sexta-feira, 19 de junho de 2020

Epidemia: Siqueira é confirmado da Secretaria de Desenvolvimento de SC. Nomeação ocorre após ida de Silva Júnior para a Casa Civil

Rogério Siqueira, ex - CEO do Beto Carrero World e empresário residente em Joinville ( no Estado de Santa Catarina - SC ), foi convidado para o cargo - e agora é oficial. Ele é o novo secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de SC ( SED / SC ). O secretário-adjunto escolhido vem de Blumenau: Ricardo Stodieck, ex-presidente da Associação Empresarial de Blumenau-SC ( ACIB ) e nome ligado fortemente ao setor de turismo.

Rogério Siqueira atuou no comando do parque temático até fevereiro de 2020
Rogério Siqueira atuou no comando do parque temático até fevereiro de dois mil e vinte


Ambos os nomes vêm com a chancela do meio empresarial. A ascensão de alguém com trânsito com o empresariado - e, mais ainda, conhecedor e com larga vivência nesta seara, era praticamente uma exigência das federações empresariais vinculadas à COFEM, o Confederação que reúne as sete principais federações no Estado de SC.
Siqueira é paulista, tem cinquenta e nove anos de idade, há trinta anos morando em SC. Atuou por onze anos no parque temático Beto Carrero World; e antes teve passagens pela fábrica de tubos e conexões Tigre, construtora Riosulense e transportadora Reunidas.

Entre seus objetivos, um é o de buscar a implementação da inovação à máquina pública. Agora o governador do Estado de SC, Carlos Moisés da Silva ( do Partido Social Liberal - PSL ) passa a olhar para a sociedade. A interlocução com a iniciativa privada começou com Amândio João da Silva Junior na Casa Civil ( CC ) ( * vide nota de rodapé ); e foi por intermédio de Silva Júnior que o governo do Estado de SC se abre para escutar as lideranças catarinenses.

Evidentemente que por mais provados sejam os nomes que vão comandar a SDE, eles encontrarão demandas variadas - e muitas represadas. Afinal, o governo catarinense esteve, na prática, acéfalo - ou quase - na estratégia área da política de desenvolvimento econômico nestes primeiros dezesseis meses de mandato.

Como o colunista Cláudio Loetz já escrevera, a SDE abarca um conjunto relevante e complexo de atribuições: portos, licenciamento ambiental, inovação, tecnologia, promoção de desenvolvimento econômico, ações de atratividade para investimentos.

Daí, a essencialidade deste cargo. Notadamente em um momento tão crítico, com pandemia de Covid-dezenove, queda de atividade dos negócios, desemprego crescente e tendo a redução de recursos públicos como efeito.

P.S.:

Nota de rodapé:

* A nomeação de Silva Júnior para a CC é melhor detalhada em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/05/epidemia-silva-jr-e-o-novo-chefe-da.html .

Com informações de:

Cláudio Loetz do jornal Diário Catarinense ( DC ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário