinarias Abreu e Lima e COMPERJ ” , mentiu o jornal .
“ O Globo joga mais uma vez contra o Brasil ao condenar investimentos da PETROBRÁS em refinarias de petróleo ” , reagiu a Presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann ( do PT do Estado do Paraná - PT - PR ), pela rede social . “ Quer o país dependente do mercado externo, comprando gasolina em dólar, gerando lucro lá fora e cobrando combustível caro aqui e ainda manter os altíssimos dividendos para acionistas privados ? ” , questionou .
“ Só assim para explicar a reação aos investimentos previstos . O complexo de vira - latas não passa ” , condenou .
Empresa cancela venda de LUBNOR
Em meio aos ataques de representantes do capital transnacional , a PETROBRÁS cancelou, nesta segunda - feira ( Vinte e sete de novembro de Dois mil e vinte e três ), a venda da refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste ( LUBNOR ) , no CE . Segundo nota da Federação Única dos Petroleiros ( FUP ) , a decisão ocorreu “ em razão do descumprimento de condições precedentes estabelecidas no contrato até o prazo final , que foi no dia Vinte e cinco de novembro de Dois mil e vinte e três ” .
“ Esse é um sinal do compromisso do governo do Presidente da República ( PR ) Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ) , e da nova alta administração da PETROBRÁS, de não seguir com as privatizações, encerrando os processos de venda ” , celebrou Deyvid Bacelar, Coordenador - Geral da FUP , em comunicado da entidade .
Bacelar defende que a empresa atue para reverter outras privatizações criminosas cometidas contra o povo brasileiro . “ É importante a retomada da Rlam, da Reman e da SIX, por exemplo ” , advoga Bacelar .
“ A LUBNOR é responsável por cerca de Dez por cento da produção de asfalto no país, além de ser a única unidade de refino a produzir lubrificantes naftênicos – produto para usos nobres, como isolante térmico para transformadores de alta voltagem, amortecedores para veículos e equipamentos pneumáticos ” , informa a FUP , lembrando que ela ainda abastece todos os Estados do Nordeste ( NE ) e fornece derivados para Amazonas ( AM ), Amapá ( AP ), Pará ( PA ) e Tocantins ( TO ) .
Estrella defende auditoria sobre privatizações
A avaliação do petroleiro vai de encontro ao que pensa Guilherme Estrella , geólogo com décadas de atuação na empresa . Estrella, que teve papel decisivo , inclusive, na descoberta de petróleo na camada pré - sal das Bacias de Campos ( no Estado do Rio de Janeiro - RJ ) e Santos ( no Estado de São Paulo - SP ) , defende uma auditoria para investigar irregularidades nos processos de privatização . Na opinião do geólogo, as refinarias foram vendidas a preço de banana .
“ A refinaria de Mataripe [ antiga Refinaria Landulpho Alves, citada por Bacelar ] , por exemplo, foi vendida pela metade do preço que a PETROBRÁS pagava para a seguradora que avaliava o valor ” , denunciou Estrella , entrevista à TV Duzentos e quarenta e sete . “ Ou seja , quem comprou é receptador, não são pessoas honestas , isso tem de ser auditado ” .
Como as refinarias tinham monopólio regional, explicou, a venda de uma refinaria significa, na prática, a transferência desse monopólio ao capital privado e estrangeiro . “ Como está acontecendo na BA e no AM ” , apontou . “ É um absurdo, venderam a Reman [ Isaac Sabbá ] ” , lamentou . “ Isso tem de ser revisto ” .
Com informações da:
Agência PT de Notícias / Agência PETROBRÁS / FUP e TV 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário