terça-feira, 16 de abril de 2019

Saneamento básico: empresa finaliza sistema em Concórdia-SC

Com a implantação de redes de coleta, de elevatórias e de ligações domiciliares finalizada, os trabalhos do Sistema de Esgotamento Sanitário ( SES ) de Concórdia-SC estão concentrados na conclusão dos emissários e da Estação de Tratamento de Esgotos ( ETE ). A ampliação do SES está recebendo investimento de quarenta e um vírgula vinte e quatro milhões de reais e quando o sistema estiver em funcionamento, a cobertura de esgoto em Concórdia passará de seis por cento para quarenta e dois por cento, uma das maiores de Santa Catarina ( SC ).
A grande estrutura da ETE que terá capacidade de tratar sessenta litros por segundo de esgoto está com noventa e cinco por cento da obra executados e com serviços de paisagismo do entorno já em andamento. Os emissários, que são redes que levarão o esgoto até o tratamento, já chegam a noventa e oito por cento de execução. A previsão da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento ( CASAN ) é colocar a unidade em pré-operação no fim deste primeiro semestre de dois mil e dezenove ou início do segundo, contando com a população para que aguarde as orientações para conexão do esgoto domiciliar ao Sistema Público ( SP ).


A ampliação do Sistema vai beneficiar os bairros Centro, Jardim, Vista Alegre, Imigrantes, São Miguel, Liberdade, Floresta, Imperial, Sunti, Nazaré e Nações.

Como funciona a ETE
A grande ETE de Concórdia está sendo construída na região de Linha SC, próxima ao Bairro Santa Rita. Com capacidade para depurar sessenta litros de esgoto por segundo, a ETE adota tecnologia moderna e eficaz.


São diversas etapas para garantir a depuração do esgoto. Na primeira é realizado o tratamento preliminar, onde é medido o volume de esgoto que chega a ETE e também onde são retidos os sólidos maiores, como plásticos e outros resíduos que chegam à ETE. Na segunda, que acontecerá em um reator UASB ( Sigla em inglês para Reator Anaeróbico de Fluxo Ascendente - RAFA ), são utilizados microrganismos ( bactérias anaeróbias, que vivem sem a presença de oxigênio ) e que ao se alimentarem do esgoto fazem a sua depuração.

A terceira estrutura é um Filtro Biológico com bactérias aeróbias ( que vivem na presença de oxigênio ), e onde o efluente passa por um tratamento complementar ao do reator UASB. Na última etapa do tratamento será realizada a decantação dos flocos formados nas etapas anteriores, para que o efluente volte à natureza atendendo os parâmetros determinados pela legislação.
Benefícios do tratamento de esgoto
O esgoto contém resíduos que favorecem o crescimento de bactérias, vírus e fungos que podem causar várias doenças e contribuir para a degradação do meio ambiente. O Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto ( SCTE ) que está em implantação em Concórdia tem por objetivo reduzir a contaminação do meio ambiente e, por consequência, a transmissão de doenças.
“Além colaborar com a saúde e a qualidade de vida dos moradores, esta complexa e importante infraestrutura vai colaborar com a conservação dos rios que são os mananciais de água para abastecimento da cidade. É todo um conjunto de benefícios que vai também colaborar com a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano ( IDH ) da cidade”, ressalta o Diretor de Operação e Expansão ( DOE ) da CASAN, Fábio Krieger.
Com informações da CASAN.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Ricardo Stefanelli na Assessoria de Comunicação Social ( ASCOM ) da Presidência da CASAN pelo e-mail rstefanelli@casan.com.br ; pelos telefones números ( 48 ) 3221-5034 e 9 9136-9345 e site www.casan.com.br .

Mais em

http://www.tratabrasil.org.br/noticias-setor/setor?start=150 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário