quarta-feira, 10 de abril de 2019

Transportes: pontes de concreto substituem passagens destruídas por cheias em SC

A Secretaria de Estado da Defesa Civil ( SDC ) de Santa Catarina ( SC ) iniciou, nesta semana, a instalação de novos kits de transposição ( pontes ) em municípios que foram atingidos por desastres naturais. A primeira estrutura, medindo doze metros, foi instalada na terça-feira, nove de abril de dois mil e dezenove, na comunidade Rio Antinha, em Itaiópolis. Nesta quarta-feira, dez de abril de dois mil e dezenove, foi finalizado o kit de nove metros na comunidade Margem Esquerda, em Witmarsum.  Na próxima quinta-feira, onze de abril de dois mil e dezenove, ocorre a instalação da segunda estrutura em Witmarsum, na Linha Paiol ( Centro ). No dia dezessete de maio de dois mil e dezenove, será a vez do município de Coronel Freitas.
As estruturas de concreto são pré-fabricadas e custam cinquenta por cento a menos que os padrões existentes no mercado. A instalação é resultado de convênio entre as prefeituras, que ficam responsáveis pela construção das cabeceiras, e a SDC, que faz o transporte e montagem.
Os kits são viabilizados por meio do Fundo Estadual da Defesa Civil de SC ( FUNDEC ). São várias opções de tamanho, dentre elas de seis metros de comprimento por cinco de largura ( 6 x 5 metros ), cotadas em quarenta e um mil, oitocentos e um reais e trinta e quatro centavos, de nove metro por cinco metros ( 9 X 5 metros ) ao custo de cinquenta e nove mil, novecentos e quarenta e cinco reais e vinte e nove centavos, de doze metros por cinco ( 12 X 5 metros ) com o valor de setenta e seis mil, oitocentos e cinquenta e cinco reais e noventa centavos, e quinze metros por cinco ( 15 X 5 metros ), avaliadas em noventa e oito mil, quinhentos e setenta e três reais e setenta e oito centavos.
"O principal objetivo da SDC é substituir pontes e pontilhões destruídos durante eventos adversos climáticos por kits de transposição", comentou o Secretário da SDC, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, esta ação traz normalidade na mobilidade das regiões contempladas, que muitas vezes ficam isoladas, e também facilita o escoamento da produção nos municípios com rotas mais confiáveis.
No total, a SDC já realizou a instalação de trezentos e setenta kits transposição em todo o Estado, o que representa o investimento de vinte e um milhões de reais. No momento, estão em andamento o processo para a instalação de outros treze kits, todos em fase da construção das cabeceiras.
Com informações da SDC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário