sábado, 13 de abril de 2019

Educação: PRONATEC diploma concluintes de curso técnico em SC

Um grupo de quatorze detentos da Penitenciária da Capital do Estado de Santa Catarina ( SC ) recebeu nesta sexta-feira, doze de abril de dois mil e dezenove, o certificado de conclusão ( CC ) do curso de auxiliar administrativo ( CAA ). Além da redução da pena por meio do estudo, a capacitação reconhecida pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego ( PRONATEC ) representa mais uma possibilidade de reabilitação social e econômica para o preso quando ganhar a liberdade. No ano de dois mile dezoito, cerca de novecentos e oitenta detentos participaram de quinze cursos do PRONATEC no sistema prisional catarinense.
Na solenidade, o Secretário de Justiça e Cidadania ( SJC ), Leandro Lima, destacou a importância da oferta de trabalho e de ensino no sistema prisional. “Nós, agentes penitenciários, não estamos aqui para oferecer nem dificuldades, nem facilidades. Nosso papel é garantir a execução penal de forma digna.” Lima fez um agradecimento especial ao agente penitenciário Nazário, que trabalha na área de ensino da unidade prisional ( UP ).
Há um ano e meio à frente da UP, o diretor da Penitenciária da Capital, Alexandre Brum da Silva, disse que atualmente existem trezentos internos no ensino regular e duzentos no Projeto Despertar pela Leitura ( PDL ). Outros dois detentos foram aprovados no vestibular da Universidade do Estado de SC ( UDESC ) e da Universidade Federal de SC ( UFSC ). “A vida é feita de obstáculos, mas existem também as oportunidades que surgem para qualquer pessoa independente da sua origem ou classe social. É preciso saber aproveitá-las. Espero que o curso tenha valia não apenas para o mercado de trabalho mas para a vida de vocês,” concluiu.

Brum enfatizou que a oferta de ensino vem crescendo na UP porque há uma equipe comprometida em dar condições e viabilizar a estrutura. “Existem três eixos nesta equipe: os servidores, os detentos e as famílias, que têm papel na motivação dos internos.”

"Me desviei do caminho"
Aprovado no vestibular de Biblioteconomia a UDESC, o detento Diogo Francisco Kuster, de trinta e três anos de idade, foi um dos que concluiu o CAA. Condenado há quatorze anos de prisão por tráfico de drogas e associação para o tráfico, ele aguarda a manifestação da Justiça para começar o curso. “Eu estudei o que pude e estou me qualificando para retomar à vida quando sair daqui. Não quero que meus filhos conquistem as coisas pela dor, como eu fiz. Eu tive oportunidades porque minha mãe sempre me orientou, mas me desviei do caminho.”
Ao lado de Diogo, a sua mãe, Terezinha dos Santos Kuster, acredita numa mudança do filho. “Ele me decepcionou muito porque nunca faltou nada em casa para ele, mas eu já perdoei.”.
Com informações da SJC.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Jacqueline Iensen na Assessoria de Imprensa da SJC pelo e-mail jacqueline.iensen@gmail.com ; pelos telefones números ( 48 ) 3664-5810 e 9 9668-9634 e pelo site www.sjc.sc.gov.br/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário