domingo, 10 de maio de 2020

Crise versus oportunidade: Serviço social autônomo apoia empresas em meio a incertezas do mercado

Em tempos de pandemia, adaptação é a palavra-chave para manter-se em funcionamento. No Estado de Santa Catarina ( SC ), para ajudar a driblar os problemas causados pela imprevisibilidade do mercado e pela interrupção temporária das atividades, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa ( SEBRAE ) lançou um plano de ações com o intuito de oferecer uma assistência aos empreendedores no sentido de apoio a tomada de decisões certas em meio às incertezas do mercado.

Por meio de conteúdo gratuito e on-line, a instituição compartilha conhecimento sobre diversas áreas do mundo dos negócios com o intuito de ajudar empreendedores a superarem adversidades em todos os setores da empresa — das finanças ao marketing.

Entre os conteúdos disponíveis estão palestras on-line, lives interativas, webinars e páginas especiais com e-books aprofundados sobre setores específicos. Abaixo, conheça mais sobre cada umas das ações do SEBRAE e programe-se para aprender.

Webinars

Outra ação pensada para levar informação para quem está buscando soluções para seus negócios em meio à crise do coronavírus são os webinars, que funcionam como um bate-papo entre empreendedores e especialistas com o intuito de levar informação e tirar dúvidas sobre temas específicos. Até o momento, cinco webinars sobre diferentes assuntos já foram realizados e podem ser acessados no link do Serviço Social Autônomo.

1 - Como reduzir os impactos da crise nos pequenos negócio: o webinar faz um apanhado sobre crédito, incentivos fiscais, relações trabalhistas, redução de custos e marketing e vendas.
2 - Como reduzir os impactos da crise nos pequenos negócios: informações sobre crédito, finanças e legislação trabalhista.

3 - Como reduzir os impactos da crise em sua empresa por meio de renegociação e mediação: o webinar trata sobre Renegociação e Mediação, sendo muito focado nos problemas que podem ser resolvidos por meio de negociação, como pagamento de alugueres, por exemplo.

4 - Como enfrentar a crise utilizando o Marketing, a Comunicação e a Atitude Inovadora: o webinar trouxe dicas para combater a crise por meio de ferramentas do marketing e da comunicação.
5 - Internacionalização dos Pequenos Negócios no Pós-crise: uma conversa sobre como adotar a internacionalização como estratégia para potencializar os negócios em um momento pós-crise.

Pensados para trazer respostas sobre como reduzir os impactos da crise nos pequenos negócios, cada webinar tem duração aproximada de uma hora e trinta minutos a duas horas.

Em sete de maio de dois mil e vinte, às dez horas da manhã, o tema foi “A inovação como estratégia para sobreviver e crescer no mercado pós-crise”. Participaram do evento Luc Pinheiro ( diretor técnico SEBRAE / SC ), Gil Giardelli ( Roboticista, Professor Global de Mastering Business Administration - MBA e colunista da rede de emissoras de rádio BandNewsFM ), José Eduardo Fiates (diretor de Inovação da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC ) e Fábio Beal ( Kiper Tecnologia).

Palestras on-line

Além dos webinars, o SEBRAE / SC também está promovendo palestras diárias com especialistas sobre diversos assuntos. Todos os dias, às dez horas da manhã ou às dezesseis horas, uma figura referência em sua área aborda um tema relevante para quem é dono do seu próprio negócio e busca trazer soluções nas áreas de Marketing e Vendas, Finanças, Inovação, Gestão de Crise e Desafios do Microempreendedor Individual ( MEI ). Para participar, basta inscrever-se gratuitamente no site do SEBRAE / SC.

Por exemplo, na semana entre seis e oito de maio de dois mil e vinte, foi produzida uma programação que contemplou:

Marketing e vendas

06/05 | 16h: Presença online - Vendendo em meio ao caos, com Flávio Guerrico
08/05 | 10h: Marketing Humanizado, fontes, cases e inspiração, com Liliane Ferrari

Gestão de crise

07/05 | 16h: Comunicação positiva para engajamento de equipes, com Day Louise
08/05 | 16h: Covid-19: impactos no consumo de mídia, com Giovana Alcântara | Associação Catarinense de Concessionários de Emissoras de Rádiodifusão e Teledifusão ( ACAERT )

Lives no Instagram

Por meio de lives no Instagram do @sebraesc, de segunda a sexta, às quatorze horas, especialistas falam sobre o universo do empreendedorismo com o objetivo de ajudar empresários neste momento de crise.
Com duração de meia hora, as lives sempre contam com um mediador e um convidado especialista no assunto que será abordado no dia. O tema das lives é sempre divulgado no próprio Instagram do SEBRAE / SC, assim, é possível se programar para assistir e pensar em perguntas específicas para fazer aos especialistas, já que esta é uma ação interativa.

Confira os temas que foram lives da semana entre seis e oito de maio de dois mil e vinte:

06/05: “Vivência do MEI na gestão do negócio”, com Fernanda Fontão
07/05: “Anunciar é a alma do negócio: a importância da comunicação durante e após a pandemia”, com Fernanda Morgado
08/05: Dicas para o MEI planejar seu negócio, com Jones Augusto.

Mais conteúdo

Além de todo o conteúdo em vídeo dos webinars, lives e palestras, o SEBRAE / SC também disponibiliza uma série de links com conteúdos sobre temáticas variadas do meio dos negócios, direcionadas para perfis variados.
Na página especial, é possível acessar:
E-books
Palestras Online: ao vivo e gravadas
Webinars



Além da página especial, o SEBRAE / SC também oferece produtos de inteligência atualizados sobre o tema em diversos setores da economia.

Com informações de:

Estúdio NSC ( branded@somosnsc.com.br ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário