A ligação entre o magnata Jeffrey Epstein e o Presidente da República ( PR ) dos Estados Unidos ( EUA ) , Donald Trump , voltou a ser foco de questionamentos na última quarta-feira ( Doze de novembro de Dois mil e vinte e cinco ) , após novos arquivos da investigação sobre abuso sexual de menores e tráfico humano envolvendo o bilionário serem divulgados . Em e-mails , o abusador sexual mencionou que Trump “ passou horas ” em sua casa com uma das vítimas e que ele sabia o “ quão sujo Trump é ” .
Epstein foi um empresário americano acusado de ter abusado de mais de Duzentos e cinquenta meninas menores de idade e de operar uma rede de exploração sexual . Ele era conhecido por sua ampla rede de contatos com políticos , celebridades e executivos . Preso em julho de Dois mil e dezenove , autoridades dos EUA afirmam que ele tirou a própria vida depois de um mês na prisão .
O que disse Epstein sobre Trump
Em um e-mail de Epstein de abril de Dois mil e dezoito , dirigido à sua ex-namorada , Ghislaine Maxwell , posteriormente condenada por facilitar os crimes , o magnata afirmou : “ Quero que você perceba que o cachorro que não latiu é Trump ” . Ele acrescentou que uma das vítimas “passou horas na minha casa com ele … e ele nunca foi mencionado uma única vez ” .
Em outro e-mail , enviado por Epstein em Vinte e três de agosto de Dois mil e dezoito , à advogada Kathryn Ruemmler , ex-conselheira da Casa Branca ( Sede do Poder Executivo Federal - PEF ) dos EUA ) no governo Barack Obama , refere-se a Donald Trump como “ sujo ” . Na época , Trump era presidente e enfrentava acusações de fraude contábil relacionadas a pagamentos à triz pornográfica Stormy Daniels .
A troca de e-mails teve início quando Ruemmler enviou a Epstein um artigo de opinião do jornal The New York Times 9 NYT ) no qual o colunista Bret Stephens argumentava que Trump havia cometido “ crimes e delitos graves ” que justificariam um impeachment . O texto detalhava a confissão de Michael Cohen , ex-advogado de Trump , que se declarou culpado no caso .
Epstein respondeu minutos depois :
“ Acho que ele defende a ideia de que era dinheiro dele , do Trump , o que tornaria a coisa não ilegal . Embora ele também tenha dito que só soube depois , certo ? E o fato é que , segundo a acusação , isso foi registrado como ‘ serviços prestados ’ e com valor aumentado . Tenho certeza de que o contador dele já deve ter colaborado com a investigação , de qualquer forma . Conversei ontem em detalhes com Starr sobre as acusações , sobre como o Trump pode fazer um acordo ( com o procurador especial ) . O lixo dos Clinton , sim , Starr me contou mais . YECHHHH ! ” .
A referência a “ Starr ” possivelmente é a Kenneth Starr , ex-promotor que integrou a defesa de Epstein . Ruemmler rebateu :
“ Não faz diferença se o dinheiro era dele . A questão é a falta de transparência . Além disso , o fato de ele ter mentido descaradamente sobre isso deixa claro que sabia que era ilegal . ”
Epstein então finaliza :
“ Veja, eu sei o quão sujo o Trump é . Acho que pessoas de negócios de Nova York ( NY ) que não são advogadas não têm ideia do que significa quando o ‘ consertador ’ dele [ Cohen ] resolve falar . ”
Em mensagem de Dois mil e dezenove, ao escritor Michael Wolff , autor de diversos livros sobre Trump , Epstein afirma que Trump “ sabia sobre as garotas ” — aparentemente em referência à alegação de Trump de que expulsou ele de seu clube Mar-a-Lago por assediar jovens funcionárias .
“Trump disse que me pediu para renunciar , nunca fui membro . É claro que ele sabia sobre as meninas , já que pediu para Ghislaine parar ” , escreveu Epstein .
O que diz Trump e a Casa Branca
Em resposta à divulgação dos e-mails , Trump afirmou em uma rede social que a polêmica é uma “ armadilha ” criada pelos democratas :
“ Os democratas estão tentando ressuscitar a farsa de Jeffrey Epstein porque fariam qualquer coisa para desviar o foco de como se saíram mal na paralisação e em tantos outros assunto . ( … ) Apenas um republicano muito ruim ou estúpido cairia nessa armadilha . Não deve haver distrações com Epstein ou qualquer outra coisa . ”
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt , afirmou que Trump “ não fez nada de errado ” e acusou os democratas de divulgarem os e-mails “para difamar Trump ” .
Ela também questionou o fato de os documentos terem sido publicados no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados ( CD ) votaria o fim do shutdown e disse que a oposição estava usando o caso para atacar o governo e criar uma narrativa falsa .
Crise no governo Trump
O caso Epstein representa uma crise para o governo Trump , já que até mesmo apoiadores dele têm questionado as possíveis ligações e pedem a publicação dos documentos ligados ao bilionário . Mesmo negando , Trump tem sofrido pressões , inclusive por sua base aliada .
Há diversas teorias que alimentam o caso , muitas conspiratórias , que ficaram conhecidas e passaram a ter influência na política americana . A maioria coloca o magnata como um exemplo da elite corrupta protegida pelo que chamam de “ Estado profundo ” .
Diversas figuras do entorno de Trump já se posicionaram de forma crítica contra o caso Epstein , que não teve um avanço significativo nas investigações . O ex-marqueteiro de Trump , Steve Bannon , e o vice-PR JD Vance já se manifestaram favoráveis pela divulgação dos arquivos de Epstein .
Em junho , durante a saída do bilionário Elon Musk do governo Trump , o empresário fez uma série de publicações contra o republicano , incluindo uma fala em que afirmava que Trump era citado nos arquivos do caso e por isso não teria divulgado os documentos .
É fato que os dois se conheciam e eram vistos juntos , o que pode ser registrado em diversas fotografias e em uma entrevistada publicada em Dois mil e dois à revista New York . Na época , Trump disse conhecer Epstein havia Quinze anos , o chamou de um “ cara fantástico ” , e declarou : “ Dizem até que ele gosta de mulheres bonitas tanto quanto eu , e muitas delas são do tipo mais jovem ” .
* Com informações do Portal Gê Um , do jornal O Globo e Mariana Barcellos ( mariana.barcellos@nsc.com.br ) .
Nenhum comentário:
Postar um comentário