quinta-feira, 4 de abril de 2019

Segurança pública: DETRAN oferece solicitação remota de serviços

Quem precisa fazer a Carteira Nacional de Habilitação ( CNH ) definitiva, tirar uma segunda via ou obter uma Permissão Internacional para Dirigir ( PID ) não precisa mais se deslocar até a Circunscrição Regional de Trânsito ( CIRETRAN ) para dar início ao processo. O Governo do Estado de Santa Catarina ( SC ) lançou, na tarde desta quinta-feira, quatro de abril de dois mil e dezenove, o Departamento Estadual de Trânsito e Segurança Viária ( DETRAN ) Digital, serviço on-line que permite fazer estas solicitações sem sair de casa. O único deslocamento que o cidadão precisa fazer será para buscar o documento quando estiver pronto.

No futuro, outros serviços serão adicionados ao portal. “É muito importante que o cidadão tenha o direito de ter acesso aos serviços de forma simples, ágil e on-line”, considera o governador do Estado de SC, Carlos Moisés da Silva. Ele fez o lançamento oficial do DETRAN Digital, serviço construído em conjunto entre o DETRAN, o Centro de Informática e Automação do Estado de SC ( CIASC ), a Secretaria de Estado de Administração ( SEA e a Secretaria de Estado da Segurança Pública ( SSP ).
O DETRAN Digital pode ser acessado no site do órgão, detran.sc.gov.br.
No total, a quantidade de solicitações para estes três serviços é de cento e quarenta mil por ano em SC. Isto significa que duzentos e oitenta mil deslocamentos são feitos anualmente, já que é preciso entregar a documentação e, depois, ir buscar o documento. A possibilidade de iniciar o processo de forma on-line pode diminuir as filas para a obtenção da CNH definitiva, segunda via ou PID em até cinquenta por cento.
Próximos passos
Silva frisou que o Estado pretende avançar na digitalização de serviços, dando aos catarinenses a opção de ter o documento físico, apenas digital ou ambos. “Queremos chegar no nível em que não seja mais necessário nem ir buscar o documento, mas receba de forma digital no smartphone se assim desejar. Isto precisa ser ajustado com o Governo Federal, mas vamos perseguir esta evolução”, garantiu Silva.
De acordo com o Secretário da SEA, Jorge Eduardo Tasca, o objetivo é, até dois mil e vinte e dois, digitalizar cem por cento dos serviços que possam ser feitos de forma on-line. “Hoje tenho convicção de que vamos alcançar esta meta. Todo este trabalho em conjunto vai facilitar a vida do cidadão catarinense”, afirmou.
O site dispõe de sistema de acessibilidade para deficientes visuais e foi elaborado de forma que seja fácil inclusive para quem tem poucos conhecimentos de informática. Basta fazer um cadastro e o acesso é liberado instantaneamente. Para iniciar uma solicitação, é só selecionar o serviço desejado. O sistema informa o valor da taxa e libera um código de barras para o pagamento. Enquanto a guia não for paga, é possível cancelar a solicitação a qualquer momento. O andamento de todos os processos pode ser consultado no site, que informa quando o documento está pronto para ser buscado.
“Nossa meta, dentro do DETRAN, é fazer com que a pessoa tenha cada vez menos deslocamentos, com a implantação da acessibilidade digital em processos mais ágeis e informatizados”, explica a diretora do departamento, Sandra Mara Pereira. O presidente do CIASC, Sérgio Maliceski, lembrou que o trabalho para digitalizar serviços continua. “O CIASC vem para ajudar o governo na sua tarefa mais importante, que é melhorar a vida do cidadão”, resumiu.
Com informações da SECOM.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Renan Medeiros na Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Comunicação ( SECOM ) pelo e-mail renan@secom.sc.gov.br ; pelos telefones números ( 48 ) 3665-3058 e 9 9605-9196 e pelos sites www.sc.gov.br , www.facebook.com/governosc e @GovSC .

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