A soja vem ganhando cada vez mais espaço na pauta de exportações catarinenses. Nos dois primeiros meses de dois mil e dezenove, o Estado de Santa Catarina ( SC ) embarcou duzentos e vinte e nove vírgula cinco mil toneladas do grão, farelo e óleo de soja – um aumento de cinquenta e oito por cento em relação ao mesmo período do ano de dois mil e dezoito. O faturamento com as exportações do complexo soja passam de oitenta e cinco vírgula três milhões de dólares. Os números fazem parte do Boletim Agropecuário ( BA ) elaborado pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola ( CEPA ) da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de Santa Catarina ( EPAGRI ).
Só em fevereiro de dois mil e dezenove, SC exportou cento e trinta e oito vírgula nove mil toneladas do complexo soja, cento e cinquenta e dois por cento a mais do que o ano de dois mil e dezoito. No faturamento, o aumento também foi expressivo, foram gerados quarenta e nove vírgula dois milhões de dólares, mais do que o dobro das receitas em fevereiro de dois mil e dezoito.
“O agronegócio de SC vem demonstrando sua força e conquistando o mercado internacional. O setor responde por grande parte das exportações catarinenses, com destaque para as carnes e agora os produtos do complexo soja. Sinal de que estamos no caminho certo, de que os produtos catarinenses são reconhecidos pela sua qualidade e pelo profissionalismo dos nossos agricultores”, ressalta o Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca ( SAR ), Ricardo de Gouvêa.
As exportações catarinenses de soja crescem em um ritmo acelerado e superam a média nacional. Em janeiro e fevereiro de dois mil e dezenove, SC ampliou em cinquenta e oito por cento os embarques do grão, farelo e óleo de soja. No Brasil este incremento foi de quarenta e oito por cento no mesmo período. A maior parte das exportações catarinenses de soja é destinada para a China. O gigante asiático responde por oitenta por cento das vendas de SC.
Com informações da SAR.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Ana Ceron na
Assessoria de Imprensa da SAR pelo e-mail imprensa@agricultura.sc.gov.br ; pelos telefones números ( 48 ) 3664-4417 e ( 48 ) 9 8843-4996 e sites www.agricultura.sc.gov.br e www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/ .
Nenhum comentário:
Postar um comentário