sábado, 27 de abril de 2019

Saúde: Gama representa Casa Civil em videoconferência sobre Aedes aegypti

O Administrador Cláudio Márcio Araújo da Gama ( registrado junto ao Conselho Regional de Administração - CRA - do Estado de Santa Catarina - SC - sob o número vinte e quatro mil, seis centos e setenta e três ) representou a Secretaria de Estado da Casa Civil ( SCC ) de SC em videoconferência da Sala Estadual de Coordenação e Controle ao Aedes aegypti ( SECC ) nesta terça-feira ( vinte e três de abril de dois mil e dezenove ) às quatorze horas no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres ( CIGERD ) da Secretaria de Estado da Defesa Civil ( SDC ). No evento, houve a discussão de ações de intensificação do controle aos focos do mosquito.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica ( DIVE ) de SC, vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde ( SUV ), da Secretaria de Estado da Saúde ( SES ), realizou nesta terça-feira ( vinte e três de abril de dois mil e dezoito ) uma videoconferência da SECC para discussão das ações de intensificação do controle aos focos do mosquito. O encontro foi transmitido através do CIGERD de SC, em Florianópolis.
O objetivo da SECC é compartilhar informações sobre a situação de cada município e fortalecer o envolvimento intersetorial no controle ao mosquito em níveis estadual e municipal. O Gerente de Entomologia e Zoonoses ( GEZOO ) da DIVE, João Augusto B. Fuck, conduziu a apresentação, alertando que a prevenção é responsabilidade de todos, uma vez que locais com água parada são perfeitos para reprodução do mosquito. “Todos precisam ajudar. Vistoriar quintais, descartar corretamente o lixo, manter as caixas d’água fechadas. Atitudes simples que são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito”, afirmou.
Raquel Ribeiro Bittencourt, Superintendente de Vigilância em Saúde ( SVS ), representando o governador do Estado de SC, Carlos Moisés da Silva no evento, lembrou que a SES tem como prioridades as ações voltadas para a redução do número de focos. “Já fizemos reuniões com entidades de classe. Pedimos apoio de vários setores. O órgão público faz sua parte, mas também precisa o envolvimento da sociedade civil. Só assim vamos conseguir evitar a transmissão de dengue, zika e chikungunya”, destacou.
O Estado tem atualmente cento e sessenta e sete municípios que detectaram a presença do Aedes aegypti, sendo que, destes, oitenta e dois são considerados infestados. Já são mais de onze mil focos em SC. Com relação à dengue, já são cento e oitenta e cinco casos confirmados, destes, cento e quarenta e três autóctones ( transmissão dentro do Estado ) e vinte e oito importados.
Salas Municipais de Coordenação e Controle ao Aedes aegypti ( SMCCs )
Durante o encontro, alguns municípios puderam compartilhar ações exitosas no controle ao mosquito. Itajaí, por exemplo, mantém reuniões periódicas para alinhamento de ações desde dois mil e quinze, ano em que o município enfrentou uma epidemia de dengue. Itapiranga, no oeste do Estado, criou comissões para os prédios púbicos municipais, além da aquisição de equipamentos para visualização de depósitos de difícil acesso. Em Cunha Porã, foi aprovada uma lei municipal que proíbe vasos de plantas em cemitérios, após discussões e apontamentos da SMCC.
Ainda na reunião, a Diretoria Vigilância Sanitária ( DIVS ) informou sobre o envio de documento para os prefeitos através da Federação Catarinense dos Municípios ( FECAM ) para a instalação de eco-pontos para o recolhimento dos pneus usados e descartados. Entre os dias treze e dezessete de maio de dois mil e dezenove, haverá uma ação estadual de recolhimento dos pneus ( AERP ) pela Empresa de Reciclagem da Indústria Nacional de Pneus ( Reciclanip ), uma entidade que faz a coleta e dá o destino adequado aos pneus que não podem mais ser usados para rodagem.
Outras informações podem ser obtidas com Amanda Mariano , Bruna Matos e Patrícia Pozzo pelos telefones números ( 48 ) 3664-7406 , 3664-7402 e 3664-7385. Ou na DIVE no endereço Rua Esteves Júnior, trezentos e noventa, primeiro andar, Centro, CEP 88 015-130, Florianópolis-SC, telefones números ( 48 ) 3664-7400, FAX 3664-7498 e pelo site www.dive.sc.gov.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário