terça-feira, 5 de maio de 2020

Epidemia: Ribeiro é apresentado oficialmente como novo secretário de Saúde de SC

Ao lado do governador do Estado de Santa Catarina ( SC ) Carlos Moisés da Silva ( do Partido Social Liberal - PSL ) pela primeira vez desde que iniciou a pandemia do coronavírus, o médico André Motta Ribeiro foi apresentado nesta segunda-feira ( quatro de maio de dois mil e vinte ), em entrevista coletiva de imprensa, como o novo secretário de Estado da Saúde ( SES ) do Estado de SC ( * vide nota de rodapé ). O anúncio foi feito logo depois que a deputada federal Carmen Zanotto ( do partido Cidadania ) recusou o convite para comandar a pasta.

Já conhecido no governo de Silva, o até então secretário-adjunto da SES conhece o desafio que vai encarar tão logo seja nomeado, possivelmente nesta terça-feira ( cinco de maio de dois mil e vinte ), mas traz consigo a proposta de continuidade no trabalho de enfrentamento ao vírus:

- Vamos continuar com tudo que foi construído e muito bem construído, e espero poder corresponder à altura este desafio. Estive reunido mais uma vez com todos os profissionais que integram a SES e que vão seguir ao meu lado.
Servidor de carreira no Estado, Ribeiro trabalhou no setor de emergência do Hospital Governador Celso Ramos ( HGCR ), em Florianópolis ( Capital de SC ), e na coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( SAMU ) estadual. Antes disto, já havia atuado a Secretaria Municipal de Saúde ( SMS ) da Capital e também fez parte do quadro de profissionais da SMS em São José ( município da Região Metropolitana da Capital ).

Formado em medicina pela Universidade de Santa Maria ( UFSM ), no Estado do Rio Grande do Sul ( RS ), tem em seu currículo especializações em administração hospitalar, medicina de urgência e emergência, clínica médica e medicina de família e comunidade e foi elogiado por Silva durante sua apresentação.

- Ele tem envergadura necessária para dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito neste momento tão importante. Ele toca com a mesma equipe e grupo de trabalho, numa pasta muito ampla, muito grande e uma das que mais movimenta recursos públicos em SC - disse.

Silva também acrescentou que Ribeiro seguirá no cargo, ao menos, até o fim da pandemia do coronavírus e afirmou, quando questionado, que não há novos nomes estudados pelo Estado para representar a SES.

Após polêmica dos ventiladores mecânicos

O ex-secretário da SES, Helton Zeferino, pediu exoneração do cargo na quinta-feira ( trinta de abril de dois mil e vinte, ( *2 vide nota de rodapé ) após a polêmica compra dos duzentos ventiladores mecânicos por trinta e três milhões de reais ( *3 vide nota de rodapé ). O valor foi pago adiantado pelo governo do Estado, que ainda não recebeu os equipamentos. ( *3 vide nota de rodapé ) A última previsão é de que os aparelhos cheguem a SC até vinte de maio de dois mil e vinte ( *3 vide nota de rodapé ).
Desde então, Zeferino, que não havia se manifestado sobre a sua saída do Estado. Nesta segunda-feira ( quatro de maio de dois mil e vinte ), falou com exclusividade ao telejornal Bom dia Santa Catarina da NSC TV ( afiliada da Rede Globo de Televisão - RGTV ), quando confirmou ter autorizado a aquisição dos ventiladores mecânicos com dispensa de licitação, mas afirmou que não cabe ao secretário certificar a nota fiscal e confirmar o pagamento ( procedimentos previstos na Lei número quatro mil trezentos de vinta de mil novecentos e sessenta e quatro - lei que estabelece regras e procedimentos para o exercício da administração das finanças públicas ) ( *3 vide nota de rodapé ). Disse, também, que saiu espontaneamente para que o combate ao coronavírus não perdesse o foco, e defendeu que o processo de compra dos ventiladores mecânicos seja devidamente esclarecido.

P.S.:

Notas de rodapé:

* O anúncio da indicação de Ribeiro para a pasta é melhor detalhado em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/05/epidemia-ribeiro-e-o-novo-secretario-de.html .

*2 O pedido de exoneração de Zeferino da SES e as explicações são melhor detalhados em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/05/epidemia-zeferino-fala-dos-motivos-que.html .

*3 O pagamento adiantado da compra de duzentos ventiladores mecânicos pelo Estado é melhor detalhado em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/05/epidemia-sc-explica-que-pagamento.html .

Com informações de:

Clarissa Battistella ( clarissa.battistella@somosnsc.com.br ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário