terça-feira, 4 de abril de 2023

Direitos Humanos: grupo neonazista preso em SC recrutava jovens de outras células criminosas

O grupo neonazista do Estado de Santa Catarina ( SC ) recrutava jovens já radicalizados, pertencentes a outras células criminosas. Segundo a Polícia Civil do Estado de SC ( PCSC ), os possíveis integrantes eram convidados pela internet e em encontros presenciais. As informações são do Portal G1SC.



Parte do grupo foi presa em novembro de Dois mil e vinte e dois em SC ( Foto : Polícia Civil, divulgação )

Dez pessoas foram presas por suspeita de integrar esse grupo skinhead neonazista — oito delas em São Pedro de Alcântara ( na Região Metropolitana de Florianópolis - Capital do Estado de SC ) no ano de Dois mil e vinte e dois ( * vide nota de rodapé ) e outras duas na última quarta-feira ( Vinte e nove de março de Dois mil e vinte e três ) em Caxias do Sul ( no Estado do Rio Grande do Sul - RS ) ( *2 vide nota de rodapé ). 

A prisão na cidade da Grande Florianópolis ocorreu após uma denúncia anônima. Todos os Dez presos, segundo a PCSC, estavam no sítio. Os dois detidos no RS tinham ido embora antes da Polícia Civil do Estado do RS ( PCRS ) chegar ao local. 

A dupla foi presa temporariamente e também foi alvo de mandados de busca e apreensão. Eles foram indiciados por racismo e por integrarem uma organização criminosa. 

—  Esse grupo possui um sistema mais rigoroso de recrutamento. Fazem contato pessoais ou pela internet, mas para que façam parte do grupo tem que ter uma certa convivência, uma certa confiança e  serem aprovados por unanimidade. Eles possuem um estatuto que tem que ser respeitado e um certo período que devem passar — explicou o delegado Arthur de Oliveira Lopes, da delegacia de repressão ao racismo e a delitos de intolerância ( DRRCI ), ao G1SC. 

Grupo era braço de neonazistas internacionais 

O grupo é apontado pela PCSC como a “filial” brasileira de uma organização supremacista internacional. 

O grupo internacional de supremacistas ao qual a PCSC se refere surgiu nos Estados Unidos da América ( EUA ) nos anos Oitenta. Ele se expandiu pelo mundo nas décadas seguintes e recebeu propaganda de bandas de rock, que pregavam o ódio racial em suas letras.

P.S.:

Notas de rodapé:

* A prisão de suspeitos de neonazismo em reunião em sítio de SC em 2022 é melhor detalhada em: https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2022/11/direitos-humanos-sitio-em-sc-abrigava.html .

*2 A prisão de dois suspeitos de neonazismo no RS é melhor detalhada em: https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2023/04/direitos-humanos-policia-prende-mais-2.html .  

Com informações de:


Caroline Borges ( caroline.borges@somosnsc.com.br ) . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário