A segunda morte por coronavírus no Estado de Santa Catarina ( SC ) foi registrada em Joinville, na noite desta segunda-feira ( trinta de março de dois mil e dezenove ). A vítima é Mario Borba, de sessenta e oito anos de idade, empresário e integrante do conselho de administração da empresa Krona Tubos e Conexões. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde ( SMS ) de Joinville, ele foi diagnosticado com o novo coronavírus e estava internado em estado grave no Hospital Dona Helena desde o dia vinte e quatro de março de dois mil e dezenove. O paciente teria contraído a Covid - dezenove durante uma viagem internacional realizada recentemente aos Estados Unidos da América ( EUA ).
SC é o sétimo Estado com maior número de casos confirmados de coronavírus no Brasil, segundo os dados consolidados pelo Ministério da Saúde ( MS ) até às dezessete horas desta segunda-feira ( trinta de março de dois mil e vinte ).
O levantamento federal mostrou SC com cento e noventa e sete casos - mais tarde, o governo do Estado atualizou o número para duzentos e dezenove. Mesmo com esta atualização, o Estado segue abaixo de São Paulo ( SP ) ( mil quinhentos e dezessete ), Rio de Janeiro ( RJ ) ( seiscentos e cinquenta e sete ), Ceará ( CE ) ( trezentos e setenta e dois ), Distrito Federal ( DF ) (312), Minas Gerais ( MG ) (261) e Rio Grande do Sul ( RS ) (241).
A primeira morte em SC pelo novo coronavírus foi registrada na quinta-feira anterior. A vítima foi um homem de oitenta e seis anos, em São José ( região metropolitana da capital ). A informação foi confirmada pelo governador Carlos Moisés da Silva ( do Partido Social Liberal - PSL ) por meio das redes sociais.
Em Joinville, Borba foi considerado o nono caso positivo a contrair a Covid - dezenove. Por volta das vinte e duas horas desta segunda-feira ( trinta de março de dois mil e vinte ). Silva usou uma rede social para confirmar a morte do empresário.
o #Coronavírus faz a segunda vítima em #SantaCatarina. Mário Borba, diretor da empresa Krona, de #Joinville, não resistiu. Deus nos abençoe, proteja e console a família.
Conforme o Governo do Estado, a cidade registra quatorze casos confirmados. O conselheiro havia voltado recentemente da viagem internacional com sua família, o que motivou ausência da empresa por três semanas.
Medidas são adotadas em SC
Em todo o Estado, medidas têm sido adotadas para conter a disseminação do vírus. No fim da tarde desta segunda-feira ( trinta de março de dois mil e vinte), o Governo do Estado divulgou que o número de casos confirmados em SC subiu para duzentos e dezenove.
Entre as medidas tomadas para tentar conter o aumento do número está, por exemplo, a possibilidade de idosos receberem vacinas contra a gripe em casa mediante agendamento por telefone em Joinville. Desde quando iniciou a campanha de vacinação, no último dia vinte e três de março, foram vacinados dezesseis mil idosos. A meta é atingir quarenta e seis mil pessoas com sessenta anos de idade ou mais. No entanto, há vacinas em falta na rede pública, por isso a orientação é para que os idosos façam o agendamento por telefone para evitar aglomerações e a exposição ao coronavírus.
Outra ação realizada em Joinville foi a adaptação de um ginásio de esportes para triagem de pessoas com sintomas do covid - dezenove. A estrutura começou a funcionar nesta segunda-feira ( trinta de março de dois mil e vinte ) em uma quadra de esportes e no campo de futebol da Associação Atlética Tupy, recreativa da multinacional de mesmo nome instalada no bairro Boa Vista.
Governo de SC emite comunicado
Confira a seguir a íntegra da nota divulgada pelo Governo do Estado após as vinte e duas horas desta segunda-feira ( trinta de março de dois mil e vinte ):
"O Governo do Estado confirmou na noite desta segunda-feira, trinta de março de dois mil e vinte, a segunda morte pelo novo coronavírus em SC. O homem de sessenta e oito anos de idade anos estava internado no Hospital Dona Helena, em Joinville. O caso havia sido confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública ( LACEN ) no dia vinte e seis de março de dois mil e vinte.
Ele havia retornado de viagem dos EUA no dia dezoito de março de dois mil e vinte. De acordo com os boletins médicos, o paciente tinha quadro de doença crônica ( diabetes ).
Esta é a segunda morte por Covid - dezenove em SC. A primeira foi confirmada em vinte e cinco de março de dois mil e vinte, de um homem de oitenta e seis anos de idade morador da Grande Florianópolis ( região da capital do Estado ).
Silva lamentou a morte em sua rede social: 'Deus nos abençoe, proteja e console a família.'"
Empresa lamenta a morte do conselheiro
Na manhã desta segunda-feira ( trinta de março de dois mil e dezenove ), a Krona informou que não há nenhum outro caso de coronavírus entre seus funcionários e diretores.
A empresa fez o pronunciamento oficial por volta das vinte e duas horas e trinta minutos. Em nota, destacou a importância de Borba como um dos pilares sobre os quais a companhia construiu mais de vinte e cinco anos de história. Confira na íntegra:
"Com profunda tristeza, a empresa Krona Tubos e Conexões lamenta informar o falecimento de seu sócio, fundador e integrante do Conselho de Administração, Borba, aos sessenta e oito anos, ocorrido no início da noite desta segunda-feira ( trinta de março de dois mil e vinte ), em Joinville.
Borba foi diagnosticado com Coronavírus ( Covid - dezenove ) no último dia vinte e seis de março de dois mil e vinte e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva ( UTI ) do Hospital Dona Helena.
Nossa empresa, Joinville e SC perdem um grande empresário e, sobretudo, um grande ser humano. Borba foi um dos pilares sobre os quais a Krona construiu mais de vinte e cinco anos de história, inspirando a visão de buscarmos sempre o melhor para a vida das pessoas.
Prestamos a Borba, neste momento de despedida, nossa homenagem. Com familiares e amigos, compartilhamos o sentimento de perda irreparável. Que Deus conforte a todos.
Assim como Borba fez história na Krona, sua presença ficará para sempre no futuro que continuaremos a construir, tendo sua vida e trajetória como exemplos permanentes.
Obrigado, Borba!"
ACIJ divulga nota de pesar
Borba fazia parte do Conselho deliberativo da Associação Empresarial de Joinville ( ACIJ ). Em nota, a associação prestou condolências aos familiares do empresário. Leia na íntegra:
"O presidente da Associação Empresarial de Joinville ( ACIJ ), João Joaquim Martinelli, em nome de toda a diretoria e associados à entidade, lamenta profundamente o falecimento do empresário Borba, de sessenta e oito anos de idade. Sócio e conselheiro da Krona Tubos e Conexões Ltda., empresa com vinte e cinco anos no mercado, auxiliou nas mudanças internas da companhia entre dezembro do ano de dois mil e dezenove e consolidadas em janeiro de dois mil e vinte.
Borba era membro do Conselho Deliberativo da ACIJ. “Foi um empresário de grande atuação na cidade, também na comunidade, contribuiu com a infraestrutura do bairro Vila Nova, a exemplo da Estrada dos Suíços. E por meio da empresa da qual era um dos proprietários, atuava no esporte. Aos seus familiares, amigos e colaboradores nosso pesar e desejo de fé e força”, destaca Martinelli."
Com informações de:
Patrícia Della Justina ( patricia.justina@somosnsc.com.br ) .
Nenhum comentário:
Postar um comentário