terça-feira, 16 de junho de 2020

300 pelo Brasil: Polícia cumpre mandados de busca e apreensão em SC

O Departamento da Polícia Federal ( DPF ) cumpre, na manhã desta terça-feira ( dezesseis de junho de dois mil e vinte ), vinte e um mandados de busca e apreensão que fazem parte do inquérito que investiga as manifestações antidemocráticas no Brasil ( * vide nota de rodapé ). A operação inclui alvos no Estado de Santa Catarina ( SC ).

Polícia Federal cumpre mandados de busca de inquérito que apura atos antidemocráticos
DPF cumpre mandados de busca de inquérito que apura atos antidemocráticos


Os mandados foram pedidos pela Procuradoria Geral da República ( PGR ), e determinados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal ( STF ). O objetivo das investigações é apurar de onde vêm os recursos e como funciona a estrutura de financiamento de grupos que são suspeitos de praticar atos contra a democracia.

De acordo com informação do DPF, os mandados são cumpridos nos Estados de São Paulo ( SP ), Rio de Janeiro ( RJ ), Minas Gerais ( MG ), Maranhão ( MA ), Santa Catarina ( SC ) e no Distrito Federal ( DF ).

O inquérito que investiga manifestações contra a democracia é sigiloso e foi aberto a pedido da PGR, em abril de dois mil e vinte, depois que atos antidemocráticos ocorreram em diversas cidades no país. Os manifestantes pediam a volta do Ato Institucional número cinco ( AI-5 ), intervenção militar e fechamento do Congresso Nacional ( CN ) e do STF. 
A PGR citou violação à Lei de Segurança Nacional ( LSN ) e a participação de deputados federais no evento para justificar o pedido de abertura das investigações.

P.S.:

Nota de rodapé:

* A operação do DPF é melhor introduzida em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/06/300-do-brasil-ativista-e-presa-defesa.html .

Com informações de:

Dagmara Spautz do jornal Diário Catarinense ( DC ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário