segunda-feira, 30 de março de 2020

Epidemia: domingo ( 29 / 3 ) foi de desobediência à quarentena na capital de SC

Florianópolis ( capital do Estado de Santa Catarina - SC ) é a cidade com o maior número de casos do novo coronavírus no Estado. Ao todo, o município soma quarenta confirmações, o que representa vinte por cento dos cento e noventa e sete registros no Estado. Ainda assim, o domingo ( vinte e nove de março de dois mil e vinte ) teve pessoas desrespeitando as regras de isolamento com idas à Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos ( conhecida como Avenida Beira-Mar Norte ) para corrida, caminhada e pedalada, além de haver registro de banhistas na praia.
As imagens das câmeras de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública ( SSP - SC) e da NSC TV ( afiliada da Rede Globo de Televisão Globo no Estado ) mostram que o movimento na principal avenida do município se assemelhou a um dia normal, como se não houvesse qualquer restrição de circulação. A aglomeração, tão combatida nos tempos atuais, se formou. Até mesmo na ponte Hercílio Luz ( cartão postal da cidade ) as câmeras da SSP - SC mostraram pessoas circulando. Nesta segunda-feira ( trinta de março de dois mil e vinte ) pela manhã, novamente havia pessoas fazendo atividades físicas na Beira-Mar.

Quem opta por este tipo de atitude ignora as orientações médicas e das autoridades, além de se colocar em risco. O Ministério da Saúde ( MS ) afirma que atividades físicas podem ser feitas de forma isolada, sem possibilidade de aglomeração. A Guarda Municipal de Florianópolis ( GMF ), porém, diz que tem adotado a orientação de que as pessoas evitem circular.

O momento exige mudança de comportamento. A corrida, caminhada e pedalada, pura e simples, precisa ser substituída por atividades físicas diferenciadas que evitem aglomerações e priorizem a orientação para que as pessoas fiquem em casa. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira ( trinta de março de dois mil e vinte ), o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro ( do Partido Democratas - DEM ), disse que as ações para controle da população dependem do comportamento das pessoas. Elas vão evoluir conforme for o cumprimento das medidas de isolamento.






Pelas imagens do domingo no município, não há cuidado com as restrições. Os números de casos registrados mostram que a atenção em Florianópolis precisa ser redobrada. Uma simples comparação ajuda a mostrar ainda mais o tamanho do problema: Joinville, que é a maior cidade do Estado, tem nove confirmações. Blumenau está com doze casos, em que pese estes números oficiais não refletirem a realidade, uma vez que estão sendo testados apenas pessoas hospitalizadas com sintomas graves, já que não há testes para todos.

Não há forma maior de alerta do que os caos confirmados no município e a proporção deles em relação ao resto de SC. O período de quarentena foi ampliado no Estado ( * vide nota de rodapé ). Segui-lo, como mostram as estatísticas, é fundamental. Quem puder, deve ficar em casa.

P.S.:

Nota de rodapé:

* A prorrogação da quarentena no Estado é melhor introduzida em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/03/epidemia-sc-prorroga-isolamento-social.html .

Com informações de:

Ânderson Silva do jornal Diário Catarinense ( DC ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário