O governo do Presidente da República ( PR ) Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ), por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública ( MJ ), enviou ao Estado do Rio de Janeiro ( RJ ), na noite de segunda - feira ( Vinte e três de outubro de Dois mil e vinte e três ) , mais Cento e cinquenta homens da Força Nacional ( FN ), em resposta aos ataques de milícias que aterrorizaram a Zona Oeste da Capital do RJ e terminaram com Trinta e cinco ônibus e um trem queimados .
O grupamento, mobilizado a pedido do governador do RJ Cláudio Castro ( do Partido Liberal - PL ) , se somou a Cento e cinquenta e cinco agentes que chegaram ao RJ na semana anterior, totalizando assim Trezentos e cinco membros da FN presentes no RJ. Eles vão atuar em parceria com agentes do Departamento da Polícia Rodoviária Federal ( DPRF ) e do Departamento da Polícia Federal ( DPF ) que já estão no RJ.
Além disso, seis presos por suspeita de participação nos atos estão sendo encaminhados para presídios federais. E, também por determinação do MJ, Flávio Dino ( do Partido Socialista Brasileiro - PSB ) , representantes da pasta estão participando de reuniões nesta terça - feira ( Vinte e Quatro de outubro de Dois mil e vinte e três ) com as superintendências do DPF e do DPRF no RJ.
Operações diárias e foco na inteligência
O Secretário - Executivo Ricardo Cappelli; o Secretário Nacional de Segurança Pública ( SENASP ), Tadeu Alencar; e o comandante da FN, Coronel Fernando Alencar, também têm encontros com as equipes dos governos estadual e municipal .
“ Estamos mantendo e ampliando operações diárias no RJ, no que se refere à competência federal, com realização de prisões, investigações, patrulhamento e apreensões. Vamos aumentar mais ainda as equipes federais, em apoio ao RJ e ao Município ” , informou Dino na rede social, na noite de segunda - feira ( Vinte e três de outubro de Dois mil e vinte e três ) .
“ Em um sistema federativo, temos de respeitar os demais entes da Federação e buscar ações convergentes, o máximo quanto possível. Foi assim que agimos em outros Estados que atravessaram crises de Segurança neste ano de Dois mil e vinte e três . Teremos novas decisões nos próximos dias, sob orientação do Presidente da República ( PR ) Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ) ” , completou .
Outro foco da ação do MJ, segundo Capelli, é a ampliação do trabalho de inteligência do DPF no RJ. “ Não existe solução mágica. Inteligência é o foco, mas também estamos atuando com ampliação do efetivo ostensivo com o DPRF e a FN ” , afirmou à Rede de Notícias a Cabo ( Cable News Network ) ( CNN ) Brasil .
Lula : “ Governo não vai se esconder ”
As ações tomadas pelo MJ vão ao encontro do desejo manifestado por Lula durante a live Conversa com o PR, nesta terça - feira ( Vinte e quatro de outubro de Dois mil e vinte e três ) .
Lula negou qualquer intenção de interferir no RJ, mas ressaltou que o " governo não vai se esconder " e vai buscar " compartilhar as soluções" . Lula acrescentou ainda que acionou também o Ministro da Defesa ( MD ), José Múcio.
Com informações da:
Agência PT de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário