terça-feira, 17 de novembro de 2020

Negacionismo: governadora Daniela de SC é cobrada por CONIB e AIC por posição sobre nazismo

A governadora do Estado de Santa Catarina ( SC ), Daniela Cristina Reinehr ( sem partido ), está sendo cobrada pela Confederação Israelita do Brasil ( CONIB ) e pela Associação Israelita Catarinense ( AIC ) por uma posição sobre o nazismo. Na terça-feira ( vinte e sete de outubro de dois mil e vinte ), na coletiva de posse no cargo, Daniela foi questionada sobre o assunto por causa do pai dela, José Altair Reinehr, professor de história e que teria relativizado o nazismo em textos.

Daniela Reinehr, governadora de SC
Daniela
( Foto : )

- Eu realmente não posso responder, ser julgada ou condenada por o que aquele ou esse pense. Eu respeito, volto a dizer, eu respeito as pessoas, independente do seu pensamento, eu respeito os direitos individuais, e qualquer regime que vá contra eu acredite, contra estes elementos que eu disse, eu repudio. Existe uma relação e uma convicção que move a mim e a todos os senhores que se chama família. E me cabe, como filha, manter a relação familiar em harmonia, independente das diferenças de pensamento - respondeu Daniela na entrevista coletiva de imprensa, na terça-feira ( vinte e sete de outubro de dois mil e vinte ), após ser questionada se poderia se declarar antinazista e se concordava ou não com as ideias do pai.

A governadora interina de SC ainda disse que gostaria de ser responsabilizada apenas pelos próprios atos. Lembrou também do julgamento na Assembleia Legislativa do Estado de SC ( ALESC ), em que foi absolvida no caso do aumento salarial dos procuradores do Estado. Neste caso, o governador eleito do Estado de SC, Carlos Moisés da Silva ( do Partido Social Liberal - PSL ) foi afastado temporariamente do cargo de governador ( * vide nota de rodapé ).

- Eu não quero ser arrastada por atos de terceiros, por convicções de terceiros. As minhas convicções estão muito claras nas minhas redes sociais há muito tempo - afirmou Daniela.

Fernando Lottenberg, presidente da CONIB, e Sergio Iokilevitc, presidente da AIC, pedem que a governadora de SC "demonstre de forma inequívoca sua rejeição às ideias que levaram ao extermínio de seis milhões de judeus inocentes".

Veja a nota de associações judaicas com pedido para posicionamento de Daniela sobre nazismo:

"A governadora deve, de forma veemente, manifestar sua repulsa ao negacionismo da tragédia que foi o Holocausto. É importante que ela se pronuncie sobre o assunto e demonstre de forma inequívoca sua rejeição às ideias que levaram ao extermínio de seis milhões de judeus inocentes, além de outras minorias e adversários políticos e provocaram uma guerra que devastou a humanidade."


Com informações de:


Jornal Diário Catarinense ( nsctotal@somosnsc.com.br ) .


P.S.:


Nota de rodapé:


* Mais sobre o afastamento de Silva em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/11/impeachment-prazo-para-julgamento-do.html .

Nenhum comentário:

Postar um comentário