O segundo processo de impeachment ( * vide nota de rodapé ), contra o governador do Estado de Santa Catarina ( SC ) Carlos Moisés da Silva ( do Partido Social Liberal - PSL ) referente à compra dos duzentos ventiladores mecânicos por trinta e três milhões de reais com pagamento antecipado sem exigência de garantias e sem entrega dos produtos, volta à pauta da Assembleia Legislativa do Estado de SC ( ALESC ). A sessão que votará a abertura da tramitação está marcada para começar às quatorze horas desta terça-feira ( vinte de outubro de dois mil e vinte ), mas a Ordem do Dia começa às dezesseis horas. Assim como ocorreria na quinta-feira passada ( quinze de outubro de dois mil e vinte ), quando a votação foi adiada, Silva deve sofrer uma derrota contundente no votos dos quarenta deputados.
A denúncia trata das ações feitas durante a pandemia em SC como a licitação inacabada do hospital de campanha e a compra fraudulenta de duzentos ventiladores mecânicos. Diferentemente do processo da equiparação salarial, que está mais avançado, neste caso somente Silva é alvo.
Os bastidores apontam que o Silva não deve conseguir nem os seis votos favoráveis conquistados na votação do primeiro impeachment ( * 2 vide nota de rodapé ). A base governista ficou ainda mais fragilizada, além de o tema ser sensível ao apelo popular. O jornalista Upiara Boschi ( do jornal Diário Catarina - DC ) destacou nos últimos dias que o Poder Executivo Estadual ( PEE ) desistiu de apelar aos parlamentares por votos.
Caso seja aprovada a abertura do processo, forma-se um novo Tribunal do Julgamento, assim como na questão da equiparação salarial. O grupo é formado por cinco desembargadores e cinco deputados, além do presidente do Tribunal de justiça do Estado de Santa Catarina ( TJSC ). Somente se houver aprovação por maioria simples neste Tribunal é que o governador pode ser afastado.
Com informações de:
Ânderson Silva, do jornal Diário Catarinense ( DC ) .
P.S.:
Notas de rodapé:
* Mais informações sobre o segundo processo de impeachment contra Silva em:
https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/10/epidemia-assembleia-de-sc-agiliza.html .
*2 Mais sobre o primeiro processo de impeachment contra Silva em:
https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/10/impeachment-julgamento-sobre-legalidade.html .
Nenhum comentário:
Postar um comentário