As bancadas do Partido dos Trabalhadores ( PT ) na Câmara dos Deputados ( CD ) e no Senado Federal ( SF ) emplacaram Vinte e dois nomes ( Dezessete deputados e Cinco senadores ) na lista dos “ Cabeças do Congresso Nacional ( CCN ) ”, elaborada anualmente há Vinte e nove anos pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar ( DIAP ) .
Pelo Vigésimo - quarto ano consecutivo, o PT lidera a lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional ( CN ). Com oito nomes ( deputados e deputadas ), o PT também lidera a lista dos Cinquenta parlamentares considerados em “ ascensão ” no Parlamento e que, mantida a trajetória, podem figurar futuramente na lista dos Cem “ Cabeças do CN ” . O levantamento foi divulgado pelo DIAP nesta sexta - feira ( Vinte e nove de setembro de Dois mil e vinte e três ) .
Os “ Cabeças do CN l”, segundo o DIAP, são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de suas qualidades e habilidades no dia a dia do Parlamento. Entre esses atributos destacam - se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, além de articular e formular propostas. A lista dos Cem parlamentares mais influentes de Dois mil e vinte e três é composta por Setenta e um deputados e Vinte e nove senadores, sendo Sessenta e nove por cento pertencentes à base de sustentação do governo Lula e Trinta e um por cento de oposição .
“ O PT, partido do Presidente da República ( PR ) Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ), possui a maior representação entre os Cabeças do CN Dois mil e vinte e três, mesmo sendo a Segunda maior bancada. O PT, organizado em núcleos temáticos, sempre exerceu muita influência sobre a agenda legislativa, mesmo quando estava na oposição ” , destaca a publicação do DIAP .
Senado
Cinco dos oito parlamentares do PT no SF figuram na lista daqueles considerados como a elite do Poder Legislativo Nacional ( PLN ) . O líder do PT no SF, Fabiano Contarato ( do PT do Estado do Espírito Santo - PT - ES ), e os senadores Humberto Costa ( do PT do Estado de Pernambuco - PT - PE ), Jaques Wagner ( do PT do Estado da Bahia - PT - BA ), Paulo Paim ( do PT do Estado do Rio Grande do Sul - PT - RS ) e Rogério Carvalho ( do PT do Estado de Sergipe - PT - SE ) são os integrantes do PT na lista.
Câmara
Na lista dos “Cabeças do CN ” da CD estão os líderes do PT, deputado Zeca Dirceu ( do PT do Estado do Paraná - PT - PR ), e do governo, deputado José Guimarães ( do PT do Estado do Ceará - PT - CE ), e a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann ( PT - PR ) . Também fazem parte os (as ) deputados ( as ) petistas, por ordem alfabética: Alencar Santana ( do PT do Estado de São Paulo - PT - SP ), Arlindo Chinaglia ( PT - SP ), Benedita da Silva ( do PT do Estado do Rio de Janeiro - PT - RJ ), Bohn Gass ( PT - RS), Carlos Zarattini ( PT - SP), Erika Kokay ( do PT do Distrito Federal - DF ), Lindbergh Farias ( PT - RJ), Maria do Rosário ( PT - RS ), Nilto Tatto ( PT - SP ), Odair Cunha ( PT do Estado de Minas Gerais - PT - MG ), Reginaldo Lopes ( PT - MG ), Rogério Correia ( PT - MG ), Rubens Pereira Júnior ( do PT do Estado do Maranhão - PT - MA ) e Rui Falcão ( PT - SP ) .
Em ascensão
O PT também lidera, com Oito nomes, a lista dos parlamentares que estão em “ ascensão” na lista dos mais influentes do CN. Todos pertencem à Bancada do PT na CD. São eles ( em ordem alfabética ) : Airton Faleiro ( do PT do Estado do Pará - PT - PA ), João Daniel ( PT - SE ), Joseildo Ramos ( PT - BA ), Luizianne Lins ( do PT do Estado do Ceará - CE ), Natália Bonavides ( do PT do Estado do Rio Grande do Norte - PT - RN ), Paulo Guedes ( PT - MG ), Pedro Uczai ( PT - SC ) e Valmir Assunção ( PT - BA ) .
Pela classificação do DIAP, os parlamentares em “ ascensão ” são aqueles que vêm recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais que, mantida a trajetória, podem credenciá - los ( credenciá - las ) a aparecerem em uma futura lista da elite parlamentar do CN.
Paulo Paim sempre esteve na elite do Congresso Nacional
Dos Cem parlamentares da Primeira edição da série “ Cabeças ” do CN, publicada em Mil novecentos e noventa e quatro, apenas um se manteve na lista em todos os Trinta anos da publicação, demonstrando “ grande prestígio, influência e capacidade de articulação ” . O senador Paulo Paim ( PT - RS ) sempre fez parte da lista, tanto como deputado federal quanto como senador .
“ Além de excelente trânsito entre os pares, Paim, como é carinhosamente chamado pelos demais parlamentares, reúne habilidades que o credenciaram a exercer influência por mais de duas décadas consecutivas no CN ” , destaca o DIAP .
Entre os atributos que caracterizam protagonista do processo legislativo1, se destacam a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo.
A escolha dos parlamentares mais influentes de 2023, neste 1º ano da 57ª Legislatura, foi impactada por 3 vetores: alternância do poder na Presidência da República, reeleição dos presidentes das casas legislativas e formação de federações partidárias.
No primeiro caso, pelo deslocamento de partidos e parlamentares da situação para a oposição e vice - versa. No segundo, pelo poder que tem o presidente da Casa reeleito para alocar aliados nos espaços do poder no interior da Casa legislativa. E no terceiro, pelo arranjo partidário decorrente da união de partidos durante toda a legislatura.
A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, que vai do 1º trimestre de 2023 até setembro de 2023. Assim, quem esteve ou está licenciado do mandato, mesmo influente, não faz parte da lista. Por isto, não constam entre os 100 mais influentes de 2023, os deputados que estão licenciados do mandato, cumprindo missão no Poder Executivo :
1) como ministro de Estado: deputados Alexandre Padilha ( PT - SP ), André Fufuca ( PP - MA ), Marina Silva ( Rede - SP ), Paulo Pimenta ( PT - RS ), Paulo Teixeira ( PT - SP ) e Silvio Costa Filho ( Republicanos - PE );
2) como secretário de Estado: deputados Afonso Florence ( PT - BA ) e Ricardo Barros ( PP - PR); além de Marco Bertaiolli ( PSD - SP ), que teve o nome aprovado para o TCE/SP ( Tribunal de Contas do Estado de SP) ; e
3) senadores nomeados ministros de Estado: Flávio Dino ( PSB - MA ), Wellington Dias ( PT - PI ), Camilo Santana ( PT - CE ) e Renan Filho ( MDB - AL ) .
Entre os Cem parlamentares que comandam o processo decisório no CN em 2023, 71 são deputados, e 29 são senadores. Desses, 69% pertencem à base de sustentação do governo e 31% à oposição.
Além dos Cem “ Cabeças ” , desde a 7ª edição da série, o DIAP divulga levantamento incluindo na publicação anexo com outros” que, mesmo não fazendo parte do grupo dos Cem mais influentes, têm recebido missões partidárias, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar. Pode - se dizer que estão entre os Cento e cinquena mais influentes.
Resumo da pesquisa
Parlamentares em caixa alta e negrito são os Novos “Cabeças” do Congresso 2023
Deputado ZECA DIRCEU (PT-PR)
Com informações da:
Agência PT de Notícias / PT na Câmara / PT no Senado / DIAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário