domingo, 7 de abril de 2019

Educação: governador de SC participa do DFE

O governador do Estado de Santa Catarina ( SC ) Carlos Moisés da Silva e a primeira-dama Késia Martins da Silva participaram na manhã deste sábado, seis de abril de dois mil e dezenove, do Dia da Família na Escola ( DFE ). O casal esteve ao lado de alunos, pais e profissionais de educação da Escola de Educação Básica ( EEB ) Irineu Bornhausen, em Florianópolis. Na visita, houve a inauguração de uma quadra de grama sintética. Desde que a data foi instituída, em dois mil e dezesseis, esta foi a primeira vez que o governador de SC participou das atividades.
Silva lembrou que Késia foi professora por vinte seis anos e, por isso, ambos sabem da importância da participação da família no cotidiano da escola. “Minha esposa teve o privilégio de lecionar para as minhas filhas, o privilégio de acompanhar o dia a dia delas na escola. Isso faz toda a diferença”, declarou.
Silva pediu que toda a comunidade escolar faça bom uso da nova quadra e reforçou que quer a máxima urgência para a realização dos pequenos reparos em todas as unidades da rede estadual. No caso da EEB Irineu Bornhausen, as próximas etapas são a pintura do ginásio e a reforma da rede elétrica. A obra é necessária para permitir a instalação de equipamentos de ar-condicionado. Comprados no ano passado, eles estão sem funcionamento por necessidade de reforço do sistema elétrico. “Daqui para frente vamos fazer a coisa certa. Não estamos fazendo favor nenhum, isso é apenas a nossa obrigação”, afirmou.
O Secretário de Estado da Educação ( SED ), Natalino Uggioni, pediu aos pais que compareçam às escolas dos filhos ao menos uma vez por mês. “Quando a comunidade participa, não tem como não dar certo. Estamos conclamando aos pais a frequentar a escola e participar do dia a dia”, convidou.
O sábado na EEB Irineu Bornhausen teve a presença da banda de música da Escola de Aprendizes-Marinheiros de SC. Muitos militares têm filhos matriculados na unidade de ensino ( UE ), por isso é frequente a colaboração deles no cotidiano escolar.
De acordo com a diretora Luciane Neves, no local da quadra havia uma piscina, que não recebia a manutenção adequada e quase nunca era usada. Por isto, a opção da comunidade escolar foi pelo aterramento e melhor aproveitamento do espaço. “O campo sintético trará mais benefícios para os alunos e pais. Vai resultar em disciplina e saúde”, destacou.
DFE
Neste sábado, um vírgula dois milhão de estudantes de escolas da rede pública estadual e municipais, além do Sistema S, participam do DFE. Para celebrar a data, diferentes ações estão sendo realizadas. As escolas têm autonomia na elaboração das atividades.
A data, celebrada sempre no mês de abril, tem o objetivo de sensibilizar os pais, alunos e familiares sobre a importância da formação para uma vida bem-sucedida e da continuidade dos estudos. A iniciativa virou lei em dois mil e dezesseis, a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação ( MSSE ).
Além da SED e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação ( UNDIME ), apoiam a iniciativa as federações das associações setoriais do Estado de SC ( FIESC, FAESC, FECOMÉRCIO, FETRANCESC e as federações das associações de trabalhadores destes setores.

