sexta-feira, 5 de abril de 2019

Educação: evento aproxima pais e alunos nas escolas em SC

Neste sábado, seis de abril de dois mil e dezenove, um vírgula dois milhão de estudantes de escolas da rede pública estadual e municipal, além do Sistema S ( Serviço Social de Indústria - SESI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, Serviço Social do Comércio - SESC, Serviço Nacional de aprendizagem Comercial - SENAC, Serviço Social do Transporte - SEST, Serviço Nacional de Aprendizagem do transporte - SENAT e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR ), participam de mais uma edição do Dia da Família na Escola ( DFE ). Para celebrar a data, diferentes ações serão realizadas. As unidades escolares ( UE ) têm autonomia na elaboração das suas atividades e, por isso, é necessário consultar a programação de cada colégio individualmente.
A data, celebrada sempre no mês de abril, tem o objetivo de sensibilizar os pais, alunos e familiares sobre a importância da formação para uma vida bem-sucedida e da continuidade dos estudos. A iniciativa virou lei em dois mil e dezesseis, a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação ( MSCE ).
“É dever da família apoiar e incentivar os estudantes a descobrir quais são seus próprios talentos. Para isso, é preciso estar presente na vida escolar deles. Queremos mostrar, este ano, que a educação profissional é uma opção promissora para os estudantes, pois facilita a inserção no mercado de trabalho e amplia a renda em dezoito por cento em relação a quem concluiu apenas o ensino médio. Inclusive, algumas formações técnicas têm média salarial maior do que ocupações de nível superior”, salienta o presidente da Federação das Indústrias do Estado de SC ( FIESC ), Mario Cezar de Aguiar.
Entre os focos da campanha estão a permanência na escola, a qualificação para o mundo do trabalho e o fortalecimento de valores como respeito, responsabilidade, espírito de colaboração, autoestima, entre outros. Além da Secretaria de Estado da Educação ( SED ), FIESC, as federações sindicatos trabalhistas, Federação das Associações Comerciais ( FECOMÉRCIO ), Federação da Agricultura do Estado de SC - FAESC, Federação das Associações de Empresas de Transporte de SC ( FETRANCESC ) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação/SC ( UNDIMESC ) apoiam a iniciativa.
“Acreditamos na força colaborativa entre a família e o ambiente escolar, fomentando o diálogo e fortalecendo a construção da cidadania destes estudantes que estão se preparando para o mercado de trabalho e para descobrir sua vocação profissional”, afirma o presidente da FECOMÉRCIO/SC, Bruno Breithaupt.
“Sabemos que a participação da família reflete diretamente em melhorias nos índices dos alunos e na qualidade do ensino. No meio rural, isto é ainda mais evidente porque melhora não apenas a produtividade, mas também a qualidade de vida de todos os envolvidos”, destaca o presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo.
O presidente da FETRANCESC, Ari Rabaiolli, afirma que a educação formal é fundamental para formar bons cidadãos e deve ser cada vez mais valorizada: “O DFE é uma oportunidade de fortalecer as nossas escolas e conhecer projetos educacionais importantes. A data também é uma forma de interação entre pais, alunos, educadores, professores, dirigentes das UEs e entidades que fomentam a educação”.
Roque Antônio Mattei, presidente da UNDIMESC, defende que a participação ativa da família na vida escolar é essencial para o desenvolvimento e aprendizado das crianças e adolescentes. “O DFE Estadual é fundamental para incentivar a comunidade a estar mais próxima e envolvida em ações que venham fortalecer o trabalho desenvolvido pela escola, além de estreitar laços entre professores, alunos, pais e gestores”, afirma.
Uma pesquisa realizada pela MenCare ( Homens que se importam ), organização presente em mais de trinta  países, diz que filhos se tornam mais bem-sucedidos e felizes quando seus pais participam de forma ativa em sua educação. O relatório cita a importância da participação nas tarefas diárias das crianças e constata que os próprios pais também apresentam melhores índices de saúde física e mental quando são mais presentes. As crianças melhoram o desenvolvimento cognitivo e o desempenho escolar.
 DFE dois mil e dezoito, em Criciúma
Veja como ajudar os filhos na escolha profissional:
  1. Apoie e incentive os filhos a se informar sobre as profissões atuais e do futuro, pesquisando diferentes ocupações e perspectivas do mundo do trabalho.
  2. Sugira para a escola dos seus filhos promover conversas com profissionais de diferentes áreas de atuação.
  3. Faça visitas com seus filhos a lugares e eventos que mostram as profissões e os requisitos para formação profissional. Também visitem juntos escolas que atuam com a formação profissional.
  4. Esclareça que na vida nada é definitivo. Ainda mais a escolha das profissões. Conversar com os filhos sobre a possibilidade de correção de rumo é algo que pode tranquilizá-los.
  5. Respeite e apoie os interesses dos filhos desde pequenos (brincadeiras individuais e/ou em grupos, jogos, esporte, dança, participação em grupo de jovens, grêmio estudantil, atividades voluntárias, etc). Tudo contribui para a formação pessoal, profissional e cidadã.
  6. Incentive atividades extracurriculares. Elas ajudam os filhos a explorar e desenvolver suas aptidões e interesses.
  7. Promova a responsabilidade e a autonomia nas tarefas do dia a dia, como cuidar do material escolar, organizar o quarto, ajudar na rotina de casa, usar transporte público, fazer pequenas compras, etc.
  8. Converse com os filhos sobre os objetivos de vida, o que pretendem alcançar na vida, seus sonhos, assim como suas inseguranças.
  9. Conte para seus filhos sobre a sua trajetória profissional, se teve, ou não, liberdade de escolha, se ficou satisfeito, o que faria de diferente agora, etc.
  10. Fale sobre as profissões da família. Isso permite que o jovem amplie o seu conhecimento sobre o mundo das profissões e, também, tenha contato com diferentes trajetórias profissionais de pessoas mais próximas.
Serviço:
O que: DFE
Quando: sábado, seis de abril de dois mil e dezenove, a partir das nove horas
Onde: Nas escolas da rede estadual, redes municipais e do Sistema S

Com informações da SED.

Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Edinéia Rauta e Dafnée Canello pelos telefones números ( 48 ) 3664-0353 , 9 9980-3136 , 3664-0347 e 9 9682-6562 ; e-mail imprensa@sed.sc.gov.br e site www.sed.sc.gov.br na Assessoria de Comunicação ( ASCOM ) na SED . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário