segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Emprego: crescimento de 1,6 milhão nos primeiros meses do governo Lula

Logo após a divulgação dos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e  Desempregados ( CAGED ), que apontaram a criação de Um vírgula Seis milhão de empregos formais nos nove primeiros meses do governo do Presidente da República ( PR ) Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) publicou novos números que confirmam o bom momento do mercado de trabalho .


Trabalhadores da construção civil : com Lula, mercado de trabalho continua aquecido

Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios ( PNAD ) Contínua, a taxa de desemprego no país caiu de Oito por cento, no segundo trimestre, para Sete vírgula sete por cento no terceiro trimestre deste ano de Dois mil e vinte e três. É o menor índice desde fevereiro de Dois mil e quinze . 

E, se considerados apenas trimestres encerrados em setembro de Dois mil e vinte e três, a taxa de desemprego é a mais baixa desde Dois mil e quatorze, quando ficou em Seis vírgula nove por cento .

Em apenas um trimestre, o total de pessoas com trabalho cresceu em Novecentos e vinte e nove mil. Com isso, o Brasil alcançou o recorde de Noventa e nove vírgula oitocentos e trinta e oito milhões de trabalhadores ocupados. Já a população desempregada foi de Oito vírgula trezentos e dezesseis milhões, menor patamar desde maio de Dois mil e quinze .

Formalidade e massa salarial avançam

Outras boas notícias são o avanço do emprego formal, ou seja, com carteira assinada, e da massa salarial. Em um ano, a abertura de postos com carteira assinada no setor privado somou Um vírgula zero noventa e seis milhão de vagas. 

Com mais gente trabalhando, aumentou também a massa de salários em circulação, que alcançou o nível recorde de Duzentos e noventa e dois vírgula novecentos e cinquenta e dois bilhões de reais no terceiro trimestre, uma alta de Cinco por cento em relação ao mesmo período do ano de Dois mil e vinte e dois .

Já o rendimento médio dos trabalhadores ocupados teve uma alta real de Um vírgula sete por cento na comparação com o segundo trimestre. Subiu Quarenta e nove reais, chegando a Dois mil novecentos e oitenta e dois reais . Aumento de Quatro vírgula dois por cento em relação ao trimestre encerrado em setembro de Dois mil e vinte e dois .

Com informações da:

Agência PT de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário