sexta-feira, 14 de abril de 2023

Emergência em saúde: metade dos municípios de SC esta infestada pelo mosquito da dengue

Metade dos municípios do Estado de Santa Catarina ( SC ) está infestado pelo mosquito da dengue, que já deixou ao menos Dez mortos no Estado de SC. Os Dez vírgula seis mil casos confirmados, desde o início do ano de Dois mil e vinte e três, estão em ao menos Cento e quarenta e cinco cidades catarinenses, sendo cinco delas com registros de epidemia. Os números são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica ( DIVE ) da Secretaria de Estado da Saúde ( SES ), divulgados nesta quarta-feira ( Doze de abril de Dois mil e vinte e três).



( Foto : Agência Efe / Folhapress )

O Estado de SC decretou situação de emergência em saúde no fim do mês de março de Dois mil e vinte e três, quando o número de pacientes com a doença se aproximou dos Cinco mil. Desde então, o crescimento semanal de casos tem sido próximo de mil novos pacientes, com exceção das duas últimas semanas. Na comparação com os dados divulgados há sete dias, SC registrou o crescimento de quase Seiscentos novos casos e três mortes — uma média de Oitenta e cinco diagnósticos por dia. Crescimento que há Quinze dias foi de Quatrocentos casos.

Joinville ( maior cidade de SC ), no Norte do Estado, e Palhoça, na Grande Florianópolis Capital do Estado ), detêm a maioria dos pacientes. As duas somadas representam Cinquenta e dois vírgula seis por cento de todos os casos do Estado. Ainda na Grande Florianópolis, a Capital ocupa a terceira posição, com Oitocentos pacientes infectados pela doença.

As duas cidades estão na lista dos municípios que decretaram epidemia, junto com Quilombo, Saudades e União do Oeste.

Quase Seiscentos novos casos em uma semana

Na comparação com o boletim anterior da DIVE, SC teve aumento de Seiscentos casos em sete dias. O número, apesar de alto, não é o maior aumento registrado no tempo analisado. O Estado chegou a contabilizar Quatro mil novos casos em sete dias.

No boletim da semana passada, o Estado tinha Dez mil e quarenta confirmações — agora, são Dez mil seiscentos e trinta e sete. Ao menos Vinte e um mil trezentos e trinta e nove permanecem como casos suspeitos em investigação.

Com informações de:

Diane Bikel ( diane.bikel@nsc.com.br ) . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário