quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Tecnologia: a alta tributação, sobre liquidação de negócio obsoleto, impede a inovação

Talvez mais importante seja a tributação ( ou pelos menos mais insidiosamente deletério por um período mais longo ). O sistema tributário adotado pelos Estados Unidos da América ( EUA ) e isto é importante para todas as empresas do mundo que negociam ações noa Bolsa de Valores de Nova Iorque ( NYSE - sigla em inglês ) nos últimos sessenta anos ou mais penaliza a pesquisa básica e a adaptação da pesquisa básica à tecnologia. Pior ainda: pela combinação do imposto sobre a renda de qualquer natureza de pessoa jurídica ( IRPJ )  com o imposto de ganhos de capital, o sistema favorece demais os ganhos imediatos e de curto prazo e faz os investimentos de longo prazo terem um futuro incerto pouco atraente e pouco recompensador.


Igualmente inimiga do investimento em pesquisa e inovação é a crescente carga da regulamentação aumentar os custos, mas porque ela gera incertezas. Tanto em relação ao meio ambiente quanto em relação a segurança ou novos medicamentos, a regulamentação torna o investimento em pesquisa irracional não apenas ao aumentar as chances contrárias à produção de resultados úteis pela pesquisa, como também ao transformar a pesquisa em um jogo desonesto.


As leis e regulamentações também tiram o foco da indústria da tecnologia, voltando-o na direção da criação de conglomerados financeiros. Sob as leis tributárias dos EUA ( leis que, neste formato, não existem em muitos países ), o produto da liquidação de um negócio obsoleto, de uma linha de produtos ou de uma tecnologia é considerado lucro e taxado como tal tanto da companhia quanto do investidor. Assim, em vez de as empresas liquidarem o obsoleto, elas precisam encontrar novos investimentos em novos negócios por qualquer dinheiro que esteja sendo liberado pela retração de uma tecnologia antiga, de uma linha de produtos ou de um mercado antigo. E isto, com efeito, impõe a formação de conglomerados nelas. Esta política torna cada vez mais difícil transferir os recursos de áreas com produtividade baixa e decrescente para áreas com produtividade alta e crescente, o que impede a inovação. Isto também transfere o foco da tecnologia para as finanças. Isto leva a gestão a se concentrar cada vez mais em encontrar o investimento financeiro correto. Outras informações podem ser obtidas no livro Rumo à nova economia, de autoria de Peter F. Drucker.


Mais em:


https://administradores.com.br/artigos/tecnologia-a-alta-tributa%C3%A7%C3%A3o-sobre-liquida%C3%A7%C3%A3o-de-neg%C3%B3cio-obsoleto-impede-a-inova%C3%A7%C3%A3o .

Nenhum comentário:

Postar um comentário