sábado, 9 de maio de 2020

Epidemia: Jornal dá como fato a exoneração de Borba Casa Civil de SC

O advogado Douglas Borba ( do Partido Progressista - PP ) não é mais chefe Casa Civil ( CC ) do governo do Estado de Santa Catarina ( SC ). O governo do Estado não confirmou algo oficialmente ainda. Mas é fato. Uma reunião na Casa d'Agronômica ( residência oficial do governador Carlos Moisés da Silva - do Partido Social Liberal - PSL ), comandada por Silva, discute, na tarde deste sábado ( nove de maio de dois mil e vinte ), a reformulação no primeiro escalão.

Borba, que também é vereador de Biguaçu ( município da região metropolitana de Florianópolis - Capital de SC ) sai em função da investigação em torno da compra de duzentos ventiladores mecânicos, ainda não entregues, ao governo do Estado com pagamento antecipado de trinta e três milhões de reais. Uma força-tarefa ( * vide nota de rodapé ) entre Ministério Público do Estado de SC ( MPSC ), Tribunal de Contas do Estado de SC ( TCE-SC ) e Polícia Civil do Estado de SC ( PCSC ) cumpriu trinta e cinco mandados de busca, apreensão e sequestro de bens em SC e em outros três Estados na manhã deste sábado ( nove de maio de dois mil e vinte ). A Operação, batizada de Ó Dois ( O2 ), conseguiu o bloqueio de onze milhões de reais e apreendeu, em espécie, trezentos mil reais em uma empresa no Estado do Rio de Janeiro ( RJ ) ( *2 vide nota de rodapé ) .

O caso já havia resultado no pedido de exoneração do secretário de Estado da Saúde ( SES ), Helton Zeferino ( *3 vide nota de rodapé ). Em depoimento, Zeferino disse que Borba Borba indicou a empresa contratada para a compra dos duzentos ventiladores mecânicos por trinta e três milhões de reais e pressionou o governo por contratos ( *4 vide nota de rodapé ).

Considerado o braço direito de Silva, Borba prestou depoimento na manhã deste sábado ( nove de maio de dois mil e vinte ) na PCSC ( *5 vide nota de rodapé ).

Silva alega que a compra foi feita em momento de "desespero" ( *6 vide nota de rodapé ). O caso já motivou a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito ( CPI ) na Assembleia Legislativa do Estado de SC ( ALESC ) ( *7 vide nota de rodapé ).

P.S.:

Notas de rodapé:

* A compra emergencial de duzentos ventiladores mecânicos ao preço de trinta e três milhões de reais com pagamento antecipado é melhor detalhada em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/05/epidemia-sc-explica-que-pagamento.html .

*2 As operações da força-tarefa na operação Ó dois ( O2 ) são melhor detalhadas em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/05/epidemia-forca-tarefa-de-sc-cumpre.html .

*3 O pedido de exoneração de Zeferino da SES é melhor detalhado em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/05/epidemia-zeferino-fala-dos-motivos-que.html .

*4 A denúncia de Zeferino de que teria sido Borba que indicou o fornecedor dos ventiladores mecânicos é melhor detalhada em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/05/epidemia-ex-secretario-da-saude-de-sc.html .

*5 A presença de Borba na DEIC da PCSC é melhor detalhada em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/05/epidemia-forca-tarefa-em-sc-apura.html .

*6 A alegação de Silva de que a compra foi feita em momento de desespero é melhor detalhada em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/05/epidemia-governador-de-sc-defende-sua.html .

*7 A instalação de uma CPI na ALESC para investigar a compra dos ventiladores é melhor detalhada em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/05/epidemia-assembleia-legislativa-de-sc.html .

Com informações de:

Renato Igor do jornal Diário Catarinense ( DC ) .



Nenhum comentário:

Postar um comentário