Sobre o DFE

Neste sábado, seis de abril de dois mil e dezenove, um vírgula dois milhão de estudantes de escolas da rede pública estadual e municipal, além do Sistema S ( Serviço Social de Indústria - SESI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, Serviço Social do Comércio - SESC, Serviço Nacional de aprendizagem Comercial - SENAC, Serviço Social do Transporte - SEST, Serviço Nacional de Aprendizagem do transporte - SENAT e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR ), participam de mais uma edição do Dia da Família na Escola ( DFE ). Para celebrar a data, diferentes ações serão realizadas. As unidades escolares ( UE ) têm autonomia na elaboração das suas atividades e, por isso, é necessário consultar a programação de cada colégio individualmente.
A data, celebrada sempre no mês de abril, tem o objetivo de sensibilizar os pais, alunos e familiares sobre a importância da formação para uma vida bem-sucedida e da continuidade dos estudos. A iniciativa virou lei em dois mil e dezesseis, a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação ( MSCE ).
“É dever da família apoiar e incentivar os estudantes a descobrir quais são seus próprios talentos. Para isso, é preciso estar presente na vida escolar deles. Queremos mostrar, este ano, que a educação profissional é uma opção promissora para os estudantes, pois facilita a inserção no mercado de trabalho e amplia a renda em dezoito por cento em relação a quem concluiu apenas o ensino médio. Inclusive, algumas formações técnicas têm média salarial maior do que ocupações de nível superior”, salienta o presidente da Federação das Indústrias do Estado de SC ( FIESC ), Mario Cezar de Aguiar.
Entre os focos da campanha estão a permanência na escola, a qualificação para o mundo do trabalho e o fortalecimento de valores como respeito, responsabilidade, espírito de colaboração, autoestima, entre outros. Além da Secretaria de Estado da Educação ( SED ), FIESC, as federações sindicatos trabalhistas, Federação das Associações Comerciais ( FECOMÉRCIO ), Federação da Agricultura do Estado de SC - FAESC, Federação das Associações de Empresas de Transporte de SC ( FETRANCESC ) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação/SC ( UNDIMESC ) apoiam a iniciativa.
“Acreditamos na força colaborativa entre a família e o ambiente escolar, fomentando o diálogo e fortalecendo a construção da cidadania destes estudantes que estão se preparando para o mercado de trabalho e para descobrir sua vocação profissional”, afirma o presidente da FECOMÉRCIO/SC, Bruno Breithaupt.
“Sabemos que a participação da família reflete diretamente em melhorias nos índices dos alunos e na qualidade do ensino. No meio rural, isto é ainda mais evidente porque melhora não apenas a produtividade, mas também a qualidade de vida de todos os envolvidos”, destaca o presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo.
O presidente da FETRANCESC, Ari Rabaiolli, afirma que a educação formal é fundamental para formar bons cidadãos e deve ser cada vez mais valorizada: “O DFE é uma oportunidade de fortalecer as nossas escolas e conhecer projetos educacionais importantes. A data também é uma forma de interação entre pais, alunos, educadores, professores, dirigentes das UEs e entidades que fomentam a educação”.
Roque Antônio Mattei, presidente da UNDIMESC, defende que a participação ativa da família na vida escolar é essencial para o desenvolvimento e aprendizado das crianças e adolescentes. “O DFE Estadual é fundamental para incentivar a comunidade a estar mais próxima e envolvida em ações que venham fortalecer o trabalho desenvolvido pela escola, além de estreitar laços entre professores, alunos, pais e gestores”, afirma.
Uma pesquisa realizada pela MenCare ( Homens que se importam ), organização presente em mais de trinta  países, diz que filhos se tornam mais bem-sucedidos e felizes quando seus pais participam de forma ativa em sua educação. O relatório cita a importância da participação nas tarefas diárias das crianças e constata que os próprios pais também apresentam melhores índices de saúde física e mental quando são mais presentes. As crianças melhoram o desenvolvimento cognitivo e o desempenho escolar.
 DFE dois mil e dezoito, em Criciúma
Veja como ajudar os filhos na escolha profissional:
  1. Apoie e incentive os filhos a se informar sobre as profissões atuais e do futuro, pesquisando diferentes ocupações e perspectivas do mundo do trabalho.
  2. Sugira para a escola dos seus filhos promover conversas com profissionais de diferentes áreas de atuação.
  3. Faça visitas com seus filhos a lugares e eventos que mostram as profissões e os requisitos para formação profissional. Também visitem juntos escolas que atuam com a formação profissional.
  4. Esclareça que na vida nada é definitivo. Ainda mais a escolha das profissões. Conversar com os filhos sobre a possibilidade de correção de rumo é algo que pode tranquilizá-los.
  5. Respeite e apoie os interesses dos filhos desde pequenos (brincadeiras individuais e/ou em grupos, jogos, esporte, dança, participação em grupo de jovens, grêmio estudantil, atividades voluntárias, etc). Tudo contribui para a formação pessoal, profissional e cidadã.
  6. Incentive atividades extracurriculares. Elas ajudam os filhos a explorar e desenvolver suas aptidões e interesses.
  7. Promova a responsabilidade e a autonomia nas tarefas do dia a dia, como cuidar do material escolar, organizar o quarto, ajudar na rotina de casa, usar transporte público, fazer pequenas compras, etc.
  8. Converse com os filhos sobre os objetivos de vida, o que pretendem alcançar na vida, seus sonhos, assim como suas inseguranças.
  9. Conte para seus filhos sobre a sua trajetória profissional, se teve, ou não, liberdade de escolha, se ficou satisfeito, o que faria de diferente agora, etc.
  10. Fale sobre as profissões da família. Isso permite que o jovem amplie o seu conhecimento sobre o mundo das profissões e, também, tenha contato com diferentes trajetórias profissionais de pessoas mais próximas.
Serviço:
O que: DFE
Quando: sábado, seis de abril de dois mil e dezenove, a partir das nove horas
Onde: Nas escolas da rede estadual, redes municipais e do Sistema S

Com informações da SED.

Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Edinéia Rauta e Dafnée Canello pelos telefones números ( 48 ) 3664-0353 , 9 9980-3136 , 3664-0347 e 9 9682-6562 ; e-mail imprensa@sed.sc.gov.br e site www.sed.sc.gov.br na Assessoria de Comunicação ( ASCOM ) na SED .
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Renan Medeiros na Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Comunicação ( SECOM ) pelo e-mail renan@secom.sc.gov.br ; pelos telefones números ( 48 ) 3665-3058 e 9 9605-9196 e site www.sc.gov.br , www.facebook.com/governosc e @GovSC . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário