quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Direito à igualdade: Governo Lula e sociedade se unem contra a misoginia

O lançamento da Campanha Nacional Brasil sem Misoginia ( BSM ) representa um histórico passo dado pelo governo do Presidente da República ( PR ) Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ), por meio do Ministério das Mulheres ( MM ), no enfrentamento a toda forma de violência contra as mulheres .

Brasil sem Misoginia : pacto nacional contra toda forma de discriminação, preconceito e violência contra as mulheres
 

“ Esta é uma iniciativa que segue a orientação de Lula e tem como meta e objetivo construir a igualdade e acabar com o feminicídio e com a violência contra a mulher em todo o território nacional. O BSM é um chamado para todas as autoridades e toda a sociedade sobre a urgência de enfrentarmos a misoginia em nosso país ” , disse a MM, Cida Gonçalves, no lançamento do BSB, na quarta - feira ( Vinte e cinco de outubro de Dois mil e vinte e três ) . 

Com adesão de mais de Cem empresas, a iniciativa envolve ainda organizações sociais, esportistas, tecnológicas, religiosas, sindicais e culturais, além de todos os ministérios, o Serviço Social da Indústria ( SESI ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ( SENAI ) e empresas estatais como Banco do Brasil S.A. ( BB ), Caixa Econômica Federal ( CEF ) e Petrobras ( PETRO ) .

Todos esses parceiros, lembrou Cida, se empenharão na construção de um país livre de todas as formas de violência e ódio contra as mulheres, sejam elas das áreas urbanas, do campo, da floresta ou das águas, sejam elas negras, indígenas, jovens, idosas, LGBTQIA+ ou com Pessoas com Deficiência ( PcD ) .

“ Queremos um Brasil seguro, com igualdades de oportunidades e respeito para todas as mulheres. É preciso prevenir feminicídios e as violências doméstica e sexual porque, segundo o Anuário de Segurança Pública, em Dois mil e vinte e dois, Mil e quatrocentas mulheres brasileiras foram mortas pelo fato de ser mulheres”, pontuou Cida .

Janja : “ Não podemos nos calar ”


A Primeira - Dama, Janja Lula da Silva, destacou a importância do ato : “ Nós , mulheres, não aguentamos mais o machismo e a misoginia . " .

Ela chamou a atenção da importância de os homens também participarem da campanha e fez um apelo para que a sociedade converse sobre o BSM : “ A gente precisa falar muito sobre isso, com o vizinho de porta, com o grupo de mães no colégio, em todos os espaços, com os superiores no trabalho. A gente precisa falar, não podemos e não vamos nos calar . ” .

Além disso, Janja também celebrou a participação e a adesão de representantes de empresas de tecnologia : “ Estou muito feliz em ver Google e Facebook aqui, porque na rede social acontecem ataques às mulheres. Fico muito feliz também que são duas mulheres que estão como representantes, e vamos cobrar que esses ataques nas redes sejam criminalizados e essas contas excluídas . ” .

Benedita: basta à misoginia


Muito aclamada pela plateia, a deputada federal Benedita da Silva ( do PT do Estado do Rio de Janeiro - PT - RJ ) também participou da cerimônia. Ela destacou que o desafio para enfrentar a misoginia é grande no país, onde a violência contra a mulher é uma constante e atinge principalmente as mulheres negras .

“ Por isso a campanha é da sociedade como um todo, não basta ser maioria, ainda não alcançamos os espaços de decisão e poder para mudar o rumo dessa história, mas podemos, sim, mudar o final dela ” , afirmou a parlamentar .

“ Essa não é uma tarefa fácil, mas estamos juntas para que possamos buscar uma prevenção constante para que as mulheres brasileiras estejam realmente seguras e possam ir aonde elas queiram, e ficar com quem elas quiserem. Vamos dar um basta na misoginia ” , conclamou Benedita .

A representante adjunta da Organização das Nações Unidas ( ONU ) Mulheres no Brasil, Ana Carolina Querino, celebrou a iniciativa e reforçou a urgência de se lutar contra as desigualdades de gênero. “ O lançamento do BSM é uma iniciativa acertada . É fundamental acelerar o progresso das mulheres ” , disse

Cooperação técnica 


No lançamento da ação, houve a assinatura de dois acordos de cooperação entre o MM e os Ministérios da Cultura (  MinC ) e dos Transportes ( MT ) . 

O acordo com o MinC busca promover a colaboração mútua no enfrentamento à misoginia por meio da construção de condições favoráveis e seguras para as práticas artísticas e culturais de meninas e mulheres .

A MinC, Margareth Menezes, destacou o alinhamento entre os órgãos na busca de um país sem violência contra as mulheres: “ Precisamos ter o direito de nos posicionarmos. Precisamos criar uma estrutura de país onde a palavra seja a melhor maneira de debater. Arma de fogo não é processo democrático, não existe processo democrático onde arma de fogo é usada. O MinC tem essa sensibilidade no lugar da mulher ” , disse, lembrando que a maioria dos trabalhadores da cultura é formada por mulheres .

Já com o MT, foi firmado um Protocolo de Intenções focado na mobilização de concessionárias e empresas públicas. “ Procurei Cida para buscar inserir cada vez mais mulheres no mercado de trabalho na área do transporte e garantir respeito às mulheres que trabalham nele . Quero dizer que neste Ministério nós também defendemos direitos iguais ” , afirmou o responsável pelo MT, Renan Filho ( do Movimento Democrático Brasileiro do Estado de Alagoas - MDB - AL ) .

Termos de adesão 


As entidades e empresas que aderiram à iniciativa assinaram o termo elaborado pelo MM comprometendo - se a promover ações de enfrentamento à misoginia no âmbito de seu público, linguagem e capacidade. O intuito é estimular debates e reflexões sobre papéis sociais atribuídos a mulheres e homens e mobilizar a sociedade para as necessárias mudanças de comportamento dos grupos. 

Entre algumas das entidades que se somaram à campanha estão a Articulação Brasileira de Lésbicas ( ABL ), a Agência Nacional de Mineração ( ANM ), Bayer Brasil, Coca-Cola Brasil, Cielo, Central Única dos Trabalhadores ( CUT ), Fórum De Mulheres do Mercosul ( FMM ), Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop ( FNMHH ), Instituto Avon, Tim Celular, Shien, Natura, Youtube Brasil, Católicas Pelo Direitos De Decidir ( CPDD ), Evangélicas Pela Igualdade de Gênero ( EPIG ), Casas Pernambucanas, Uber Brasil . 

“ É uma alegria compartilhar este momento de esperança em que empresas, torcidas organizadas de futebol, movimentos sociais e sindicais, organizações religiosas, juntos se comprometem a promover ações de enfrentamento à misoginia cada qual em seu âmbito de atuação com seu público e sua linguagem e com a sua capacidade ” , ressaltou Cida .

E acrescentou : “ Vamos juntas e juntos estimular debates, reflexões sobre papéis sociais atribuídos a mulheres e homens, a mobilizar a sociedade para mudanças de comportamento dos grupos. O MM, enquanto inaugurador dessa iniciativa, estimula que cada parceiro protagonize campanhas de formação, de ações para construção da igualdade e no enfrentamento à violência ” . 

Participaram do lançamento as ministras Marina Silva ( do Partido Rede Sustentabilidade - REDE ) ( do Meio Ambiente - MMA ), Nísia Trindade ( da Saúde - MS ), Aniele Franco ( Igualdade Racial - MPIR ) e Sônia Guajajara ( dos Povos Indígenas - MPI ), além da Vice - Governadora do Distrito Federal ( DF ), Celina Leão, e da empresária Luiza Brunet .

Com informações da:

Agência PT de Notícias / Elas por Elas

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